Como melhorar os anúncios no Google Shopping 

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Melhorando os resultados dos anúncios do Google Shopping com a otimização do feed de dados

Agora que os cookies estão gradualmente sendo restritos, os anúncios do Google Shopping, que podem exibir anúncios com base no comportamento de pesquisa do usuário, estão chamando a atenção novamente.

Além disso, à medida que o Google Ads se torna cada vez mais automatizado, a otimização do feed de dados se tornou um ponto importante, pois é um dos poucos fatores que os operadores de anúncios podem ajustar.

Desta vez, explicarei como otimizar seu feed de dados para maximizar os resultados de seus anúncios do Google Shopping.

Verifique se você está tendo problemas com a exibição de seus produtos na parte superior dos anúncios do Google Shopping ou se deseja maximizar seus resultados com os anúncios do Shopping.

O que são os anúncios do Google Shopping

Os anúncios do Google Shopping são anúncios exibidos na parte superior dos resultados de pesquisa do Google e na guia de compras em conjunto com os resultados de pesquisa do usuário.

Entre os “anúncios vinculados à pesquisa” que são exibidos em conjunto com os resultados de pesquisa do usuário, ele se caracteriza por ser veiculado com fotos e preços de produtos.

Fonte da imagem: Blocos de construção de anúncios do Shopping – Ajuda do Google Ads

Tem a vantagem de ser mais provável de ser exibido mais alto do que listar anúncios, independentemente do PC ou smartphone, e a vantagem de poder exibir anúncios para palavras finais que não podem ser cobertas por listas.

Quer saber mais sobre os anúncios do Google Shopping?

Os feeds de dados são super importantes para melhorar os anúncios do Google Shopping!

Para maximizar o efeito dos anúncios do Google Shopping, é muito importante não apenas operar a campanha publicitária, mas também otimizar o feed de dados. Se um estiver faltando, você não terá desempenho suficiente.

O gerenciamento de campanha publicitária desempenha um papel na determinação dos pontos fortes e fracos da distribuição, mas o ajuste fino de como os produtos são exibidos e como são distribuídos só pode ser controlado definindo o feed de dados adequadamente .

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Como funcionam os anúncios do Google Shopping

Os anúncios do Google Shopping diferem dos anúncios de pesquisa paga regulares de duas maneiras: o registro das informações do produto (feed de dados) é essencial e a configuração de palavras-chave não é necessária.

O Google Shopping Ads compara os termos de pesquisa do usuário com o feed de dados registrado e exibe os produtos mais relevantes como anúncios .

Além disso, os anúncios exibidos aos usuários são gerados a partir dos títulos e imagens dos produtos cadastrados no feed de dados .

Em outras palavras , o feed de dados está profundamente envolvido no processo de entrega de anúncios aos usuários e no criativo dos anúncios que os usuários realmente veem .

Você pode ver como os feeds de dados são importantes para os anúncios do Google Shopping.

Anúncios do Google Shopping e listagens gratuitas

As listagens gratuitas foram lançadas em outubro de 2020.

As listagens gratuitas, como o nome sugere, permitem que você liste seus produtos na guia de compras gratuitamente .

Você pode usá-lo carregando as informações de feed necessárias no Google Merchant Center e ativando [Publicar no Google].

Quando se trata de aproveitar ao máximo seus anúncios do Google Shopping, não ignore essas listagens gratuitas.

Ao operar os anúncios do Google Shopping, a estrutura de distribuição complementar com listagens gratuitas será o ponto-chave das futuras operações de anúncios do Google Shopping.

As listagens gratuitas não têm valor de lance ou orçamento de publicidade.

Como a força do lance não tem efeito, os produtos que o Google considera puramente “altamente relacionados” ao termo de pesquisa são exibidos mais alto.

De particular importância são o conteúdo da palavra-chave relacionada ao termo de pesquisa e a taxa de cliques de anúncios anteriores . Anúncios com pontuações altas nessas métricas são considerados anúncios de “alta qualidade” e têm maior probabilidade de serem exibidos em posições melhores .

Pode-se dizer que quanto mais os termos de busca inseridos pelo usuário na caixa de pesquisa estiverem incluídos no título do produto e nas informações do produto, maior será o grau de relevância para o produto que o usuário procura.

Além disso, os anúncios com uma alta taxa de cliques são avaliados como anúncios que correspondem à intenção de pesquisa do usuário.

Os feeds de dados são responsáveis ​​por controlar essas informações.

Pensar em como os usuários pesquisam produtos, incluindo palavras-chave que podem corresponder aos termos de pesquisa nas informações do produto e adicionar informações adicionais para aumentar as taxas de cliques são formas de gerenciar campanhas na tela de gerenciamento. Você não pode fazer isso.

Você pode ver que os feeds de dados são muito importantes, mesmo para listagens gratuitas.

Pontos de otimização do feed de dados para melhorar os anúncios do Google Shopping

Agora você entende a importância dos feeds de dados para anúncios do Google Shopping e listagens gratuitas.

É importante otimizar constantemente o feed de dados, em vez de apenas preencher os itens necessários para publicação.

Obviamente, o mais importante é configurar o máximo possível de informações do produto corretamente, mas desta vez apresentaremos os pontos de otimização do feed de dados que gostaríamos que você verificasse primeiro.

  • Melhore a qualidade do feed de dados e aumente as impressões
  • Melhore seus elementos criativos e aumente sua taxa de cliques
  • Ajuste as campanhas para aumentar a eficiência de aquisição

Os três pontos acima não significam que você deva trabalhar em nenhum deles. Somente otimizando impressões, taxas de cliques e taxas de aquisição você pode maximizar o desempenho de seus anúncios do Google Shopping .

Os feeds de dados do produto também são relevantes para todas essas etapas de melhoria. Melhorar seu feed de dados se traduz diretamente em melhorar seus anúncios do Shopping.

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Aumente as impressões: enriqueça as informações do produto

O conteúdo do anúncio e a taxa de correspondência da consulta de pesquisa são muito importantes para aumentar as impressões com os anúncios do Google Shopping.

Isso porque, se você preparar títulos de produtos e informações de produtos que correspondam à intenção de pesquisa do usuário, o Google considerará seu anúncio de alta qualidade, o que aumentará as chances de veiculação .

Em primeiro lugar, concentre-se em enriquecer as informações do produto em uma coluna e definir vários dados em muitas colunas.

Aqui estão três pontos que devem ser particularmente enriquecidos.

  • Registrar ID [id] por SKU
  • Torne o título [nome do produto] rico
  • Para listagens gratuitas, use “listagens estendidas” para aumentar as oportunidades de exibição

Registrar ID [id] por SKU

SKU é uma abreviação de “Unidade de manutenção de estoque” e refere-se à unidade que conta o número mínimo de itens no gerenciamento de estoque.

Por exemplo, se um produto de vestuário tiver uma blusa com o mesmo design e vier em 2 cores (branco/preto) e 3 tamanhos (S/M/L), existem 6 tipos de SKUs conforme mostrado abaixo.

SKUCorTamanho
000-1BrancoS
000-2BrancoM
000-3Brancoeu
000-4PretoS
000-5PretoM
000-6Pretoeu

Dessa forma, ao cadastrar IDs de produto para cada SKU, você poderá definir informações mais detalhadas do produto e visar aprimorar seu feed de dados.

Além disso, ao registrar vários padrões de produtos com o mesmo design, você pode aumentar o número de termos de pesquisa.

Referência: ID [id] – Ajuda do Google Merchant Center

Torne o título [nome do produto] rico

Os títulos dos produtos são especialmente importantes para anúncios do Google Shopping e listagens gratuitas.

O envio de títulos de produtos específicos e precisos nos ajudará a direcionar seus anúncios para os compradores certos.

Além disso, ao tornar as informações do produto mais ricas, será mais fácil para os usuários vê-las e você pode esperar uma melhoria na taxa de cliques.

Os pontos para otimizar a coluna de nome do produto são os seguintes.

  • Use o limite de 150 caracteres o máximo possível para transmitir informações além do nome do produto
    • Exemplo de informações do produto: cor [cor], tamanho [tamanho], faixa etária [age_group], gênero [gênero], marca [marca], eventos sazonais relacionados, etc.
  • Não inclua texto promocional
    • Exemplos de textos promocionais: preço, preço de venda, período de vendas, taxa de envio, data de entrega, etc.
    • Essas informações usam outros atributos, como preço de venda [sale_price] e frete [shipping]

Referência: Nome do produto [título] – Ajuda do Google Merchant Center

Para listagens gratuitas, use “listagens estendidas” para aumentar as oportunidades de exibição

Se você pode usar listagens gratuitas juntamente com anúncios pagos do Google Shopping, pode esperar obter impressões a um custo menor.

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Deve-se notar que existem dois tipos de listagens gratuitas: listagens padrão e listagens estendidas.

“Listagens aprimoradas” exigem mais dados do produto, mas oferecem mais oportunidades de exibição.

  • listagem padrão
    • Posicionamento: pesquisa do Google ou pesquisa de imagens
    • Quantidade necessária de dados: [Pequeno] Somente os itens mínimos necessários para listagem gratuita
  • listagem estendida
    • Posicionamento: pesquisa do Google, pesquisa de imagens, guia de compras
    • Quantidade de dados necessária: [Muitos] Além dos itens necessários para listagens padrão, existem itens que precisam ser adicionados para cada produto e condição a ser postado.

Em outras palavras, o número de atributos e o conteúdo dos dados do produto fornecidos ao Google alterarão as oportunidades de exibição de listagens gratuitas.

Para listagens gratuitas, aproveite as “listas aprimoradas” para aumentar suas chances de ser exibido. Eles são exibidos em um formato rico em conteúdo na guia de compras, o que tem mais chances de gerar tráfego e vendas do que listagens padrão.

Consulte a lista abaixo e verifique se todas as colunas necessárias para a listagem estendida estão definidas.

Colunas necessárias para publicação de listagem padrão

  • Eu fiz]
  • título [nome do produto]
  • link [link do produto]
  • image_link [link da imagem do produto]
  • preço [preço]

Colunas necessárias para publicação de listagem estendida

  • Eu fiz]
  • título [nome do produto]
  • link [link do produto]
  • image_link [link da imagem do produto]
  • preço [preço]
  • descrição [descrição do produto]
  • disponibilidade [disponibilidade]
  • Necessário para cada item usado e item recondicionado
    • doença
  • Obrigatório para cada produto com uma marca ou fabricante claramente associado
    • marca
  • Obrigatório para todos os produtos que possuem um GTIN atribuído pelo fabricante
    • gtin [gtin]
  • Obrigatório para todos os produtos que não possuem um GTIN atribuído pelo fabricante
    • mpn [número do produto]
  • Obrigatório se o produto for um pacote múltiplo
    • multipack [multipack]
  • Obrigatório se o produto for vendido a granel
    • is_bundle [produto empacotado]
  • Necessário para acessórios de moda
    • cor [cor], tamanho [tamanho], idade_grupo [faixa etária], gênero [gênero]
  • Obrigatório para variantes de produto
    • item_group_id [id do grupo de itens]
  • Obrigatório se você precisar modificar as configurações de frete no Merchant Center
    • frete [remessa]
  • Obrigatório se você precisar modificar as configurações de impostos da conta no Merchant Center
    • imposto [imposto]

Aumente a taxa de cliques: inclua informações úteis para os usuários

Para melhorar a taxa de cliques, é eficaz incluir informações que sejam benéficas para os usuários.

Em primeiro lugar, além de expandir as informações básicas do produto, recomendamos aprimorar as três colunas de feed de dados a seguir.

  • Preço de venda [sale_price]
  • Remessa [remessa]
  • Uso de programas de avaliação de produtos
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Preço de venda [sale_price]

Use o atributo de preço de venda [sale_price] com sabedoria quando o preço do seu produto estiver com desconto, como durante uma liquidação.

Ele será rotulado como “Venda” e o preço de venda será exibido como o preço atual. Se os usuários perceberem que podem comprar por um preço melhor, você pode esperar uma taxa de cliques mais alta.

Fonte da imagem: Preço promocional [sale_price] – Ajuda do Google Merchant Center

Remessa [remessa]

Também é importante indicar claramente os custos de envio que sempre incorrem ao fazer compras online.

Se você oferecer frete grátis, poderá tornar seu produto mais atraente para os usuários. Além disso, mesmo que a taxa de envio seja exigida, será mais fácil para os clientes comparar o produto com outros produtos se for especificado claramente.

Fonte da imagem: Envio [envio] – Ajuda do Google Merchant Center

Use o programa de avaliação de produtos

O programa de avaliação de produtos é uma função que permite exibir avaliações e análises de produtos em seus anúncios.

A classificação do produto é indicada por ★ e o número total de avaliações é exibido. Os usuários podem clicar para ler a revisão real.

Se a classificação e os comentários forem substanciais, pode ser mais fácil para as pessoas se interessarem pelo produto. Também irá ajudá-lo a coletar informações sobre o produto e tomar decisões de compra.

Melhorando a eficiência da aquisição: incluir adequadamente as informações da categoria do produto usadas para licitação e aprendizado

Para aumentar a eficiência das aquisições, é fundamental realizar licitações e operações adequadas e promover o aprendizado adequado.

À medida que você avança com esses ajustes de campanha, é mais importante definir as categorias de produtos corretamente e subdividi-las .

A razão para isso é que torna mais fácil definir as forças de lance para cada categoria de produto e torna mais fácil para o mecanismo do Google entender as tendências dos produtos mais vendidos e usá-los para aprendizado.

Otimize suas campanhas usando as três colunas abaixo.

  • Categoria do produto Google [google_product_category]
  • Categoria do produto [product_type]
  • Rótulo personalizado 0 [custom_label_0] a Rótulo personalizado 4 [custom_label_4]

Defina a categoria do produto Google [google_product_category]

A categoria de produto do Google [google_product_category] é basicamente atribuída automaticamente à categoria de produto especificada pelo Google.

Esta coluna é usada para licitação e aprendizado, portanto, se a categoria definida automaticamente não for a pretendida ou se você achar que existe uma categoria melhor, modifique esta coluna também.

Referência: categoria do produto Google [google_product_category] – Ajuda do Google Merchant Center

Definir categoria de produto [product_type]

A categoria de produto [product_type] permite que você especifique sua própria taxonomia de produto do Google.

Categoria do produto Google Esta é a informação da categoria do produto usada para licitação e aprendizado, assim como [google_product_category].

Você pode configurar até 5 níveis de categorias, portanto, use-os o máximo possível.

Se você não sabe como configurá-lo, é recomendável consultar as migalhas de pão no site.

Referência: categoria do produto [product_type] – Ajuda do Google Merchant Center

Use o rótulo personalizado 0 [custom_label_0] para o rótulo personalizado 4 [custom_label_4]

Ao usar rótulos personalizados, você pode filtrar seus produtos de acordo, visualizar relatórios e fazer lances em grupos de produtos.

Por exemplo, você pode rotular os produtos como “sazonais”, “limpeza de estoque” ou “taxa de venda” e definir as intensidades de lance para cada grupo.

Esta função permite um ajuste e operação de lances mais flexíveis, portanto, use-a quando quiser controlar a entrega em detalhes.

*Observe que não estará disponível para distribuições que aplicam lances automáticos.

Referência: Etiqueta personalizada 0 [custom_label_0] ~ Etiqueta personalizada 4 [custom_label_4] – Ajuda do Google Merchant Center

no final

Introduzimos o conceito de maximizar os resultados dos anúncios do Google Shopping e as colunas do feed de dados que devem ser verificadas com prioridade.

Para anúncios do Google Shopping, é mais importante configurar corretamente o máximo possível de informações sobre o produto. Esperamos que este artigo tenha inspirado você a pensar em ajustar seu feed de dados de anúncios do Google Shopping!

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