Escusado será dizer que o jogo tem sido um passatempo muito popular há décadas. Além disso, considerando que a população mundial de jogadores atualmente ultrapassa 3 bilhões de pessoas e que a tecnologia de publicidade relacionada a jogos está progredindo, torna-se cada vez mais importante considerar os “jogadores” como o alvo da publicidade.
Portanto, gostaríamos de examinar mais de perto o mercado de publicidade em jogos, oportunidades e desafios.
Jogos como meio de publicidade
A conexão entre jogos e publicidade já existe há muito tempo. No passado, havia veiculações de produtos diretamente incorporadas ao código do jogo e jogos encomendados como produtos de publicidade, mas com a disseminação dos smartphones em particular, o mercado de jogos como plataforma de publicidade evoluiu significativamente e a complexidade ao seu redor aumentou, o ecossistema foi criado.
Portanto, quando falamos de “publicidade no jogo”, é importante ter em mente que o termo agora abrange diferentes tipos de publicidade. Na publicidade programática, os anúncios gráficos e os anúncios em vídeo para aplicativos de jogos para dispositivos móveis parecem ter uma grande presença, mas, ao mesmo tempo, para PCs e consoles de jogos estacionários, os anúncios estão permeando o mundo dos jogos sem parecerem deslocados. (Por exemplo, outdoors dentro de locais de jogos esportivos) também estão aumentando.
Dessa forma, o uso e o posicionamento estratégico da publicidade podem abranger vários objetivos de marketing em grande escala, tornando-se uma posição cada vez mais importante nos portfólios de publicidade de muitas marcas.
Mercado em constante crescimento
Nos últimos anos, ficou claro que o mercado de publicidade no jogo está se expandindo.
De acordo com um relatório da empresa de pesquisa de mercado Allied Market Research, o tamanho do mercado de publicidade em jogos em 2021 já atingiu US$ 6,8 bilhões (aproximadamente ¥ 910 bilhões).
参考:Estatísticas do mercado de publicidade em jogos | Previsão – 2030 – Pesquisa de mercado aliada
E essa tendência parece estar ficando mais forte. A empresa de pesquisa de mercado Technavio prevê um crescimento incremental de US$ 3,54 bilhões de 2020 a 2025.
Além da publicidade, o próprio mercado de jogos continua crescendo .
Descrição: 3, 2, 1 Go! Jogos de vídeo estão em alta durante o COVID-19 | Nielsen
Tais mudanças no comportamento de consumo de muitos usuários são um vento favorável para as necessidades de publicidade.
Alcance uma ampla gama de pessoas por meio de jogos
Mas o que é interessante sobre os jogos como meio de publicidade não são apenas os massivos 3 bilhões de usuários e o alcance correspondente, mas também a ampla gama de usuários.
O jogo é um fenômeno transgeracional como uma cultura de entretenimento . De acordo com uma pesquisa de faixas etárias de jogadores da Deloitte, uma importante empresa de auditoria dos EUA, a geração Z e a geração do milênio representam 96% cada nos EUA, e a geração X também representa 89%, o que é muito alto. A geração mais velha ainda é um número relativamente alto, embora certamente haja uma diferença de geração de 57%.
Aprofundar um pouco mais revela as tendências por dispositivo de jogo que são de interesse estratégico para os anunciantes.
Por exemplo, a Comscore, uma empresa especializada em análise de mercado digital, descobriu que 75% dos jogadores de “aplicativos móveis” são do sexo feminino, enquanto 65-66% dos jogadores de PC e console são do sexo masculino. Pode ser eficaz restringir o público-alvo dos produtos que você deseja promover com base nesses eixos e distribuí-los separadamente.
Desafios com atribuição e UX
Embora existam muitas oportunidades na área de publicidade no jogo, ainda existem desafios. De acordo com uma pesquisa divulgada em outubro de 2021 pelo site de mídia de marketing The Drum, 93% dos compradores de mídia foram positivos sobre a publicidade no jogo até 2025 e 81% disseram que estariam dispostos a fazê-lo nos próximos 12 anos. eles investiriam mais (ou continuariam a investir) em publicidade de jogos no próximo mês, 31% disseram que hesitavam em anunciar no jogo.
Os obstáculos aqui provavelmente serão muitos e variados, mas a atribuição pode ser um desafio no contexto da marca de jogos para PC/console, por exemplo. Embora existam perguntas como “Os jogadores estão realmente olhando para o criativo?”, estabeleceu um novo padrão para a contagem de impressões no jogo.
No futuro, podemos esperar que esses obstáculos sejam resolvidos um após o outro, então será mais fácil introduzir anúncios no jogo gradualmente.
A própria experiência do usuário provavelmente também é uma questão importante, e a pesquisa da plataforma de publicidade no jogo Anzu fornece informações valiosas.
Quando perguntamos aos entrevistados (jogadores de 18 a 34 anos) que conselho eles dariam aos anunciantes sobre anúncios no jogo, a 2ª e a 4ª respostas mais comuns foram: “Isso interfere ou interrompe a experiência de jogo?” Foi particularmente interessante porque Eu quero que você melhore o anúncio para que ele não deixe você fazer isso.
E mesmo no campo tecnológico recente, podem ser vistas inovações que enfatizam a experiência do usuário.
Muitos investimentos de grandes empresas de tecnologia
Recentemente, o investimento em tecnologia de anúncios em jogos fez um grande progresso.
Em um anúncio relativamente importante, a Microsoft planeja abrir seu serviço de publicidade no jogo gratuito para anunciantes a partir do terceiro trimestre de 2022. Vale a pena notar que não apenas não há anúncios que interfiram na jogabilidade, mas a Microsoft não deseja cobrar mais pelo orçamento do anúncio.
A concorrente Sony logo seguirá o exemplo e, no final deste ano, anunciou um plano para permitir a distribuição de anúncios, como banners no jogo, que não interferem com os jogadores de títulos gratuitos básicos.
参考: Microsoft e Sony estão analisando anúncios em videogames grátis para jogar | Forbes
E não apenas a própria plataforma de jogos, mas outros serviços estão em alta. Por exemplo, a startup Admix, com sede em Londres, que possui tecnologia que permite acordos de publicidade no jogo, bem como publicidade programática, levantou US$ 25 milhões em capital no final do ano passado.
Olhando apenas para os exemplos acima , é provável que em um futuro próximo os anúncios em jogos se tornem mais orgânicos e mais móveis .
Publicidade que prioriza o usuário
Quer se trate de jogos ou mídia eletrônica, como podcasts e streaming de vídeo, desde o Covid-19, o mais tardar, os hábitos de consumo de mídia de muitas pessoas mudaram e se fragmentaram.
E embora pareça a lei da natureza que os anúncios sejam exibidos em mídia e conteúdo onde as pessoas se reúnem em grande número, a abordagem “não perturbe” da publicidade digital hoje em dia é claramente voltada para o usuário. Acho
A publicidade no jogo, em particular, é um campo em que a pergunta é: “Como podemos fornecer informações úteis sem interferir no comportamento do usuário?” Portanto, no futuro, a publicidade no jogo já é interessante e importante, incluindo a imaginação do marketing no contexto de “Metaverse” e “DtoA” (Direct to Avatar = produtos digitais vendidos diretamente aos personagens virtuais dos jogadores). você com grande aprendizado.
Leave a Reply