estrutura de marketing
Uma estrutura é uma metodologia estabelecida ou processo analítico. No marketing, por meio de métodos analíticos e conceitos estratégicos comprovadamente eficazes, torna-se possível analisar e verificar clientes e potenciais clientes com mais eficiência, bem como formular estratégias.
Não há necessidade de criar um método de análise por conta própria, você só precisa aplicar os dados recebidos do cliente à estrutura, portanto, há uma vantagem de poder analisar com mais facilidade e precisão. Existem muitos tipos de frameworks de marketing, cada um com características e propósitos diferentes, por isso é importante utilizá-los adequadamente de acordo com o produto e a estratégia da empresa.
análise STP
A análise e a construção da estratégia são realizadas por meio de três processos principais denominados “stp”. O segmento “S” é o primeiro passo em “stp” para categorizar clientes existentes e potenciais. Será classificado de acordo com idade, sexo, histórico de visitas à loja, histórico de visitas ao site, histórico de compras, etc.
Depois disso, fazemos a segmentação, que é o processo “T”. Entre as camadas categorizadas, decida em qual camada focar como destino. Neste momento, uma ampla gama de estratégias pode ser elaborada classificando cada camada, como não apenas o alvo principal que atrai mais interesse, mas também o subalvo que é o próximo alvo.
Finalmente, o terceiro passo, “P”, ou posicionamento. Para cada alvo, decidiremos qual posição proteger e abordar. Como o método de abordagem vai mudar dependendo do target, a vantagem é que você pode criar uma estratégia com uma taxa de conversão maior.
análise PEST
Ele analisa os eventos em termos de fatores externos-chave e usa isso para informar as perspectivas de longo prazo para o setor como um todo e para a própria empresa. O primeiro “Política”, refere -se a fatores políticos e considera o impacto nas indústrias e produtos causados por mudanças no governo ou emendas às leis.
“Economia” examinará as flutuações gerais de preços, tendências econômicas e taxas de crescimento em escala industrial. Se o sentimento comercial melhorar, o desejo de comprar também aumentará, então você pode analisar coisas como marketing agressivo.
“Sociedade” analisa fatores como demografia e opinião pública. Por exemplo, à medida que a população do Japão continua a envelhecer, veremos o desenvolvimento de serviços para idosos. A opinião pública muitas vezes muda dramaticamente no curto prazo devido a desastres, etc., e se a opinião pública for formada para abster-se de autocontrole, ela será instada a mudar de estratégia, como entrar em uma gestão defensiva.
“Tecnologia” verifica se o produto possui tecnologia para produzir o produto ou se foi patenteado do ponto de vista técnico. Você precisará ver as coisas de uma perspectiva mais prática, e a situação é bem diferente dependendo do setor. Se você cometer um erro aqui, talvez não consiga estabelecer um sistema de produção adequado, portanto, é necessário analisá-lo detalhadamente.
análise 4P
Entre os importantes “4p4c” em marketing, analisaremos principalmente “P”. Especificamente, primeiro olhamos para “Produto”, o produto em si. Sempre analisamos do ponto de vista do cliente, assim confirmamos que tipo de comodidade e valor esse produto tem para o cliente.
O segundo é “Preço”. Não importa quão bom seja um produto, os clientes não o comprarão facilmente se o preço não for equilibrado. Por outro lado, mesmo que a qualidade seja um pouco inferior aos produtos de outras empresas, se eles souberem que o produto é superior em termos de desempenho de custo, eles tenderão a escolher o mais barato. O segundo ponto é encontrar esse equilíbrio.
O terceiro é “Promoção”. Examinaremos como se comunicar com os clientes nas atividades de promoção de vendas.
O quarto é “Lugar”. Isso se refere ao sistema de distribuição e considera qual método de distribuição é mais conveniente para o cliente. Decidiremos se as vendas presenciais nas lojas são melhores ou se o pedido on-line pelo correio é melhor. Claro que com esses fatores temos que considerar não só a comodidade do cliente, mas também a capacidade da empresa em implementá-lo, então precisamos equilibrar os dois.
análise 4C
Entre “4p4c”, é uma estrutura para ver as necessidades e a psicologia do cliente. O primeiro é o Valor do Cliente, que capta o valor de um serviço percebido pelos clientes.
Em seguida é “Custo”. Considere as considerações e encargos que o cliente pagará. Isso inclui não apenas o preço, mas também a manutenção e os impostos necessários para o uso contínuo de bens duráveis.
A terceira é “Comunicação”, que examina o esforço e os custos envolvidos na comunicação com os clientes.
Por fim, a “Conveniência” analisa a comodidade sentida pelos clientes. Analisamos se o produto é fácil de usar e tem mérito, e onde ele difere dos produtos existentes.
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