Como usar as funções de segmento do Google Analytics

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O Google Analytics (GA) possui uma ampla variedade de ferramentas de análise.
Entre eles, a função “Segmentar” permite restringir e analisar os usuários.

“Funil” significa “para” em inglês.

Se 100 pessoas visualizaram o site e 10 pessoas realmente o compraram, o processo de redução do número de usuários é gradualmente reduzido, por isso é chamado assim.

Desta vez, assumindo um negócio BtoB, apresentaremos a função de segmento do GA e a análise de funil que o aplica e confirmaremos a diferença de função das ferramentas MA.

Qual é a função de segmento do “Google Analytics”?

Apresenta as várias funções de segmento do Google Analytics e como usá-las.

“Segmento” é uma ferramenta de análise de acesso para avaliar o site

O Google Analytics possui 22 tipos de itens de segmento preparados com antecedência, e você pode restringir os dados com uma operação simples e ver as tendências do usuário. por exemplo

  • Usuários que não converteram/Usuários que converteram
  • repetidor
  • tráfego móvel
  • tráfego de busca natural

etc., dos quais você pode selecionar até quatro e exibi-los no gráfico.

Além dos itens de segmento fornecidos, também é possível criar segmentos personalizados definindo condições mais detalhadas. Além disso, há também uma função “Galeria” que permite pesquisar e usar modelos de segmento adequados ao seu objetivo.

man standing in front of people sitting beside table with laptop computers

Exemplos de uso da função de segmento do GA para marketing

GA tem várias funções de segmento.
Entre eles, estão os seguintes exemplos de uso assumindo o marketing de empresas BtoB.

1. Segmento “prospects” e usuários que visualizam páginas como “fluxo de introdução” e “preço” para anúncios
pode-se inferir que existe uma grande possibilidade de compra, então pode-se dizer que são “prospects” . Anúncios da Web podem ser colocados para esses usuários.

2. Segmentar “busca orgânica” para medidas de SEO
A busca orgânica, também chamada de busca natural, são cliques nos resultados obtidos pelos usuários inserindo palavras-chave nos mecanismos de busca. 

Se sua pesquisa orgânica estiver em declínio, você pode não estar mais no topo dos resultados de pesquisa. É necessário revisar a estrutura do site e o conteúdo que responde totalmente às palavras-chave.

3. Segmentar “acesso do SNS” e usá-lo para enviar informações do SNS Com
segmentos personalizados, você pode definir as configurações de exibição para acesso via SNS específico, como facebook e twitter. Os resultados da análise podem ser usados ​​para transmitir informações de contas SNS.

Além disso, é útil para os profissionais de marketing, como “Em que ordem os usuários que baixaram os materiais visualizaram as páginas?”, “Qual a porcentagem de pessoas movidas da página TOP para a última página de informações do webinar? ” Vários dados podem ser obtidos.

No entanto, como todos os usuários são anônimos, também existe a limitação de não poder se comunicar diretamente. Essa é a grande diferença das ferramentas MA que realizam marketing 1 para 1 que entrega a clientes em potencial individuais.

O que é análise de funil? Em que ela difere da “pirâmide de compras” de MA?

Vou explicar o que é análise de funil usando GA e como ela difere da “pirâmide de compras” em MA.

white printing paper with Marketing Strategy text

O que é “análise de funil” do GA?

Se houver 100 pessoas que visitaram o site e 10 pessoas que compraram o produto, a figura a seguir mostra como os usuários são reduzidos a esse ponto, refere-se ao que foi feito.

A análise de funil serve para medir de onde os usuários que navegam em cada página saem sem passar para a página seguinte e identificar os “pontos que faltam”.

Existem vários métodos de configuração no GA, mas, por exemplo, esse tipo de medição pode ser realizado configurando o item “Sequência” da função de segmento.

Método de configuração
  • O número de sessões que transitaram para a página da lista de produtos (2) imediatamente após a visualização da página TOP (1) por um determinado período de tempo
  • O número de sessões que fizeram a transição para uma página de detalhes de produto específica (3) imediatamente após a visualização da página de lista de produtos (2)
  • O número de sessões que transitaram para a página de solicitação de material (4) imediatamente após a visualização da página detalhada (3) de um produto específico

Vamos definir as condições da seguinte forma. 

man using MacBook

Medindo essas taxas de transição de página, você pode encontrar páginas com taxas de transição relativamente baixas e usá-las como informações de referência para melhoria do site.

A diferença entre o funil e a “pirâmide de compras” gerenciada pela MA

Olhando para o diagrama de funil, se você já leu este blog antes, notará que ele é semelhante à “pirâmide de compra” que costumamos ver neste blog ou site.

O estágio final reduzido é “Compra” no funil e “Negociação” na pirâmide de compras, e a direção do triângulo é invertida, mas os nomes dos outros itens são os mesmos.

Embora os dois diagramas sejam muito semelhantes, eles diferem no que estão vendo e para que são usados.

  • Funil: analise os movimentos do usuário no site e melhore o site para gerar mais compras
  • Pirâmide de Compra: Determine o grau de interesse do lead e eleve-o ao estágio em que a negociação comercial seja possível

Aqui, gostaria de confirmar que o negócio principal do marketing BtoB, que é acompanhar e angariar leads, não pode ser substituído pela análise de funil GA.

A “função de segmento” e a “análise de funil” do GA podem ser usadas para marketing BtoB?

Para a equipe de marketing de Shannon que usa ferramentas MA, não há muitas oportunidades de usar a função de segmento do GA, mas se necessário

  • Meça o número de visitantes do site por busca orgânica → Se houver tendência de queda, melhore o site

Estou usando assim.

man sitting on sofa while using laptop

Para empresas BtoB que não introduziram ferramentas de MA, pode ser necessário dominar a função de segmento do GA, que pode ser usada gratuitamente. 

Por exemplo, se você tiver um formulário de “download de documento” ou “consulta” em seu site, poderá definir o registro de informações desse para CV e analisar o comportamento do usuário na forma de análise de funil.

Além disso, a “análise de funil” é eficaz para sites da CE onde as transações podem ser concluídas no site. Para os operadores de sites corporativos do EC, pode-se dizer que é uma das ferramentas que eles desejam usar em conjunto com outras funções do GA.

O GA tem muitas funções úteis, mas há algumas que o MA pode e não pode.
Parece que é necessário entender as várias funções do segmento, esclarecer a finalidade, selecionar a função que lhe convém e utilizá-la de forma eficaz.

resumo

Este artigo se concentra nos três pontos a seguir.

1. O GA possui diversas funções de segmento, algumas das quais também podem ser usadas para marketing BtoB.

2. A “análise de funil” que aplica a função de segmento é muito semelhante à “pirâmide de compras”, mas o alvo e a finalidade de uso são diferentes.

3. As empresas que não introduziram as ferramentas MA podem criar maneiras de usar os segmentos GA para marketing, mas o GA não pode substituir o acompanhamento de liderança e as funções de gerenciamento de pull-up das ferramentas MA.

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