Os chatbots vão mudar o marketing digital?

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Mais e mais marcas estão recorrendo à IA conversacional, incluindo chatbots, para atendimento ao cliente, nutrição de leads, upselling, cross-selling, prevenção de abandono de carrinho e até mesmo o design de páginas de destino e formulários de entrada.

Vamos explorar o histórico por trás do interesse de muitas empresas em chatbots e explorar o potencial e os desafios dos chatbots.

Tailwinds do crescimento do tráfego online

Não é por acaso que os chatbots estão em ascensão. A pandemia do COVID-19 trouxe mudanças significativas e provavelmente duradouras no comportamento de consumo humano em todo o mundo. À medida que a mudança do off-line para o on-line se tornou mais pronunciada, o tráfego de muitos sites aumentou, tornando um desafio para os operadores do site responder rápida e suavemente a todas as perguntas 24 horas por dia, 365 dias por ano. Acredita-se que essa situação tenha encorajado o surgimento de soluções de conversação automatizadas, como chatbots, em vários setores.

参考: COVID-19 deu origem à adoção em massa de chatbots no varejo

Chatbots são um mercado em crescimento

É claro que os chatbots existem há muito tempo. Em última análise, o mercado cresceu significativamente devido aos efeitos sinérgicos de fatores como a disseminação global de aplicativos de mensagens e o desenvolvimento do campo de IA, ao mesmo tempo em que mudanças no comportamento do usuário devido à crise da coroa.

A gama de aplicações também é muito ampla, e especula-se que o potencial dos chatbots no campo do e-commerce seja particularmente grande . Para 2024, a empresa de pesquisa de mercado norte-americana Insider Intelligence prevê que as vendas geradas por chatbots no comércio eletrônico aumentarão para US$ 142 bilhões em todo o mundo (aproximadamente ¥ 18 trilhões). Em 2019, as vendas foram de $ 2,8 bilhões (aproximadamente ¥ 350 bilhões).

Leia também: Mercado Chatbot em 2022: estatísticas, tendências e empresas na crescente indústria de AI chatbot

Um salvador na era pós-cookies?

Outra razão para o aumento do interesse em chatbots é o fim dos cookies de terceiros.

Nestas circunstâncias, os first-party data (dados que as próprias empresas recebem dos clientes e visitantes) tornaram-se ainda mais importantes estrategicamente em termos de marketing, e conhecem os seus (potenciais) clientes melhor do que os seus concorrentes. A empresa terá uma forte vantagem .

Os chatbots podem fornecer uma oportunidade crucial para fazer isso, pois podem coletar uma variedade de dados relevantes. Diversas informações são acumuladas através da interação com o chatbot, desde informações pessoais até interesses e preocupações, dúvidas que os usuários possam ter e histórico de pedidos, o que é muito útil para um entendimento mais profundo dos usuários .

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Além disso, aplicativos de mensagens como LINE e Facebook Messenger e chatbots podem ser usados ​​em uma abordagem semelhante ao redirecionamento convencional, e acreditamos que há uma grande possibilidade de atingir usuários com alta intenção de compra sem o uso de cookies de terceiros.

Referência: como alternativa aos anúncios de retargeting? Anúncios LINE x chatbot em destaque devido aos regulamentos de cookies! – Pinguim

Melhorar a experiência do usuário continua sendo um grande desafio

Em teoria, os chatbots poderiam resolver perfeitamente os problemas de marketing e atendimento ao cliente online que nos aguardam em um futuro próximo, mas nem é preciso dizer que os chatbots não são de forma alguma perfeitos. Embora essa tecnologia tenha feito grandes avanços nos últimos anos, ainda podemos ver os prós e os contras dos chatbots do lado do usuário.

Uma pesquisa realizada pela empresa canadense de telecomunicações Mitel descobriu que um total de 39% dos entrevistados (24% porque os chatbots são mais rápidos, 15% porque não são bons em falar com agentes humanos) são positivos sobre os chatbots. não gostava de interagir com chatbots.

As razões por trás disso são certamente complexas, mas a julgar pelas respostas, provavelmente é um padrão de perguntas e respostas muito simples que não apresenta respostas úteis para o usuário, ou uma IA que “se comporta como um ser humano”, mas ainda tem algum senso de incongruência. Pode ser um problema com o fenômeno do vale misterioso.

De qualquer forma, tanto os avanços tecnológicos quanto os investimentos na melhoria da experiência do usuário provavelmente farão com que os chatbots se tornem mais aceitáveis ​​para os usuários ao longo do tempo.

参考:Conversational UX: A peça que faltava na sua estratégia de chatbot | TechCrunch

Ou, mesmo antes disso, apenas revisar a linha sobre quando a IA deve passar o bastão para uma pessoa humana no comando mudará muito a reação.

Tecnologia com muitas possibilidades no futuro

Obviamente, não importa o quão conveniente seja um chatbot, deve-se dizer que o efeito que ele pode exercer depende de como e onde é introduzido. Um chatbot em uma página de destino com um apelo à ação claro pode ser redundante, se não enganoso, mas para sites com designs mais complexos e onde os visitantes podem interagir com as marcas de várias maneiras, ele tem o potencial de gerar grandes lucros.

Além disso, em todos os setores, os chatbots e as tecnologias de conversação complementarão cada vez mais e até substituirão completamente uma variedade de processos em sites nos próximos anos .

Avanços tecnológicos nas áreas de IA, reconhecimento de voz e controle de voz, que são esperados no futuro, também devem impulsionar a disseminação dos chatbots. A aquisição da Botmock pelo Walmart em 2021, uma startup que desenvolve IA de conversação baseada em texto e voz, é vista como um passo claro nessa direção.

Referência: Walmart adquire No-Code Botmock para expandir “Voice Shopping” | BRIDGE Technology & Startup Information

Independentemente disso, o tema em torno dos chatbots continua tão notável como sempre.

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