O que faz um especialista em anúncios digitais

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Qual é o trabalho de um operador de anúncio? Explicação completa do escopo do trabalho e habilidades necessárias.

Entre os muitos tipos de publicidade, as pessoas que lidam com a publicidade programática às vezes são chamadas de “anunciantes”.

No entanto, existem várias formas de trabalho e conteúdos de trabalho, como quem gerencia anúncios em empresas comerciais, quem pertence a agências de publicidade e quem atua como freelancer.

Por isso não dá para dizer que publicitário é uma pessoa que faz ◯◯ e é esse tipo de pessoa!”, penso.

Espero que seja útil para aqueles que pretendem se tornar um anunciante no futuro.

Como funcionam os operadores de anúncios

Em primeiro lugar, apresentaremos os estilos de trabalho dos gerentes de publicidade, dividindo-os em três categorias: “agência de publicidade”, “empresa operacional” e “freelancer”.

Agencia de propaganda

Pertenço a uma agência de publicidade e atuo como agente das operações de publicidade da empresa cliente. Existem basicamente dois sistemas operacionais, o sistema de divisão do trabalho e o sistema one-stop, e qual sistema adotar depende de cada agência.

No caso do sistema de divisão do trabalho , várias pessoas estão envolvidas em um projeto, como contato de vendas, equipe de operação, equipe de relatórios, etc. Como vantagem, como o escopo de trabalho de cada pessoa é limitado, é fácil se concentrar no próprio trabalho e a equipe pode atender muitos clientes .

Por outro lado, no sistema one -stop , um responsável por cada empresa é responsável por tudo, desde as vendas até a operação. Os anunciantes têm a vantagem de falar diretamente com os clientes, o que leva à descoberta de problemas e à capacidade de colocá-los em ação imediatamente.

A propósito, o Anagram adota o último sistema de passagem única.

MacBook Pro near white open book

Companhia em operação

Pertence a uma empresa comercial e gerencia sua própria publicidade. Dessa forma, não terceirizamos para uma agência de publicidade e chamamos esse estilo de “operação interna”, na qual tudo, desde a colocação do anúncio até a melhoria, é feito internamente.

As medidas de publicidade podem ser realizadas em colaboração com vários departamentos, como vendas, relações públicas e suporte ao cliente e, em comparação com outros estilos de trabalho, caracteriza-se por ter mais envolvimento com outras pessoas do que gerentes de publicidade.

Além disso, dependendo do tamanho da equipe de marketing, também podemos atuar como medidas de marketing além da publicidade, como melhoria do site e gerenciamento de mídia própria.

Pode-se dizer que o mérito de trabalhar como gerente de publicidade em uma empresa comercial é que você pode se concentrar nos serviços de uma empresa e se envolver em uma ampla gama de ações de marketing .

Freelance

No caso de freelancers, os clientes podem solicitar apenas parte da operação publicitária, ou podem ser responsáveis ​​pela consultoria geral de marketing, além da operação publicitária.

A vantagem de trabalhar como gerente de publicidade freelancer é que você pode escolher livremente o escopo do trabalho, dependendo dos recursos do momento e da maneira como deseja trabalhar .

No entanto, como existem formas de trabalhar mais diversificadas do que agências de publicidade e empresas empresariais, a verdade é que as características e âmbito de trabalho não podem ser generalizados.

Trabalho de anunciante

A partir daqui, apresentarei que tipo de trabalho o anunciante faz especificamente.

Claro que o escopo do trabalho varia de acordo com a forma como você trabalha e a empresa ou serviço que você comanda, então isso não é necessariamente tudo. Eu apreciaria se você pudesse ver isso como um exemplo de “esse tipo de trabalho é necessário para operações publicitárias”.

Desta vez, explicaremos as tarefas comumente necessárias tanto para as operações internas quanto para o trabalho do cliente, divididas nas sete categorias a seguir.( 1) Arranjo(2) Análise da empresa/cliente/concorrente (3) Planejamento da estratégia de publicidade (4) Direcionamento/design criativo (5) Apresentação(6) Análise/melhoria(7) Relatórios/relatórios

① Organizando com peças

Primeiro, organize os fatos sobre o projeto que deseja distribuir anúncios.

Organizar determinadas condições é confirmar os pré-requisitos necessários para a formulação de uma estratégia, como “Quais são os produtos a serem promovidos?”, “Quais são os temas atuais?” e “Qual é o orçamento?”

Se você não tiver informações suficientes, poderá enfrentar os seguintes problemas.Exemplo 1: Ouvi dizer que era “um produto para corporações”, então fiz uma estratégia de publicidade voltada para pequenas e médias empresas e levei para o cliente, mas na verdade era apenas para grandes empresas. Resolvi repensar a estratégia na qual passei uma semana pensando desde o início.Exemplo 2: Ouvi dizer que o orçamento de publicidade era de 1 milhão de ienes, então quando entreguei no limite de 1 milhão de ienes, o cliente achou que era 1 milhão de ienes incluindo imposto de consumo, então ultrapassou o orçamento…!

Para evitar tais mal-entendidos e mal-entendidos, é importante criar um memorando com antecedência, resumindo o conteúdo da entrevista e verificá-lo com as partes relevantes.

Consulte o seguinte artigo para obter detalhes sobre como criar um memorando específico.

(2) Análise da empresa/cliente/concorrente

Depois de esclarecer os fatos, o próximo passo é a análise da empresa, do cliente e da concorrência (a chamada análise 3C).

  • Empresa: Quais são seus pontos fortes?
  • Cliente/Mercado: O que os usuários querem resolver?
  • Concorrente: Qual é a posição e a estratégia do seu concorrente?

Ao conduzir minuciosamente essas três análises, você poderá ver os pontos fortes aos quais deve apelar e a que tipo de pessoas deve distribuir seus anúncios . Por outro lado, se você sabe onde sua vantagem é menor do que seus concorrentes, você pode decidir não implementar essa medida.

Compilar a análise de sua empresa/concorrente em uma folha como esta esclarecerá seus pontos fortes e fracos.

Se você focar apenas no preço sem muita análise, os usuários podem não reagir porque o preço é realmente mais alto do que os produtos concorrentes.

Como o orçamento e o tempo são limitados, vamos analisar bem antes da distribuição para esclarecer o que deve ser feito e o que não deve ser feito.

③ Planejamento de estratégia de publicidade

Considere a estratégia de publicidade com base nas condições dadas em (1) e nos resultados da análise 3C de (2).

A estratégia de publicidade aqui se refere à política geral de operação antes de decidir sobre criativos específicos e menus de distribuição . Um resumo conciso de informações como:<Exemplos de conteúdos a incluir na estratégia publicitária>

  • Que tipo de público deve ser abordado e qual meio de publicidade deve ser usado de acordo com o objetivo da distribuição
  • O que apelar com base nas necessidades do cliente e na vantagem competitiva
  • Prioridade de medidas com base no orçamento e metas de publicidade

Tal

Como exemplo, considere a estratégia de publicidade de uma determinada fundação.

Concentrando-se em anúncios SNS, promovendo ingredientes naturais e efeitos esperados

  • Para conquistar novas mulheres na faixa dos 20 e 30 anos, que são o público-alvo principal, distribuímos anúncios para usuários interessados ​​em beleza no Instagram e LINE.
  • De acordo com os questionários dos clientes, há muitas vozes como “Pode ser usado com segurança com ingredientes naturais” e “Tem alta cobertura”. O preço é mais alto do que os produtos concorrentes, por isso não fazemos apelos de preço, mas focamos na compatibilidade com a pele e nos efeitos esperados.
  • Como o orçamento de publicidade é limitado, vamos restringir o eixo de idade e interesse e distribuí-lo primeiro e expandir gradualmente a meta de distribuição se estiver abaixo do custo de aquisição alvo.

Pode ser escrito de qualquer forma. O importante é chegar a um consenso entre as partes envolvidas antes de pensar em menus específicos de entrega e criativos .

Se você não decidir sobre uma estratégia de publicidade e de repente fizer uma proposta como “TikTok é popular, vamos fazer um anúncio do TikTok!”, Será difícil convencer seus superiores e clientes.

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Você pode ler mais sobre como selecionar mídia ao decidir sua estratégia neste artigo.

As estratégias de propaganda não apenas conferem persuasão a propostas políticas específicas, mas também são úteis como bandeiras quando os próprios gerentes de propaganda promovem suas políticas.

④ Segmentação/ideia criativa

Com todos os preparativos até este ponto, finalmente chegou a hora de pensar no direcionamento e no criativo para a entrega real.

No planejamento da estratégia de publicidade de ③, decidi aproximadamente o esboço de “quem” e “o que” apelar. Com base nisso, vamos reduzi-lo para o nível de “apenas enviar o manuscrito” para cada meio usar qual menu de distribuição para preparar qual tipo de criativo.

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A publicidade programática, ao contrário da publicidade de massa, como comerciais de TV e anúncios em revistas, permite segmentação detalhada com base em dados comportamentais online.

O tipo de configuração que pode ser definido depende da mídia, mas várias segmentações são possíveis, como informações demográficas como idade, sexo e região, pessoas interessadas em um campo específico, pessoas que visitaram seu site uma vez etc. .

Além disso, existem menus de distribuição exclusivos para cada meio, como anúncios de pesquisa para pessoas que pesquisaram uma palavra-chave específica e anúncios de SNS para “pessoas que seguem esta conta”.

Os tipos de segmentação estão evoluindo dia a dia, por isso é importante acompanhar as informações da mídia.

criativo

Criativo em publicidade programática refere-se a todos os materiais que os usuários veem como anúncios, como “texto publicitário”, “imagens”, “vídeos”, “slogans” e “texto de botão”.

É difícil criar criativos de uma só vez, mas se você fez uma análise 3C sólida e um planejamento de estratégia de anúncios até agora, deve ser capaz de ver que tipo de força deve atrair para qual tipo de público-alvo.

Ainda assim, se você acabou de iniciar a gestão de publicidade, há muitos casos em que você sente que será difícil se não tiver bom senso.

O que eu recomendo para novos operadores é salvar os anúncios que você realmente vê na tela de busca ou nas redes sociais que você acha bom, e tenha o hábito de verbalizar porque você achou bom .<Exemplos de motivos pelos quais achei bom>

  • Eu chamei minha atenção com meu design favorito
  • Existe tal produto! uma nova descoberta
  • Bom valor para o dinheiro
  • Uma cópia que fala pelos problemas que tenho agora foi publicada
  • Procuramos um trial monitor para o serviço que nos interessou
  • Me deparei com um anúncio de um produto que havia considerado antes, mas não comprei.

Tal

Repetindo isso, acho que a forma como vejo os anúncios que tenho visto vagamente vai mudar e poderei incorporar a perspectiva do usuário quando penso em criativo.

Como um aparte, quando eu estava fazendo gestão interna em uma empresa de negócios, vi este anúncio em anagrama e fiquei impressionado com o texto dizendo: “Gosto muito do trabalho de publicidade programática que estou fazendo agora” e decidi mudar empregos alguns anos depois.

person holding smartphone

Neste artigo, mostrarei como escrever uma cópia de anúncio bem-sucedida.

⑤ Envio

Para a postagem de anúncios, enviaremos manuscritos na tela de gerenciamento de cada mídia.

A primeira coisa que você precisa saber é a estrutura da sua conta. Embora existam diferenças para cada mídia, a maioria dos anúncios programáticos possui uma estrutura hierárquica a partir da “conta”.

Por exemplo, no caso do Google Ads e do Yahoo!

Enviamos os manuscritos de acordo com a estrutura de contas de cada mídia, mas o importante nessa hora é entender as regras e mecanismos da mídia, e qual é a estrutura de contas que facilita o resultado? É para pensar .

Atualmente, a função de automação também está evoluindo e cada mídia passou a recomendar que a estrutura da conta seja a mais simples possível porque o aprendizado de máquina é difícil de progredir quando os dados são distribuídos. Depois de entender os mecanismos e políticas dessas mídias, pretendemos criar uma conta fácil de gerenciar e operar.

Seria bom se houvesse uma estratégia vencedora que dissesse: “Esta estrutura de conta está OK”, mas a estrutura de conta ideal mudará a cada vez, pois o menu de distribuição e a granularidade da análise serão diferentes dependendo do produto tratado e do negócio Estágio.

Consulte este artigo para obter o conceito de design de conta.

Além disso, é fácil cometer erros no momento do início da colocação do anúncio, por isso é seguro verificar o seguinte artigo antes da entrega.

⑥Análise/melhoria

Depois de começar a postar, você repetirá a análise e o aprimoramento, mas o básico da análise é ver com “olho de pássaro”, “olho de inseto” e “olho de peixe” .“Olho de pássaro”… Perspectiva que capta o todo“Olho de inseto”… Perspectiva de múltiplas pequenas perspetivas“Olho de peixe”… Perspetiva para captar a corrente do mundo

Se você olhar a conta localmente, pode acabar focando em áreas que têm pouco impacto, e as medidas que você se deu ao trabalho de pensar não darão resultado, apesar da quantidade de horas-homem.

Em primeiro lugar, é importante ter uma visão panorâmica de toda a conta e priorizar a análise das áreas de maior impacto.

Definido o procedimento de análise, vamos pensar nos pontos de melhoria por fatoração.

Por exemplo, se o número de conversões (o número de aquisições) diminuiu, medidas de melhoria podem ser derivadas considerando os fatores que compõem o número de conversões.

Conhecer a estrutura fatorada permitirá que você identifique rapidamente os gargalos e implemente medidas corretivas.

Consulte o artigo abaixo para obter detalhes.

⑦Relatórios/relatórios

Finalmente, há relatórios e relatórios para as partes interessadas.

Mesmo que você esteja obtendo bons resultados, se não conseguir que as pessoas envolvidas compreendam totalmente seu status operacional, elas perguntarão: “É realmente bom deixar isso para eles?” Isso pode se perder.

A frequência dos relatórios e as informações solicitadas variam de parte interessada para parte interessada, mas muitas vezes o próprio relatório é o objetivo.

O relatório é apenas um meio para atingir o objetivo de “visualizar a situação atual e facilitar para as partes envolvidas a decisão sobre a próxima ação” .

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Pode ser em qualquer formato, e-mail, PowerPoint, etc., desde que sirva a esse propósito e seja acordado pelas partes envolvidas. É uma boa ideia não gastar muito tempo escrevendo o relatório e ter alguma formatação do que você está relatando e como ele flui.

Também é importante a ordem em que você fala ao relatar.

Mesmo que de repente você peça uma consulta criativa detalhada, a outra parte não será capaz de julgar “quanto impacto de melhoria isso tem no todo” e “se tem alta prioridade”.

Fatos objetivos → mudanças em valores numéricos → fatores, análises e contramedidas para mudanças numéricas .

Se o relatório também for criado dessa forma, mesmo que o relatório seja independente, ele deve ser entendido corretamente por quem o lê.

Habilidades necessárias para operadores de anúncios

A propósito, se você leu até aqui, provavelmente entendeu como é importante se preparar com antecedência antes de veicular anúncios.

Embora existam diferenças no escopo do trabalho, os gerentes de publicidade devem ter várias habilidades na execução do trabalho mencionado acima e trabalhos relacionados. Por exemplo, “visão geral”, “capacidade analítica”, “capacidade de continuidade”, “capacidade de proposta”, “capacidade de pesquisa”, “capacidade de redação” etc.

Não posso listar todos eles aqui, então aqui estão dois artigos sobre o tema de quais habilidades você deve aprimorar.

Por onde você começaria se quisesse adquirir essas habilidades?

Pesquisar artigos relacionados na internet, ler livros, participar de seminários… o comum é “coletar informações primeiro”.

No campo da publicidade baseada em desempenho, onde as atualizações são intensas, a coleta de informações não termina após um tempo, mas é necessário estar constantemente atualizado com as informações mais recentes. Se você não sabe como coletar informações, consulte este artigo.

no final

Quando digo: “Quero ser gerente de publicidade!”, as pessoas ao meu redor às vezes se preocupam, dizendo: “É tudo automatizado com IA, mas você não está preocupado com o futuro?” Talvez você mesmo, lendo este artigo, tenha preocupações semelhantes.

Se o trabalho de um operador de publicidade é apenas “enviar criativos” ou “fazer relatórios”, o futuro é certamente incerto, mas estes são “aumentar as vendas” ou “maximizar a relação custo-eficácia dentro do orçamento”. o objetivo final de

Ao usar os meios de gerenciamento de publicidade, a experiência de descobrir problemas e continuar buscando a solução ideal girando o ciclo PDCA deve ser útil em qualquer trabalho.

Pelo contrário, a automação facilitou o trabalho, agora podemos dedicar mais tempo à análise de mercado e ao entendimento do usuário, o que é uma vantagem para os anunciantes.

Se você tem uma vaga ansiedade, leia este artigo também.

Pessoalmente, a publicidade programática tem um efeito claro de medidas e, no processo de domínio de uma delas, o conhecimento se espalha como galhos e folhas, e quando a mensagem certa é entregue à pessoa certa: “Este tipo de serviço, obrigado!”

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