O Google Analytics (GA) possui uma ampla variedade de ferramentas de análise.
Entre eles, a função “Segmentar” permite restringir e analisar os usuários.
“Funil” significa “para” em inglês.
Se 100 pessoas visualizaram o site e 10 pessoas realmente o compraram, o processo de redução do número de usuários é gradualmente reduzido, por isso é chamado assim.
Desta vez, assumindo um negócio BtoB, apresentaremos a função de segmento do GA e a análise de funil que o aplica e confirmaremos a diferença de função das ferramentas MA.
Qual é a função de segmento do “Google Analytics”?
Apresenta as várias funções de segmento do Google Analytics e como usá-las.
“Segmento” é uma ferramenta de análise de acesso para avaliar o site
O Google Analytics possui 22 tipos de itens de segmento preparados com antecedência, e você pode restringir os dados com uma operação simples e ver as tendências do usuário. por exemplo
- Usuários que não converteram/Usuários que converteram
- repetidor
- tráfego móvel
- tráfego de busca natural
etc., dos quais você pode selecionar até quatro e exibi-los no gráfico.
Além dos itens de segmento fornecidos, também é possível criar segmentos personalizados definindo condições mais detalhadas. Além disso, há também uma função “Galeria” que permite pesquisar e usar modelos de segmento adequados ao seu objetivo.
![man standing in front of people sitting beside table with laptop computers](http://gamefranquiabrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/12/gmsnxqiljp4-1024x683.jpg)
Exemplos de uso da função de segmento do GA para marketing
GA tem várias funções de segmento.
Entre eles, estão os seguintes exemplos de uso assumindo o marketing de empresas BtoB.
1. Segmento “prospects” e usuários que visualizam páginas como “fluxo de introdução” e “preço” para anúncios
pode-se inferir que existe uma grande possibilidade de compra, então pode-se dizer que são “prospects” . Anúncios da Web podem ser colocados para esses usuários.
2. Segmentar “busca orgânica” para medidas de SEO
A busca orgânica, também chamada de busca natural, são cliques nos resultados obtidos pelos usuários inserindo palavras-chave nos mecanismos de busca.
Se sua pesquisa orgânica estiver em declínio, você pode não estar mais no topo dos resultados de pesquisa. É necessário revisar a estrutura do site e o conteúdo que responde totalmente às palavras-chave.
3. Segmentar “acesso do SNS” e usá-lo para enviar informações do SNS Com
segmentos personalizados, você pode definir as configurações de exibição para acesso via SNS específico, como facebook e twitter. Os resultados da análise podem ser usados para transmitir informações de contas SNS.
Além disso, é útil para os profissionais de marketing, como “Em que ordem os usuários que baixaram os materiais visualizaram as páginas?”, “Qual a porcentagem de pessoas movidas da página TOP para a última página de informações do webinar? ” Vários dados podem ser obtidos.
No entanto, como todos os usuários são anônimos, também existe a limitação de não poder se comunicar diretamente. Essa é a grande diferença das ferramentas MA que realizam marketing 1 para 1 que entrega a clientes em potencial individuais.
O que é análise de funil? Em que ela difere da “pirâmide de compras” de MA?
Vou explicar o que é análise de funil usando GA e como ela difere da “pirâmide de compras” em MA.
![white printing paper with Marketing Strategy text](http://gamefranquiabrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/12/yktk2qaivhi-1024x683.jpg)
O que é “análise de funil” do GA?
Se houver 100 pessoas que visitaram o site e 10 pessoas que compraram o produto, a figura a seguir mostra como os usuários são reduzidos a esse ponto, refere-se ao que foi feito.
A análise de funil serve para medir de onde os usuários que navegam em cada página saem sem passar para a página seguinte e identificar os “pontos que faltam”.
Existem vários métodos de configuração no GA, mas, por exemplo, esse tipo de medição pode ser realizado configurando o item “Sequência” da função de segmento.
Método de configuração
- O número de sessões que transitaram para a página da lista de produtos (2) imediatamente após a visualização da página TOP (1) por um determinado período de tempo
- O número de sessões que fizeram a transição para uma página de detalhes de produto específica (3) imediatamente após a visualização da página de lista de produtos (2)
- O número de sessões que transitaram para a página de solicitação de material (4) imediatamente após a visualização da página detalhada (3) de um produto específico
Vamos definir as condições da seguinte forma.
![man using MacBook](http://gamefranquiabrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/12/lks7vei-eag-1024x683.jpg)
Medindo essas taxas de transição de página, você pode encontrar páginas com taxas de transição relativamente baixas e usá-las como informações de referência para melhoria do site.
A diferença entre o funil e a “pirâmide de compras” gerenciada pela MA
Olhando para o diagrama de funil, se você já leu este blog antes, notará que ele é semelhante à “pirâmide de compra” que costumamos ver neste blog ou site.
O estágio final reduzido é “Compra” no funil e “Negociação” na pirâmide de compras, e a direção do triângulo é invertida, mas os nomes dos outros itens são os mesmos.
Embora os dois diagramas sejam muito semelhantes, eles diferem no que estão vendo e para que são usados.
- Funil: analise os movimentos do usuário no site e melhore o site para gerar mais compras
- Pirâmide de Compra: Determine o grau de interesse do lead e eleve-o ao estágio em que a negociação comercial seja possível
Aqui, gostaria de confirmar que o negócio principal do marketing BtoB, que é acompanhar e angariar leads, não pode ser substituído pela análise de funil GA.
A “função de segmento” e a “análise de funil” do GA podem ser usadas para marketing BtoB?
Para a equipe de marketing de Shannon que usa ferramentas MA, não há muitas oportunidades de usar a função de segmento do GA, mas se necessário
- Meça o número de visitantes do site por busca orgânica → Se houver tendência de queda, melhore o site
Estou usando assim.
![man sitting on sofa while using laptop](http://gamefranquiabrasil.com.br/wp-content/uploads/2022/12/vvacrva56fc-1024x683.jpg)
Para empresas BtoB que não introduziram ferramentas de MA, pode ser necessário dominar a função de segmento do GA, que pode ser usada gratuitamente.
Por exemplo, se você tiver um formulário de “download de documento” ou “consulta” em seu site, poderá definir o registro de informações desse para CV e analisar o comportamento do usuário na forma de análise de funil.
Além disso, a “análise de funil” é eficaz para sites da CE onde as transações podem ser concluídas no site. Para os operadores de sites corporativos do EC, pode-se dizer que é uma das ferramentas que eles desejam usar em conjunto com outras funções do GA.
O GA tem muitas funções úteis, mas há algumas que o MA pode e não pode.
Parece que é necessário entender as várias funções do segmento, esclarecer a finalidade, selecionar a função que lhe convém e utilizá-la de forma eficaz.
resumo
Este artigo se concentra nos três pontos a seguir.
1. O GA possui diversas funções de segmento, algumas das quais também podem ser usadas para marketing BtoB.
2. A “análise de funil” que aplica a função de segmento é muito semelhante à “pirâmide de compras”, mas o alvo e a finalidade de uso são diferentes.
3. As empresas que não introduziram as ferramentas MA podem criar maneiras de usar os segmentos GA para marketing, mas o GA não pode substituir o acompanhamento de liderança e as funções de gerenciamento de pull-up das ferramentas MA.
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