Relatório de análise de leilão” do Google Ads

dmendes40 Avatar

O que é o “Relatório de análise de leilão” do Google Ads? Tipos de indicadores que podem ser comparados com os concorrentes e como utilizá-los

Como os anúncios de pesquisa são postados junto com os concorrentes, é fácil compará-los, portanto, essa é uma das informações que você deseja saber sobre o status de posicionamento de seus concorrentes.

Às vezes, eu realmente pesquiso e verifico o posicionamento do meu anúncio e da concorrência, mas o status do posicionamento muda dependendo de vários fatores, como o dispositivo e o momento da pesquisa, portanto, apenas verificar os resultados da pesquisa não é suficiente para o leilão. É difícil para saber exatamente qual é a situação.

O “Relatório de Análise de Leilões” é uma ferramenta gratuita e fácil que permite analisar o desempenho e a concorrência de seus próprios anúncios na tela de gerenciamento do Google Ads.

Desta vez, apresentaremos o que você pode fazer com o relatório de análise de leilão, comentários sobre indicadores competitivos e como usar o relatório especificamente.

O que é um Relatório de Análise de Leilão?

Os relatórios de análise de leilão ajudam você a entender o desempenho de seus anúncios em comparação com outros anunciantes que participam do mesmo leilão.

*Domínios e números são amostras

Conforme mostrado acima, você pode comparar seus próprios dados com os de outros anunciantes por domínio de URL de visualização.

Além disso, o relatório de análise de leilão abrange campanhas de compras, além de campanhas de pesquisa.

Criar um relatório de análise de leilão

Na verdade, vamos criar um relatório de análise de leilão.

O procedimento para criar campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave é o mesmo, exceto que as caixas de seleção são diferentes para cada camada.

Para campanhas de pesquisa, você pode criar relatórios para palavras-chave, grupos de anúncios e campanhas, e para campanhas de compras, você pode criar relatórios de dois níveis para grupos de anúncios e campanhas.


① Verifique e selecione campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave que deseja analisar em sua conta de anúncios. (Também é possível criar um relatório de análise que combine várias campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave.)
②Clique em Análise de leilão


③ Selecione o período alvo
④ (Opcional) Defina o período e os dispositivos que deseja analisar na classificação

Observe que o relatório de análise pode não ser exibido se não houver dados suficientes. Nesse caso, tente estender o período coberto ou ampliar o escopo do relatório.

Além disso, você pode opcionalmente classificar os dados por horário (diário, semanal, mensal, trimestral, anual, dia da semana) ou dispositivo (computador, celular, tablet) e analisar os dados. É possível uma análise mais detalhada, como mudanças na situação competitiva de um determinado dia ou mudanças no status de exibição em um dispositivo específico.

Métricas usadas em relatórios de análise de leilão

As cinco métricas a seguir estão disponíveis no Relatório de análise de leilão.

  • parcela de impressões
  • Taxa de sobreposição de anúncios
  • Participação de mercado superior
  • Taxa de colocação superior
  • Taxa de exibição da página principal

Pode ser usado em campanhas de pesquisa e campanhas de compras.

índice campanha de buscacampanha de compras
parcela de impressões
Taxa de sobreposição de anúncios
Compartilhamento de exibição superior
Taxa de colocação superior×
Taxa de exibição da página principal×

Observe que algumas das métricas que podem ser verificadas são diferentes para campanhas de pesquisa e campanhas de compras.

Vamos ver que tipo de dados podemos analisar.

parcela de impressões

A parcela de impressões é a porcentagem do número estimado de vezes que seu anúncio poderia ter sido exibido e que foi realmente exibido.Parcela de impressões = número de impressões / número total de vezes que o anúncio foi visualizado

Por exemplo, se houvesse 1.000 chances de exibir seu anúncio, mas apenas 300 fossem exibidas, sua parcela de impressões seria de 30% e os 70% restantes não seriam exibidos por algum motivo.

Se sua parcela de impressões for baixa em comparação com seus concorrentes, aumentar sua parcela pode aumentar suas chances de ser exibido e melhorar seu desempenho.

Na lista de campanhas, você pode verificar o motivo da perda de impressões dos itens exibidos, portanto, é recomendável verificar se a perda é devido a restrições de orçamento, qualidade do anúncio ou valor do lance e, em seguida, tomar uma atitude.

taxa de repetição

A taxa de sobreposição é a porcentagem de impressões que seu anúncio e seus concorrentes obtêm no mesmo leilão ao mesmo tempo.

Por exemplo, se o Concorrente A tiver uma taxa de sobreposição de 80%, ele será exibido junto com seu anúncio a uma taxa de 80%. Concorrentes com uma alta taxa de sobreposição são frequentemente comparados pelos usuários, por isso é uma boa ideia verificar o conteúdo do serviço e o texto do anúncio e ver se há algo que possa ser usado em seu próprio anúncio.

Taxa de colocação superior

Taxa de colocação superior é a taxa na qual o anúncio do seu concorrente foi colocado acima do seu. Este também é um índice que compara seus anúncios com os de seus concorrentes, portanto, nenhum número é exibido em sua coluna.

Por exemplo, se o Concorrente A tiver uma taxa de veiculação superior de 80%, isso significa que o anúncio do Concorrente A é colocado acima do seu anúncio em 80% das vezes em que seu anúncio e o anúncio do Concorrente A são exibidos ao mesmo tempo.

Por exemplo, à medida que a taxa de veiculação de seu concorrente aumenta, o desempenho de seu anúncio pode diminuir. Nesse caso, você pode aumentar o preço do lance para aumentar sua participação ou reconsiderar o texto do anúncio ou a seleção de palavras-chave para tentar aumentar sua participação em outro lugar.

Taxa de exibição da página principal

Top of Page Rate é a porcentagem de seus anúncios ou de seus concorrentes que aparecem no topo das páginas de resultados de pesquisa orgânica.

Como há um máximo de 4 anúncios exibidos no topo dos resultados da pesquisa, se for exibido em qualquer lugar, é considerado exibido no topo da página.

Por exemplo, se 100 de 1.000 impressões forem exibidas na parte superior da página de resultados de pesquisa orgânica em qualquer lugar de 1 a 4, a taxa da primeira página será de 10%.

Os anúncios costumam ter um desempenho muito diferente na parte superior da página e no restante da página. Se houver uma queda no desempenho, pode ser devido ao aumento da taxa de colocação superior dos concorrentes, portanto, é um indicador que você deseja verificar.


Além disso, você pode verificar os resultados de desempenho de cada uma das principais e outras campanhas selecionando [Categoria] > [Top vs Other] na lista de campanhas.

taxa de exibição no topo da página

Embora a taxa de exibição no topo da página esteja entre o 1º e o 4º lugar na página de resultados de pesquisa orgânica, a taxa de exibição no topo da página mostra a taxa de exibição apenas quando a posição do canal é a parte superior da página e o 1º lugar.

Semelhante à “taxa de exibição no topo da página”, ser exibido no topo da página também pode ser um fator que pode fazer uma grande diferença no desempenho do anúncio. Por exemplo, esta tendência é notável para produtos com alta urgência (problemas de abastecimento de água, desbloqueio, etc.) onde não há muito espaço para comparação.

Se você observar flutuações no desempenho, convém acompanhar se as taxas de exibição no topo da página de seus concorrentes também mudaram.

Compartilhamento de exibição superior

A parcela de superação é a porcentagem de vezes que seu anúncio aparece acima dos anúncios de seus concorrentes ou a porcentagem de vezes que seu anúncio aparece sozinho.

Como acontece com qualquer outra métrica, muitas vezes é importante aparecer nos resultados de pesquisa melhor do que a concorrência que você está comparando. Este também é um indicador que você deseja verificar para verificar as tendências de seus concorrentes.

Fácil de entender com visualização no editor de relatórios

Os resultados da análise do leilão são difíceis de entender em detalhes.

Fonte da imagem: implantar relatórios de análise de leilão no editor de relatórios – Ajuda do Google Ads

O Relatório de análise de leilão também pode ser criado usando o Editor de relatórios, portanto, é útil para visualizar, por exemplo, como a parcela de impressões muda ao longo do tempo.

resumo

O uso do relatório de análise de leilão é muito conveniente porque você pode conhecer estatisticamente o desempenho de sua própria publicidade e os movimentos de seus concorrentes, o que não pode ser entendido apenas pelos resultados da pesquisa.

No entanto, deve-se notar que o objetivo não é aumentar a participação de mercado em relação aos concorrentes. Mesmo se você participar de leilões semelhantes, os modelos de negócios e as estruturas de lucro variam de empresa para empresa.

É uma função que você gostaria de usar como um dos critérios ao considerar a relação custo-benefício, como quanto retorno você pode obter aumentando sua participação ou se deve aumentar o valor do seu lance para obter uma participação.

Tagged in :

dmendes40 Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

FOTAWP

Check out our new font generator and level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.