Marketing de conteúdo é eficaz para BtoB ?

dmendes40 Avatar

Marketing de conteúdo é eficaz para BtoB! Como proceder com medidas que produzem resultados

O marketing de conteúdo se estabeleceu rapidamente na indústria do marketing.

Embora seja reconhecido que fornecer conteúdo valioso para os clientes é eficaz para atrair clientes, muitas empresas ainda precisam começar a sério.

Desta vez, apresentaremos o procedimento básico do marketing de conteúdo e casos de sucesso de empresas e, na segunda metade, também explicaremos por que o marketing de conteúdo deve ser usado de forma eficaz nos negócios BtoB.

O que é marketing de conteúdo? por que se espalhou tão rapidamente

Vou explicar o que é marketing de conteúdo e o histórico de sua rápida expansão nos últimos 10 anos.

O marketing de conteúdo é o marketing para fazer com que os clientes o encontrem.

Quando se trata de “marketing de conteúdo”, muitas pessoas imaginam postar muitos artigos na forma de blogs ou colunas.
O importante aqui é o “conteúdo”, ou seja, que tipo de conteúdo entregar.

O marketing de conteúdo é um método de marketing que aumenta os fãs dos produtos e serviços da sua empresa a médio e longo prazo, fornecendo conteúdo valioso aos clientes e levando a resultados como compras.

O marketing de conteúdo visa ser encontrado por futuros clientes e incentiva a repetição da demanda, continuando a se comunicar com os clientes existentes para aumentar sua satisfação.

person holding pencil near laptop computer

O pano de fundo por trás da disseminação do marketing de conteúdo são “mudanças no comportamento do cliente”

A própria ideia do marketing de conteúdo já existia antes da disseminação da Internet. Um exemplo é The Furrow, uma revista de informações para fazendeiros do século 19 publicada por um fabricante americano de equipamentos agrícolas.
Numa época sem Internet, existiam revistas de informação e eventos reais como meio de comunicação com os clientes, mas também se pode dizer que estes são um tipo de marketing de conteúdo.

Depois disso, quando a Internet se popularizou, o marketing de conteúdo se popularizou rapidamente.

Em primeiro lugar, para as empresas, houve um aumento dramático nos meios de fornecer informações sobre produtos e serviços aos clientes, bem como outras informações de valor para os clientes, como “mídia própria”, “publicidade na web” e ” revistas por e-mail.”

Por outro lado, o lado do cliente também muda. Agora é possível coletar informações facilmente “pesquisando” antes de realizar a compra.
Informações sobre produtos e serviços podem ser obtidas de outras fontes que não empresas por meio de sites de avaliação e SNS.
A disseminação de dispositivos móveis está acelerando as mudanças no comportamento do cliente.

Com a disseminação da Internet e dos dispositivos móveis, o comportamento de consumo mudou para “orientado para o cliente”.
Agora que o cliente tem a iniciativa, é eficaz fornecer conteúdo que seja útil para o comportamento de consumo do cliente e, como resultado, marketing de conteúdo “ser encontrado”.

Vantagens e desvantagens do marketing de conteúdo

Aqui estão os prós e os contras do marketing de conteúdo.

《Benefícios do Marketing de Conteúdo》

1 Obtenha resultados com baixo custo
A maior vantagem é o alto custo-benefício. Utilizando meios como mídia própria, revistas por e-mail e SRS, até mesmo pequenas e médias empresas e lojas físicas podem levar informações aos clientes, além de fortalecer a marca de seus próprios produtos e serviços.

2 Alcançando clientes em potencial
Ao entregar informações valiosas para usuários específicos, é possível revelar suas necessidades latentes no futuro.
Por exemplo, na compra de seguro de vida ou habitação, é uma grande vantagem se a marca já for familiar.

3 Aumente o número de fãs dos produtos da sua empresa Aumente o número de “fãs” que não comprarão seu produto apenas uma vez, mas farão compras repetidas duas ou três vezes e até mesmo contarão a outras pessoas sobre a qualidade de seu produto. pode fazer.

4 Útil para marcas corporativas Se você continuar a fornecer conteúdo e aumentar o número de visitantes do seu site, e se sua reputação for estabelecida, será muito eficaz para sua marca corporativa.

person using silver laptop computer on desk

《Desvantagens do Marketing de Conteúdo》

1 Leva tempo para produzir resultados
Muitas vezes leva pelo menos vários meses desde o início das medidas para produzir resultados, pois o conteúdo que é valioso para os clientes geralmente é conteúdo que não leva diretamente a compras.

2 Precisa de atualizações regulares
Novas informações devem ser constantemente adicionadas e as antigas mantidas para manter o cliente ou usuário satisfeito.
Leva tempo e esforço, por isso há muitos casos em que as pessoas param de enviar mensagens antes de atingirem os resultados desejados.

Como proceder com o marketing de conteúdo 

Explicaremos as etapas específicas e pontos de medidas para o marketing de conteúdo.

Etapas do marketing de conteúdo

O processo específico de promoção do marketing de conteúdo varia de acordo com a empresa e o produto, mas segue um exemplo.

1 Definição de metas

Defina metas de marketing de conteúdo.

Por exemplo, defina metas numéricas como “adquira 10 novos clientes por mês na Web” e “aumente a taxa de repetição de clientes existentes em 15%” e, em seguida, defina uma meta de “10.000 visitantes mensais do site até um ano depois”. ”, etc., para definir os KPIs que o conteúdo criado visa.

2 configurações de persona

Esclareça sua persona-alvo. Personas são criadas com referência aos perfis de usuários que são a zona de volume entre os clientes existentes.

3 Configuração do conceito

Decida o que entregar como informações valiosas para clientes, tema, título do projeto, etc.
Isso faz parte da própria marca da empresa.

4 Método e configurações de conversão

Decidir como fornecer conteúdo de “mídia própria”, “SNS”, “revistas de correio”, “aplicativos” etc., e também formular um mecanismo que leve a objetivos de negócios como “compra de produtos” para BtoC e “negociações comerciais” para aumento de BtoB. Você também pode precisar de SEO para melhorar sua classificação de pesquisa.

two people drawing on whiteboard

5 Produção de conteúdo

Palavras-chave são importantes na criação de conteúdo. Escolha as palavras-chave que suas personas pesquisarão e crie conteúdo que atenda a essa intenção de pesquisa.

6 Implementação e medição de efeito

Após o início das medidas, vamos medir os efeitos regularmente e virar o ciclo PDCA.

A seleção de palavras-chave é a chave para o sucesso do marketing de conteúdo

Mesmo que você tenha conseguido coletar muitos acessos ao seu site fornecendo conteúdo, se isso não levar a resultados como compras de produtos, é possível que sua seleção de palavras-chave não tenha corrido bem.
A seleção de palavras-chave é importante para atrair clientes.

Se você verificar a taxa de rejeição, tempo de permanência, CVR, etc. dos usuários para cada palavra-chave de pesquisa usando o “Google Analytics”, poderá encontrar palavras-chave que não levam a CV.

A seleção de palavras-chave é o primeiro e mais importante processo de SEO. O trabalho é parecido, mas o objetivo é diferente.

Em SEO, o objetivo é criar uma certa quantidade de páginas que respondam às intenções de pesquisa das pessoas que pesquisaram por palavras-chave e aumentar a classificação de exibição do site por elas.
O marketing de conteúdo, por outro lado, fornece conteúdo que responde à intenção de pesquisa do usuário da mesma forma, mas com o objetivo de atrair futuros clientes.

Embora o objetivo seja diferente, “fornecer conteúdo que atenda à intenção de pesquisa do usuário” é importante tanto para o marketing de conteúdo quanto para o SEO.

Ênfase na “empatia” do ponto de vista do cliente na escrita

Seu marketing de conteúdo será bem-sucedido se os usuários voltarem ao seu site pela segunda e terceira vez.

Por outro lado, se for uma visita única e não houver visitas repetidas, é possível que você não tenha ficado satisfeito com o conteúdo da página visualizada. A qualidade do conteúdo é importante para aumentar os clientes recorrentes.

O conteúdo fornecido pelo marketing de conteúdo propõe métodos para resolver problemas e entrega informações que os usuários desejam saber.

Ao visitar uma determinada página, também é fundamental mostrar que existem várias outras páginas que dão vontade de tocar (clicar).
É uma imagem como “uma revista cheia de informações que atrai o interesse dos clientes”.

É importante focar em uma redação que enfatize a empatia do ponto de vista do cliente.

man using MacBook

Estudo de caso de marketing de conteúdo BtoC

Aqui estão três exemplos de BtoC.

Toyota Times (Toyota)
Este é um conteúdo agressivo recém-lançado pela empresa número um do setor. Estamos atraindo a atenção ao vincular comerciais de TV e anúncios em jornais à mídia da Web para aumentar a conscientização.

O marketing de conteúdo é eficaz para o marketing BtoB. porque?

Apresentaremos por que o marketing de conteúdo é eficaz em negócios B2B e histórias de sucesso.

Por que o marketing de conteúdo é adequado para B2B

As razões pelas quais o marketing de conteúdo é adequado para o marketing BtoB são as seguintes.

1) Entrega eficiente de conteúdo valioso para um público-alvo limitado

Os clientes BtoB geralmente têm atributos limitados, como setor e tamanho da empresa, mas o marketing de conteúdo é eficaz porque pode fornecer informações valiosas especializadas para esses segmentos de clientes.

As palavras-chave pesquisadas por um número limitado de clientes têm um baixo volume de pesquisa, portanto, também há a vantagem de que a dificuldade de aumentar o ranking com medidas de SEO é relativamente baixa.

2) O marketing de conteúdo é eficaz no BtoB, onde o período de consideração até a decisão de compra é longo

No caso do BtoB, onde pode levar vários meses a um ano ou mais para tomar uma decisão de compra, o marketing de conteúdo é adequado porque pode continuar a fornecer informações durante o período de consideração do cliente.

Se conseguir obter o endereço de e-mail do responsável da empresa, é possível tomar medidas que correspondam ao interesse do “potencial cliente”, como o envio de newsletters por e-mail, e disponibilização de informações sobre feiras e webinars .

Embora existam mídias criadas por grandes empresas que investiram muitos recursos, podemos ver que pequenas e médias empresas que implementaram o marketing de conteúdo com recursos limitados também podem obter ótimos resultados dependendo de como o fazem.
O marketing de conteúdo está se tornando cada vez mais essencial para muitas empresas.

resumo

Este artigo se concentra nos três pontos a seguir.

1. O marketing de conteúdo é um método de marketing “encontrado” pelos clientes.

2. O marketing de conteúdo seleciona palavras-chave e prepara o conteúdo que responde à intenção de pesquisa. Este trabalho é semelhante ao SEO, mas o objetivo é diferente.

3. O marketing de conteúdo é adequado para negócios BtoB porque é caracterizado por “atributos limitados do cliente” e “longo período de consideração”.

Tagged in :

dmendes40 Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

FOTAWP

Check out our new font generator and level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.