Como usar o “Complemento do Google Ads” 

dmendes40 Avatar

Como usar o “Complemento do Google Ads” | Automatize relatórios do Google Ads com o Planilhas Google

Ao criar um relatório para o Google Ads, muitas pessoas provavelmente geram um arquivo da tela de gerenciamento e o colam no Excel para agregação.

Cada tarefa pode ser trivial, mas se acumular, levará tempo e esforço. Além disso, mesmo tarefas simples envolvem intervenção humana, portanto, sempre há a possibilidade de erros.

Ao introduzir o “Add-on do Google Ads”, você pode atualizar facilmente os relatórios que são criados repetidamente em uma planilha.

Neste artigo, explicaremos de maneira fácil de entender como usar o complemento do Google Ads e como usá-lo.

O que é o complemento de anúncios do Google?

Google Ads Add-on é um add-on fornecido pelo Google que pode criar e atualizar automaticamente relatórios sobre os resultados de distribuição do Google Ads nas planilhas do Google. Você pode usá-lo gratuitamente instalando-o em sua planilha.

Benefícios do complemento do Google Ads

Aqui estão alguns dos benefícios que você pode obter com o Google Ads Add-on.

Tempo de relatório reduzido

O trabalho de gerar e colar relatórios do Google Ads toda semana ou todos os dias é uma tarefa simples e pode levar cerca de 5 minutos por dia. No entanto, se acumular, muito tempo será perdido. Além disso, como é feito manualmente, sempre existe a possibilidade de erros.

O complemento do Google Ads possui uma função que pode gerar relatórios de forma automática e regular, o que simplifica o trabalho a ser repetido regularmente e reduz a possibilidade de erros.

Fácil compartilhamento de dados

Por usar o Google Sheets, os dados podem ser compartilhados com pessoas dentro e fora da empresa de acordo com as configurações de compartilhamento. Portanto, se você compartilhar a URL da planilha com antecedência, poderá evitar o trabalho de enviar um arquivo Excel sempre que criar um relatório.

Além disso, como várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo, também é possível compartilhar com eficiência a criação de relatórios, mesmo em operações de publicidade que trabalham em equipe.

Múltiplas contas podem ser geradas ao mesmo tempo

Seja você uma agência ou uma empresa interna, o gerenciamento de várias contas de anúncios pode tornar os relatórios ainda mais demorados.

O complemento do Google Ads também pode gerar várias contas vinculadas à conta MCC (Central de clientes) ao mesmo tempo. Isso permite que você visualize o status de entrega de várias contas em uma planilha, economizando tempo na verificação do status de entrega.

Instruções de instalação do complemento do Google Ads

Mostrarei como instalar o complemento do Google Ads.

1. Acesse o seguinte URL

2. Clique em “Instalar”

3. Clique em “Continuar”

4. Faça login com a conta que você usa para operar o Google Ads (requer privilégios de administrador)

5. Verifique os detalhes de acesso à conta e clique em “Permitir”

Depois de seguir as etapas acima, o complemento do Google Ads será instalado em sua planilha.

Como criar um relatório

Agora que foi instalado, explicarei como realmente criá-lo.

1. Clique em “Complementos” na barra de ferramentas e selecione “Google Ads” e “Criar novo relatório”.

2. A tela acima aparecerá, então selecione os itens necessários no menu à direita.

*A partir de novembro de 2020, todas as operações são em inglês.





Defina os itens acima.

Por fim, clique em CRIAR RELATÓRIO.

Em seguida, como mostra a imagem, uma planilha com o nome definido em Name your report é gerada e os dados são gerados.

Pontas

Se você tem uma conta que está em operação há muito tempo, pode haver muitas campanhas e anúncios que já terminaram a distribuição. Ao gerar um relatório para essa conta, é inconveniente gerar todas as campanhas e anúncios que já terminaram a distribuição, pois a quantidade de dados aumenta.

Nesse caso, você pode gerar apenas os dados necessários filtrando itens que não são necessários para o relatório, como “Impr (impressões) > 0”, nas configurações de filtro.

Observações sobre o uso do complemento do Google Ads

Explicarei os pontos a serem observados ao usar o complemento do Google Ads.

Tenha cuidado com a conta em que você está conectado

Em muitos casos, a conta do Google usada para gerenciar o Google Ads é diferente da conta usada para gerenciar seu e-mail.

Nesse caso, se você abrir a planilha enquanto estiver conectado com uma conta diferente da conta de gerenciamento do Google Ads, o complemento pode não ser exibido ou, mesmo que seja exibido, talvez você não consiga criar ou editar relatórios .

Como contramedida, preparo um navegador diferente do que costumo usar, especificamente para atualização de relatórios.

Configuração de data um tanto inflexível

Por exemplo, digamos que hoje é 15 de novembro. Quero ver os dados de novembro todos os dias! Nesse momento, a especificação da data deve ser “Este mês” e a frequência de atualização deve ser todos os dias. No entanto, quando chegar a 1º de dezembro, os dados de dezembro serão gerados.

Para evitar isso, gostaria de especificar um período de 01/11 a 30/11, mas uma data futura não pode ser especificada especificando o período.

Por exemplo, seria eficaz criar um relatório que especificasse “Este mês” e “Último mês”.

resumo

O complemento do Google Ads é um complemento muito conveniente que economiza tempo, reduz erros, tem uma função de compartilhamento e gera várias contas ao mesmo tempo.

Além disso, uma vez que gera uma planilha, você pode combinar layouts e funções livremente e realizar agregações arbitrárias.

Por favor, sinta a conveniência de realmente tocá-lo.

Tagged in :

dmendes40 Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

FOTAWP

Check out our new font generator and level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.