Pesquisa Visual – Como reconhecer um produto para compra através de uma foto

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Pesquisa visual é um termo que se refere a uma tecnologia que pesquisa com base em dados de imagem, ao contrário do método de inserção de palavras-chave de pesquisa geral. As imagens encontradas na Internet ou as imagens tiradas diretamente com a câmera de um smartphone podem ser pesquisadas por correspondência com o conteúdo do site.

A rigor, o conceito em si não é tão novo, mas várias inovações tecnológicas, como a IA, melhoraram a precisão e ganharam novo impulso.Como uma tecnologia com potencial de mudança, espera-se que crie raízes no médio prazo.

Neste contexto, gostaria de examinar mais de perto as tendências atuais.

Qual é o apelo da pesquisa visual?

Em nossas vidas diárias, muitas vezes percebemos que os humanos costumam perceber as coisas visualmente. Por exemplo, ao olhar para uma imagem, é relativamente fácil captar intuitivamente até informações complexas em um instante, mas, inversamente, é fácil imaginar que levaria mais tempo para verbalizar com precisão a mesma informação.

Essa diferença é fundamentalmente um dos grandes pontos fortes da pesquisa visual e parece permitir que os usuários pesquisem intuitivamente, especialmente por coisas que nunca viram antes ou ainda não podem descrever com precisão em palavras. Embora seja um tanto idealista, se aplicado ao campo do comércio eletrônico, pode-se esperar que o uso da pesquisa visual encurte o caminho para a compra, pesquisando a partir de uma imagem que lhe interessa, descobrindo um site da EC e fazendo uma compra. .

Por exemplo, imagine uma situação em que um usuário vê a imagem de um jogador de basquete e se interessa pelos tênis que esse jogador está usando. A pesquisa visual pode não apenas identificar o próprio modelo de sapato sem qualquer informação adicional, mas também combinar essa informação com a imagem do produto na loja virtual e comprar o mesmo sapato no local.

Se você estivesse pesquisando por texto, procuraria palavras-chave como “tênis de basquete + marca + cor” ou “nome do jogador + tênis de basquete” como pistas para encontrar o que está procurando. Pode não ser encontrado imediatamente.

Tem grande potencial na área de e-commerce

Observando o estado atual da tecnologia em pesquisa visual, os principais players de TI são listados como principais players. Além do Google Lens fornecido pelo Google, a função Lens do Pinterest, a função Bing Visual Search da Microsoft, o StyleSnap da Amazon e vários aplicativos de pesquisa visual compatíveis com Shopify estão na mesma direção. , mostra claramente que a demanda por soluções é muito alta.

Em relação ao uso atual no campo do comércio eletrônico, o exemplo fornecido pela empresa européia de vendas de calçados CCC em cooperação com o Google é sugestivo. Aqui, conseguimos combinar fotos enviadas por usuários ou imagens encontradas na Internet com nossa linha de produtos e propor modelos adequados a clientes em potencial. “Os usuários que usaram a pesquisa visual eram mais propensos a comprar ou adicionar a um carrinho de compras do que aqueles que pesquisavam textualmente”, disse Michael Pacinnik, chefe de campanhas de comércio e aplicativos móveis da empresa. “É.

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Referência: Como a pesquisa visual torna as compras mais inteligentes – Think with Google CEE

Fácil acessibilidade para os usuários

A busca visual certamente é uma tecnologia ainda em desenvolvimento, mas já amplamente aceita pelos internautas . Outro exemplo recente relacionado ao Google é o Google Analytics, que vê um aumento de 4x no tráfego por meio do Google Lens desde que o Google Lens foi integrado ao navegador Chrome (mesmo para usuários de PCs).

Referência: O tráfego do Google Lens aumentou, 400% ⬆ – Blog de informações sobre SEO no exterior

Também interessantes são os dados do usuário de pesquisa visual do Pinterest. Um estudo de 2019 descobriu que a busca visual é o ponto de partida do processo de compra para 80% dos “pinners” (pessoas que fixam imagens e conteúdo regularmente). Além disso, 61% dos usuários disseram ter tido uma experiência de usuário muito positiva com pesquisas visuais feitas na loja. Dessa forma, a busca visual também pode funcionar como uma ponte efetiva entre o offline e o online.

Referência: Atualizando o Lens para mais inspiração online para offline | Pinterest Newsroom

O que podemos ver nos exemplos acima é que os usuários estão ansiosos para usar a funcionalidade de pesquisa visual assim que ela estiver prontamente disponível. E se a precisão da busca visual for melhorada, é altamente possível que ela penetre cada vez mais no cotidiano dos usuários.

Sinergia com a pesquisa convencional

Obviamente, é improvável que a ascensão da pesquisa visual substitua a pesquisa tradicional baseada em texto . Cada um deles tem seu uso e função, então acho que vão se complementar. Isso porque, por maior que seja a densidade de informação da imagem, há casos em que é difícil entender a intenção do usuário que buscou a imagem sozinho, por isso é necessário fornecer contexto adequado em alguns casos.

Uma das propostas para resolver esse problema é o recurso recentemente introduzido pelo Google chamado “multi-pesquisa”. Ao adicionar palavras-chave baseadas em texto a imagens selecionadas para pesquisa visual, é possível complementar a intenção de pesquisa e restringir os temas.

Por exemplo, ao pesquisar com base na imagem de um vestido laranja, adicionar a palavra “verde” resultará em variações correspondentes de verde nos resultados da pesquisa.

As câmeras entram na jornada do cliente

Não é como se todos já estivéssemos comprando com câmeras, mas pelo menos podemos esperar que as câmeras dos smartphones desempenhem um papel cada vez mais importante na futura jornada do cliente . Isso se aplica à pesquisa visual acima mencionada, mas ainda mais quando você pensa sobre isso no contexto mais amplo de como os usuários móveis interagem com o conteúdo.

Por exemplo, no futuro, pode-se esperar que a função AR seja cada vez mais utilizada no comportamento de compra. No Google Marketing Live 2022 deste ano, fiquei particularmente impressionado com o uso da tecnologia AR para colocar um modelo 3D de uma poltrona em um espaço virtual em meu quarto por meio da câmera.

Referência: Google Marketing Live 2022 – Construindo o futuro do marketing juntos

Como mostram casos de uso como este, o uso de câmeras de smartphones tornou-se mais complexo e não pode ser ignorado como parte da jornada do cliente.

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