Qual é o objetivo do Google Analytics

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A análise de acesso é essencial para o marketing. Qual é o objetivo do Google Analytics, como ele é diferente do MA e como usá-lo?

Para os envolvidos com marketing, as ferramentas de análise de acesso, principalmente o Google Analytics, é uma das principais ferramentas.
Como o Google Analytics (GA) é gratuito, ele é amplamente estabelecido como a primeira ferramenta de avaliação de sites introduzida por operadores de sites.

Com o GA, você pode ver quanto seu site está sendo visualizado e também pode obter informações como a origem dos visitantes do site e as tendências de idade e sexo dos visitantes.

Por outro lado, as ferramentas de MA (automação de marketing) geralmente são pagas. Para além de poder implementar medidas destinadas à aquisição de leads (prospects) e à captação de interesse, existe também uma função de análise de acessos semelhante ao GA.

Desta vez, vamos esclarecer a diferença entre as funções das ferramentas MA e GA e apresentar como usar as ferramentas MA e GA no marketing BtoB com exemplos de Shannon.

O que é “análise de acesso” e sua ferramenta representativa “Google Analytics”?

O que é análise de acesso e o que é Google Analytics? Veja quais ferramentas estão disponíveis e o que elas podem fazer.

Uma ferramenta de análise de acesso indispensável para avaliar sites

A análise de acesso é medir quantas vezes um site foi acessado e analisar seu conteúdo. Ao introduzir uma ferramenta de análise de acesso ao site operado pela empresa, é possível saber quantas pessoas estão visualizando o site da empresa.

Além disso, as ferramentas de análise de acesso podem revelar o seguinte.

  • Pesquisar palavra-chave
  • Rota de entrada para o site
  • Número de visitas por página
  • Tempo gasto no local
  • A primeira página que um visitante vê (landing page)
  • A página que o visitante deixou
  • Dias e horários ocupados
  • Tipo de dispositivo utilizado pelo visitante
  • Idade do visitante (usuário), sexo, área de residência, tendências de interesses
  • Se o visitante é um novo usuário ou um visitante recorrente
  • O histórico de conversão de um usuário (alcançar uma meta como ‘compra’)

Dessa forma, os dados que podem ser mensurados pelas ferramentas de análise de acesso são diversos, sendo informações essenciais para o marketing.

O padrão para análise de acesso é o gratuito “Google Analytics”

A ferramenta de análise de acesso mais popular é o Google Analytics (GA).
Como o GA é gratuito, ele foi amplamente introduzido de indivíduos a grandes empresas.

As ferramentas de análise de acesso não se limitam ao Google Analytics, mas existem vários outros serviços que são fornecidos gratuitamente ou mediante pagamento.

 A “ferramenta MA (automação de marketing)”, que é o tema principal deste blog, também possui uma “função de rastreamento da web” que pode adquirir o histórico de acessos de páginas da web como uma de suas funções.

Muitas empresas introduzem primeiro o Google Analytics, que é gratuito e tem muitas funções, acumulam dados e depois consideram “o que é necessário a seguir”.

O objetivo principal da análise de acesso é a otimização do site

O maior objetivo de usar a análise de acesso representada pelo GA é aumentar a capacidade de atrair clientes para o seu site.

Por exemplo:

GA permite

  • O que são “páginas visualizadas com frequência” e “conteúdo popular”?
  • O que é uma “página impopular (os usuários que veem essa página saem)”?

  • Qual página o usuário que converteu (CV) (*) viu?

etc. é medido. Com base nos dados vamos fortalecer as páginas que são mais visitadas e melhorar as páginas que são fáceis de sair, é possível aumentar.

Analisar dados e aprimorar páginas também é eficaz para medidas de SEO (otimização do site para alto escalão quando pesquisado).

Além disso, ao observar os dados do GA em ordem cronológica, é possível detectar rapidamente a tendência de diminuição do número de visitantes e tomar medidas preventivas com antecedência.

Uma vez que é possível conhecer a faixa etária, sexo e tendências de interesse dos usuários que visitam o site, pode ser usado para aumentar os visitantes do site, fornecendo conteúdo que corresponda a eles.

Existem muitos outros exemplos de uso do GA, mas em todos os casos, o objetivo principal é otimizar o conteúdo e as linhas de tráfego do site da empresa para aumentar o número de visitantes.

Precauções no manuseio de “cookies” essenciais para análise de acesso

Como as ferramentas de análise de acesso coletam informações do usuário?
O mecanismo de “cookie” é usado lá.

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Um cookie é um arquivo armazenado no dispositivo do usuário pelo operador do site.
Quando você visita um site de vendas por correio que já visitou uma vez, as informações de entrada, como seu nome e endereço de e-mail, podem ser exibidas automaticamente, mas os cookies armazenam esses dados.

As ferramentas de análise de acesso, como o Google Analytics, recebem informações de acesso dos cookies.
Neste momento, informações pessoais como nome e endereço de e-mail não serão repassadas ao operador do site. As informações coletadas limitam-se ao histórico de acessos, referenciador (onde você passou pela página), etc.

Todos os sites são obrigados a especificar que estão analisando o acesso e utilizando cookies, e mesmo que as informações sejam apenas “navegando na página” do usuário, elas não podem ser coletadas sem permissão.

Os indivíduos que navegam na web sempre podem definir cookies para que seu histórico de acesso não seja repassado a outras pessoas. Porém, na realidade, a maioria dos usuários está consultando informações na Internet sem ter consciência de “que tipo de informação será adquirida ao visitar o site”, e esse histórico é utilizado para “análise de acesso”.

No entanto, no futuro, os operadores de sites devem estar cientes de que os regulamentos que exigem que os indivíduos que navegam na web “adquiram o consentimento do cookie” serão mais rígidos.

As empresas que lidam com informações pessoais devem prestar atenção às mesmas coisas que as empresas que usam ferramentas MA fazem.
As empresas devem declarar claramente uma “Política de Privacidade” e uma “Política de Proteção de Informações Pessoais” para todas as informações coletadas, incluindo informações pessoais.

Entenda a diferença entre ferramentas MA e GA e use-as adequadamente

Qual é a diferença entre as funções das ferramentas MA e GA?
Especialmente para aqueles que estão pensando em introduzir ferramentas MA enquanto usam GA, é um ponto que você deseja saber exatamente.

O que as ferramentas MA podem fazer e o GA não pode é “Seguir clientes em potencial”

As ferramentas MA e GA são usadas para marketing, mas qual é a diferença? Ambos têm propósitos diferentes.

Conforme mencionado acima, o objetivo do GA é “maximizar o número de visitantes do site” ou “maximizar o CV”.

Por outro lado, as ferramentas MA têm como objetivo “adquirir e acompanhar potenciais clientes”. O conteúdo inclui etapas como “geração de leads” para adquirir leads, “nutrição de leads” para aumentar o interesse em leads e “qualificação de leads” para identificar leads quentes que provavelmente se tornarão clientes.

A MA realiza medidas como “transmissão de e-mail”, “webinar” e “personalização da web” otimizadas para cada cliente potencial, a fim de elevar os clientes potenciais a “hot leads” com alto grau de interesse.

Como mencionado acima, o Google Analytics é uma ferramenta que analisa o “acesso ao site”, e a ferramenta MA é uma ferramenta que implementa medidas para leads (prospects) identificados por endereço de e-mail, e suas funções são claramente diferentes. Entenda e use os recursos.

Diferenças na manipulação de dados entre ferramentas MA e GA

Há uma grande diferença nos dados de destino entre as ferramentas MA e GA, que têm finalidades diferentes.

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Ferramentas de análise de acesso, como o GA, medem as informações dos visitantes que visualizaram sites sem identificar indivíduos.

Por outro lado, as ferramentas do MA lidam com endereço de e-mail registrado e informações de nome com base no consentimento individual. As informações obtidas são acumuladas como o “lead” mais importante no departamento de marketing, e informações como revistas por e-mail e informações de webinar são entregues.

Mesmo sem a ferramenta MA, é possível receber um endereço de e-mail de um formulário de consulta e enviar um e-mail para a pessoa-alvo, mas para rastrear continuamente o histórico de acesso vinculado ao endereço de e-mail, é necessária a ferramenta MA. .

Como usar as ferramentas GA e MA no BtoB

Como as empresas BtoB devem dominar as ferramentas GA e MA?

Em primeiro lugar, para muitas empresas, a introdução do GA com o objetivo de melhorar seu site é muito eficaz. Ao analisar o número e o movimento dos visitantes, você pode melhorar seu site para que mais pessoas o visitem.

Além disso, o Google Analytics pode aumentar o currículo no site, por isso é muito eficaz para sites da EC. Mesmo no BtoB, o GA é útil se você estiver vendendo mercadorias no EC.

Até este ponto, o GA pode lidar com isso. No entanto, em transações B2B em geral, geralmente leva muito tempo, de vários meses a um ano ou mais, antes que um cliente em potencial se torne um cliente.

por exemplo,

  • Realize seminários/webinars para clientes em potencial
  • Audiência individual de Inside Sales
  • Orientação de materiais e informações úteis de acordo com o histórico de comportamento dos clientes potenciais

etc. As ferramentas MA são eficazes na implementação contínua dessas medidas e no acompanhamento contínuo.

Se você é uma empresa BtoB geral que não é um negócio EC e não introduziu ferramentas MA, você pode inferir dos valores de medição GA para saber o efeito das medidas acima. No entanto, você terá dificuldade em acompanhar individualmente, pois não poderá conhecer detalhadamente o comportamento de cada cliente em potencial.

Por outro lado, os departamentos de marketing que introduziram as ferramentas MA são capazes de realizar seu trabalho de forma eficiente, acompanhando os clientes em potencial de forma adequada e verificando o GA quando eles desejam fazer referência a dados relacionados.

[Introdução do exemplo de Shannon] Utilizando a função de análise da web do GA principalmente com ferramentas MA

A ferramenta MA de Shannon “Plataforma de marketing” pode ser vinculada ao Google Analytics. Aqui estão alguns exemplos de como eles são usados.

(Exemplo de cooperação GA 1) Medição de currículo com formulários de inscrição, como solicitações de documentos

A força do AG é que ele pode medir detalhadamente os movimentos do usuário na Web, portanto, pode ser usado da seguinte maneira.

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Por exemplo, no formulário de solicitação de documentos, se a movimentação for “inserir itens necessários” → “confirmação” → “aplicativo concluído”, mesmo que a tela mude, se a URL for a mesma, não pode ser medida com a ferramenta MA .

Aqui, você pode medir o histórico de acesso detalhado definindo o CV para “conclusão do aplicativo” enquanto mede “input de informações necessárias” e “confirmação de conteúdo” usando um URL virtual e analisando-o com GA.

Como resultado da medição, se houver uma grande porcentagem de usuários que saem na etapa de “inserir itens necessários”, contramedidas como reconsiderar o formato e os itens do formulário de entrada podem ser considerados.

(Exemplo de cooperação GA 2) Meça as informações da fonte de entrada definindo parâmetros

De onde vêm os visitantes do seu site? Por exemplo, você tem as seguintes opções:

  • Pesquisa orgânica (entrada dos resultados da pesquisa)
  • Clique no URL do boletim informativo por e-mail
  • clique no anúncio
  • Entrada do SNS

O GA também ajuda ao analisar isso em detalhes. Ao definir um parâmetro que pode identificar a fonte de entrada após o URL da página de destino incorporada em anúncios, revistas de e-mail, etc., você pode medir com precisão as informações da fonte de entrada.

Consulte o GA se quiser ver a tendência geral dos dados

Além dos exemplos fornecidos, o GA é útil quando você deseja ver grandes movimentos em todos os dados.

1. Observar tendências no número de entradas orgânicas O
GA é adequado para visualizar o número total de usuários orgânicos que inseriram uma palavra-chave em um mecanismo de pesquisa e seguiram os resultados para visitar um site e suas tendências cronológicas. Se o número de entradas tende a diminuir, pode-se julgar que são necessárias medidas de SEO e melhorias no site.

2. Analisar os resultados de medidas anteriores A
GA também é eficaz ao analisar os efeitos de medidas como distribuição de e-mail, webinars e anúncios implementados com ferramentas MA nos últimos seis meses a um ano. Bom para obter a imagem grande.

Conforme descrito acima, as empresas que introduziram ferramentas de MA podem usar as funções de MA e GA de acordo com sua finalidade.

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resumo

Este artigo enfoca os quatro pontos a seguir.

1. A análise de acesso é a medição dos visitantes de um site, e o Google Analytics é um exemplo típico.

2. O objetivo da análise de acesso é a otimização da página para aumentar o tráfego e o currículo do site.

3. O que as ferramentas do MA podem fazer e o AG não pode fazer é o acompanhamento contínuo dos prospects identificados.

4. No marketing BtoB, é eficaz usar o GA conforme necessário, usando principalmente as ferramentas MA.

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