Marketing de conteúdo é eficaz para BtoB! Como proceder com medidas que produzem resultados
O marketing de conteúdo se estabeleceu rapidamente na indústria do marketing.
Embora seja reconhecido que fornecer conteúdo valioso para os clientes é eficaz para atrair clientes, muitas empresas ainda precisam começar a sério.
Desta vez, apresentaremos o procedimento básico do marketing de conteúdo e casos de sucesso de empresas e, na segunda metade, também explicaremos por que o marketing de conteúdo deve ser usado de forma eficaz nos negócios BtoB.
O que é marketing de conteúdo? por que se espalhou tão rapidamente
Vou explicar o que é marketing de conteúdo e o histórico de sua rápida expansão nos últimos 10 anos.
O marketing de conteúdo é o marketing para fazer com que os clientes o encontrem.
Quando se trata de “marketing de conteúdo”, muitas pessoas imaginam postar muitos artigos na forma de blogs ou colunas.
O importante aqui é o “conteúdo”, ou seja, que tipo de conteúdo entregar.
O marketing de conteúdo é um método de marketing que aumenta os fãs dos produtos e serviços da sua empresa a médio e longo prazo, fornecendo conteúdo valioso aos clientes e levando a resultados como compras.
O marketing de conteúdo visa ser encontrado por futuros clientes e incentiva a repetição da demanda, continuando a se comunicar com os clientes existentes para aumentar sua satisfação.
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O pano de fundo por trás da disseminação do marketing de conteúdo são “mudanças no comportamento do cliente”
A própria ideia do marketing de conteúdo já existia antes da disseminação da Internet. Um exemplo é The Furrow, uma revista de informações para fazendeiros do século 19 publicada por um fabricante americano de equipamentos agrícolas.
Numa época sem Internet, existiam revistas de informação e eventos reais como meio de comunicação com os clientes, mas também se pode dizer que estes são um tipo de marketing de conteúdo.
Depois disso, quando a Internet se popularizou, o marketing de conteúdo se popularizou rapidamente.
Em primeiro lugar, para as empresas, houve um aumento dramático nos meios de fornecer informações sobre produtos e serviços aos clientes, bem como outras informações de valor para os clientes, como “mídia própria”, “publicidade na web” e ” revistas por e-mail.”
Por outro lado, o lado do cliente também muda. Agora é possível coletar informações facilmente “pesquisando” antes de realizar a compra.
Informações sobre produtos e serviços podem ser obtidas de outras fontes que não empresas por meio de sites de avaliação e SNS.
A disseminação de dispositivos móveis está acelerando as mudanças no comportamento do cliente.
Com a disseminação da Internet e dos dispositivos móveis, o comportamento de consumo mudou para “orientado para o cliente”.
Agora que o cliente tem a iniciativa, é eficaz fornecer conteúdo que seja útil para o comportamento de consumo do cliente e, como resultado, marketing de conteúdo “ser encontrado”.
Vantagens e desvantagens do marketing de conteúdo
Aqui estão os prós e os contras do marketing de conteúdo.
《Benefícios do Marketing de Conteúdo》
1 Obtenha resultados com baixo custo
A maior vantagem é o alto custo-benefício. Utilizando meios como mídia própria, revistas por e-mail e SRS, até mesmo pequenas e médias empresas e lojas físicas podem levar informações aos clientes, além de fortalecer a marca de seus próprios produtos e serviços.
2 Alcançando clientes em potencial
Ao entregar informações valiosas para usuários específicos, é possível revelar suas necessidades latentes no futuro.
Por exemplo, na compra de seguro de vida ou habitação, é uma grande vantagem se a marca já for familiar.
3 Aumente o número de fãs dos produtos da sua empresa Aumente o número de “fãs” que não comprarão seu produto apenas uma vez, mas farão compras repetidas duas ou três vezes e até mesmo contarão a outras pessoas sobre a qualidade de seu produto. pode fazer.
4 Útil para marcas corporativas Se você continuar a fornecer conteúdo e aumentar o número de visitantes do seu site, e se sua reputação for estabelecida, será muito eficaz para sua marca corporativa.
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《Desvantagens do Marketing de Conteúdo》
1 Leva tempo para produzir resultados
Muitas vezes leva pelo menos vários meses desde o início das medidas para produzir resultados, pois o conteúdo que é valioso para os clientes geralmente é conteúdo que não leva diretamente a compras.
2 Precisa de atualizações regulares
Novas informações devem ser constantemente adicionadas e as antigas mantidas para manter o cliente ou usuário satisfeito.
Leva tempo e esforço, por isso há muitos casos em que as pessoas param de enviar mensagens antes de atingirem os resultados desejados.
Como proceder com o marketing de conteúdo
Explicaremos as etapas específicas e pontos de medidas para o marketing de conteúdo.
Etapas do marketing de conteúdo
O processo específico de promoção do marketing de conteúdo varia de acordo com a empresa e o produto, mas segue um exemplo.
1 Definição de metas
Defina metas de marketing de conteúdo.
Por exemplo, defina metas numéricas como “adquira 10 novos clientes por mês na Web” e “aumente a taxa de repetição de clientes existentes em 15%” e, em seguida, defina uma meta de “10.000 visitantes mensais do site até um ano depois”. ”, etc., para definir os KPIs que o conteúdo criado visa.
2 configurações de persona
Esclareça sua persona-alvo. Personas são criadas com referência aos perfis de usuários que são a zona de volume entre os clientes existentes.
3 Configuração do conceito
Decida o que entregar como informações valiosas para clientes, tema, título do projeto, etc.
Isso faz parte da própria marca da empresa.
4 Método e configurações de conversão
Decidir como fornecer conteúdo de “mídia própria”, “SNS”, “revistas de correio”, “aplicativos” etc., e também formular um mecanismo que leve a objetivos de negócios como “compra de produtos” para BtoC e “negociações comerciais” para aumento de BtoB. Você também pode precisar de SEO para melhorar sua classificação de pesquisa.
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5 Produção de conteúdo
Palavras-chave são importantes na criação de conteúdo. Escolha as palavras-chave que suas personas pesquisarão e crie conteúdo que atenda a essa intenção de pesquisa.
6 Implementação e medição de efeito
Após o início das medidas, vamos medir os efeitos regularmente e virar o ciclo PDCA.
A seleção de palavras-chave é a chave para o sucesso do marketing de conteúdo
Mesmo que você tenha conseguido coletar muitos acessos ao seu site fornecendo conteúdo, se isso não levar a resultados como compras de produtos, é possível que sua seleção de palavras-chave não tenha corrido bem.
A seleção de palavras-chave é importante para atrair clientes.
Se você verificar a taxa de rejeição, tempo de permanência, CVR, etc. dos usuários para cada palavra-chave de pesquisa usando o “Google Analytics”, poderá encontrar palavras-chave que não levam a CV.
A seleção de palavras-chave é o primeiro e mais importante processo de SEO. O trabalho é parecido, mas o objetivo é diferente.
Em SEO, o objetivo é criar uma certa quantidade de páginas que respondam às intenções de pesquisa das pessoas que pesquisaram por palavras-chave e aumentar a classificação de exibição do site por elas.
O marketing de conteúdo, por outro lado, fornece conteúdo que responde à intenção de pesquisa do usuário da mesma forma, mas com o objetivo de atrair futuros clientes.
Embora o objetivo seja diferente, “fornecer conteúdo que atenda à intenção de pesquisa do usuário” é importante tanto para o marketing de conteúdo quanto para o SEO.
Ênfase na “empatia” do ponto de vista do cliente na escrita
Seu marketing de conteúdo será bem-sucedido se os usuários voltarem ao seu site pela segunda e terceira vez.
Por outro lado, se for uma visita única e não houver visitas repetidas, é possível que você não tenha ficado satisfeito com o conteúdo da página visualizada. A qualidade do conteúdo é importante para aumentar os clientes recorrentes.
O conteúdo fornecido pelo marketing de conteúdo propõe métodos para resolver problemas e entrega informações que os usuários desejam saber.
Ao visitar uma determinada página, também é fundamental mostrar que existem várias outras páginas que dão vontade de tocar (clicar).
É uma imagem como “uma revista cheia de informações que atrai o interesse dos clientes”.
É importante focar em uma redação que enfatize a empatia do ponto de vista do cliente.
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Estudo de caso de marketing de conteúdo BtoC
Aqui estão três exemplos de BtoC.
Toyota Times (Toyota)
Este é um conteúdo agressivo recém-lançado pela empresa número um do setor. Estamos atraindo a atenção ao vincular comerciais de TV e anúncios em jornais à mídia da Web para aumentar a conscientização.
O marketing de conteúdo é eficaz para o marketing BtoB. porque?
Apresentaremos por que o marketing de conteúdo é eficaz em negócios B2B e histórias de sucesso.
Por que o marketing de conteúdo é adequado para B2B
As razões pelas quais o marketing de conteúdo é adequado para o marketing BtoB são as seguintes.
1) Entrega eficiente de conteúdo valioso para um público-alvo limitado
Os clientes BtoB geralmente têm atributos limitados, como setor e tamanho da empresa, mas o marketing de conteúdo é eficaz porque pode fornecer informações valiosas especializadas para esses segmentos de clientes.
As palavras-chave pesquisadas por um número limitado de clientes têm um baixo volume de pesquisa, portanto, também há a vantagem de que a dificuldade de aumentar o ranking com medidas de SEO é relativamente baixa.
2) O marketing de conteúdo é eficaz no BtoB, onde o período de consideração até a decisão de compra é longo
No caso do BtoB, onde pode levar vários meses a um ano ou mais para tomar uma decisão de compra, o marketing de conteúdo é adequado porque pode continuar a fornecer informações durante o período de consideração do cliente.
Se conseguir obter o endereço de e-mail do responsável da empresa, é possível tomar medidas que correspondam ao interesse do “potencial cliente”, como o envio de newsletters por e-mail, e disponibilização de informações sobre feiras e webinars .
Embora existam mídias criadas por grandes empresas que investiram muitos recursos, podemos ver que pequenas e médias empresas que implementaram o marketing de conteúdo com recursos limitados também podem obter ótimos resultados dependendo de como o fazem.
O marketing de conteúdo está se tornando cada vez mais essencial para muitas empresas.
resumo
Este artigo se concentra nos três pontos a seguir.
1. O marketing de conteúdo é um método de marketing “encontrado” pelos clientes.
2. O marketing de conteúdo seleciona palavras-chave e prepara o conteúdo que responde à intenção de pesquisa. Este trabalho é semelhante ao SEO, mas o objetivo é diferente.
3. O marketing de conteúdo é adequado para negócios BtoB porque é caracterizado por “atributos limitados do cliente” e “longo período de consideração”.
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