Como usar o “Complemento do Google Ads” 

Como usar o “Complemento do Google Ads” | Automatize relatórios do Google Ads com o Planilhas Google

Ao criar um relatório para o Google Ads, muitas pessoas provavelmente geram um arquivo da tela de gerenciamento e o colam no Excel para agregação.

Cada tarefa pode ser trivial, mas se acumular, levará tempo e esforço. Além disso, mesmo tarefas simples envolvem intervenção humana, portanto, sempre há a possibilidade de erros.

Ao introduzir o “Add-on do Google Ads”, você pode atualizar facilmente os relatórios que são criados repetidamente em uma planilha.

Neste artigo, explicaremos de maneira fácil de entender como usar o complemento do Google Ads e como usá-lo.

O que é o complemento de anúncios do Google?

Google Ads Add-on é um add-on fornecido pelo Google que pode criar e atualizar automaticamente relatórios sobre os resultados de distribuição do Google Ads nas planilhas do Google. Você pode usá-lo gratuitamente instalando-o em sua planilha.

Benefícios do complemento do Google Ads

Aqui estão alguns dos benefícios que você pode obter com o Google Ads Add-on.

Tempo de relatório reduzido

O trabalho de gerar e colar relatórios do Google Ads toda semana ou todos os dias é uma tarefa simples e pode levar cerca de 5 minutos por dia. No entanto, se acumular, muito tempo será perdido. Além disso, como é feito manualmente, sempre existe a possibilidade de erros.

O complemento do Google Ads possui uma função que pode gerar relatórios de forma automática e regular, o que simplifica o trabalho a ser repetido regularmente e reduz a possibilidade de erros.

Fácil compartilhamento de dados

Por usar o Google Sheets, os dados podem ser compartilhados com pessoas dentro e fora da empresa de acordo com as configurações de compartilhamento. Portanto, se você compartilhar a URL da planilha com antecedência, poderá evitar o trabalho de enviar um arquivo Excel sempre que criar um relatório.

Além disso, como várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo, também é possível compartilhar com eficiência a criação de relatórios, mesmo em operações de publicidade que trabalham em equipe.

Múltiplas contas podem ser geradas ao mesmo tempo

Seja você uma agência ou uma empresa interna, o gerenciamento de várias contas de anúncios pode tornar os relatórios ainda mais demorados.

O complemento do Google Ads também pode gerar várias contas vinculadas à conta MCC (Central de clientes) ao mesmo tempo. Isso permite que você visualize o status de entrega de várias contas em uma planilha, economizando tempo na verificação do status de entrega.

Instruções de instalação do complemento do Google Ads

Mostrarei como instalar o complemento do Google Ads.

1. Acesse o seguinte URL

2. Clique em “Instalar”

3. Clique em “Continuar”

4. Faça login com a conta que você usa para operar o Google Ads (requer privilégios de administrador)

5. Verifique os detalhes de acesso à conta e clique em “Permitir”

Depois de seguir as etapas acima, o complemento do Google Ads será instalado em sua planilha.

Como criar um relatório

Agora que foi instalado, explicarei como realmente criá-lo.

1. Clique em “Complementos” na barra de ferramentas e selecione “Google Ads” e “Criar novo relatório”.

2. A tela acima aparecerá, então selecione os itens necessários no menu à direita.

*A partir de novembro de 2020, todas as operações são em inglês.





Defina os itens acima.

Por fim, clique em CRIAR RELATÓRIO.

Em seguida, como mostra a imagem, uma planilha com o nome definido em Name your report é gerada e os dados são gerados.

Pontas

Se você tem uma conta que está em operação há muito tempo, pode haver muitas campanhas e anúncios que já terminaram a distribuição. Ao gerar um relatório para essa conta, é inconveniente gerar todas as campanhas e anúncios que já terminaram a distribuição, pois a quantidade de dados aumenta.

Nesse caso, você pode gerar apenas os dados necessários filtrando itens que não são necessários para o relatório, como “Impr (impressões) > 0”, nas configurações de filtro.

Observações sobre o uso do complemento do Google Ads

Explicarei os pontos a serem observados ao usar o complemento do Google Ads.

Tenha cuidado com a conta em que você está conectado

Em muitos casos, a conta do Google usada para gerenciar o Google Ads é diferente da conta usada para gerenciar seu e-mail.

Nesse caso, se você abrir a planilha enquanto estiver conectado com uma conta diferente da conta de gerenciamento do Google Ads, o complemento pode não ser exibido ou, mesmo que seja exibido, talvez você não consiga criar ou editar relatórios .

Como contramedida, preparo um navegador diferente do que costumo usar, especificamente para atualização de relatórios.

Configuração de data um tanto inflexível

Por exemplo, digamos que hoje é 15 de novembro. Quero ver os dados de novembro todos os dias! Nesse momento, a especificação da data deve ser “Este mês” e a frequência de atualização deve ser todos os dias. No entanto, quando chegar a 1º de dezembro, os dados de dezembro serão gerados.

Para evitar isso, gostaria de especificar um período de 01/11 a 30/11, mas uma data futura não pode ser especificada especificando o período.

Por exemplo, seria eficaz criar um relatório que especificasse “Este mês” e “Último mês”.

resumo

O complemento do Google Ads é um complemento muito conveniente que economiza tempo, reduz erros, tem uma função de compartilhamento e gera várias contas ao mesmo tempo.

Além disso, uma vez que gera uma planilha, você pode combinar layouts e funções livremente e realizar agregações arbitrárias.

Por favor, sinta a conveniência de realmente tocá-lo.

Compartilhe

0FansLike
3,912FollowersFollow
0SubscribersSubscribe