Ao usar o serviço ASP de carrinho no site da EC, você pode fazer a transição para um domínio diferente no caminho para a conversão.
Se estiver usando o Google Ads em um website que abrange vários domínios, você precisará definir as configurações de vários domínios para aumentar a precisão do acompanhamento de conversões.
O que é domínio cruzado? Se você quiser saber, consulte o artigo abaixo.
3 maneiras
Antes de passar para métodos específicos, vamos ver quais métodos estão disponíveis.
① Como usar a tag do vinculador de conversão do Gerenciador de tags do Google
Este é o método recomendado se você estiver usando o Google Tag Manager (GTM). Este é o método mais fácil porque tudo o que você precisa fazer é definir a “Tag do vinculador de conversão” no GTM.
②Como implementar usando a tag global do site (gtag.js)
Como fazer alterações na tag global do site que pode ser usada como remarketing do Google Ads ou tag do Google Analytics. Qualquer pessoa que use o Google Ads pode usar esse método, mas é necessário editar a tag diretamente.
③Como implementar usando tags do Google Analytics
Este método funciona se você usar o Google Analytics. A vantagem é que você também pode definir o acompanhamento de vários domínios do Google Analytics ao mesmo tempo.
Vamos dar uma olhada em cada método.
Como usar a tag do vinculador de conversão do GTM
Vou explicar como usar a tag do vinculador de conversão do GTM.
O que é um vinculador de conversão? Consulte a ajuda abaixo.
Referência: Vinculador de conversões – Ajuda do Gerenciador de tags
Abra o GTM e selecione ② “Novo” em ① “Tags”.
③ Selecione “Configurações de tags” ④ Conversion Linker.
⑤ Marque “Habilitar vinculação entre domínios” e digite os nomes de domínio em “Vincular domínios automaticamente” separados por vírgulas.
Exemplo: Para definir aaa.jp e bbb.jp, digite “aaa.jp,bbb.jp”
Se você precisar de configurações adicionais
As configurações são necessárias nos seguintes casos.
Se o parâmetro de URL for definido com “#” (fragmento) em vez de “?” (consulta padrão)
Especifique-o em “Posição da URL: Fragmento”.
Quando o momento da passagem de domínio é o tempo de envio do formulário (por exemplo, quando o domínio muda no momento em que o item é adicionado ao carrinho)
Defina “formulário de decoração: verdadeiro”.
*Observe que o formulário decorativo funciona apenas quando a opção “Posição do URL” é definida como parâmetro de consulta.
Por fim, defina o gatilho, salve e pronto. O gatilho deve ser basicamente uma exibição de página de todas as páginas.
Como implementar usando a tag global do site (gtag.js)
Saiba como editar e implementar sua tag global do site.
① Selecione “Definir tags” ou “Adicionar tags você mesmo” na tela de configurações de conversão do Google Ads para adquirir a tag global do site do Google Ads.
② Adicione a parte vermelha acima à tag global do site adquirida.
Altere as partes “aaa.com” e “bbb.com” para os domínios correspondentes. Se houver três ou mais domínios, adicione-os da mesma forma, separados por vírgulas.
Referência: medir a atividade em domínios | Universal Analytics for Web (gtag.js) | Google Developers
③ Instale a tag global do site em todas as páginas do site e pronto.
Como implementar usando a tag do Google Analytics (analytics.js)
Vou explicar como alterar e implementar o código de rastreamento (analytics.js) obtido na tela de gerenciamento do Google Analytics.
Referência: configurar acompanhamento de vários domínios (analytics.js) – Ajuda do Analytics
Como o conteúdo da alteração difere dependendo do domínio, assumiremos que os destinos de rastreamento são aaa.jp e bbb.jp como exemplo.
Código de rastreamento a ser implementado em aaa.jp
Código de rastreamento a ser implementado em bbb.jp
Adicione a parte vermelha acima à etiqueta de medição. O nome de domínio da outra parte é adicionado após a vírgula de “‘linker:autoLink’”.
Se você tiver 3 ou mais domínios
Se houver três ou mais domínios que abrangem, defina da seguinte maneira.
Código de rastreamento definido como aaa.jp
Adicione domínios separados por vírgulas como “ga(‘linker:autoLink’, [‘bbb.jp’, ‘ccc.jp’] );”.
Assim como quando há dois domínios, o nome de domínio da outra parte é adicionado atrás da vírgula de “‘linker:autoLink’”, então o código de rastreamento definido para bbb.jp neste ponto é “(‘linker:autoLink’ , [‘ aaa.jp’, ‘ccc.jp’] ”, e o código de rastreamento definido como ccc.jp é “’linker:autoLink’, [‘aaa.jp’, ‘bbb.jp’] ”.
Por que a medição de vários domínios do Google Ads é possível com a tag do Google Analytics, analytics.js?
O Google Analytics e o Google Ads são serviços separados, mas se você definir as configurações de vários domínios do Google Analytics acima, o Google Ads também poderá medir as conversões de vários domínios.
Isso se deve ao mecanismo comum de acompanhamento de vários domínios entre o Google Analytics e o Google Ads.
A medição entre domínios é obtida atribuindo um ID de rastreamento chamado GCLID ao URL no momento do acesso e atribuindo-o ao cookie do navegador em qualquer um dos métodos introduzidos desta vez.
Tanto o Google Analytics quanto o Google Ads usam o mesmo mecanismo. Portanto, se você configurar a tag analytics.js do Google Analytics, poderá medir as conversões entre domínios com o Google Ads.
Referência: ID de clique do Google (GCLID): definição – Ajuda do Google Ads
resumo
As configurações de domínio cruzado são necessárias se seu site contiver páginas de domínios diferentes.
Se você usar um dos métodos apresentados desta vez, poderá medir sem problemas, então vamos configurá-lo.
Leave a Reply