O que é um CMS headless e como ele é diferente do CMS tradicional?

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Descubra o que é um CMS headless, como ele difere do CMS tradicional e resuma os benefícios de um CMS headless.

O que é um CMS headless e como ele é diferente do CMS tradicional?

Para entender o CMS headless, vamos primeiro revisar como o CMS funciona.

CMS é uma abreviação de Contents Management System, e é um mecanismo para criar o conteúdo do site.

Ao inserir conteúdo como texto e imagens na tela de gerenciamento do CMS, o operador do site pode criar uma página da Web sem escrever código HTML ou CSS.
O CMS possui uma função de visualizador de página da web e você pode verificar a exibição da página da web.

A parte onde o operador do site insere e gerencia os dados é chamada de back-end, e a parte onde o usuário vê é chamada de front-end. Em um CMS convencional, o front-end que é a parte de exibição e o back-end que insere o conteúdo são integrados, mas isso às vezes é chamado de CMS acoplado.

Por outro lado, um CMS headless não tem parte frontal. O head “headless” é o front-end, e um CMS headless é um CMS com apenas funcionalidade de back-end.

Então, quando você está tentando criar um site, um CMS headless não é suficiente. Como exibir o conteúdo na página da Web front-end ou na tela do aplicativo é construído separadamente usando HTML, CSS, JavaScript etc.

O front-end pode ser configurado para qualquer mídia, como PCs, smartphones, smartwatches, sinalização digital, metaverso, etc. Headless CMS e front-end estão ligados por API (Application Programming Interface).

Fundo de atenção do CMS headless

O CMS headless é popular na Europa e nos Estados Unidos desde 2018 e começou a se espalhar no Japão nos últimos anos. O fundo é o seguinte.

Necessidades de vários dispositivos de fonte única Os dispositivos dos quais
os usuários obtêm informações não se limitam a PCs, smartphones e tablets e continuarão a se diversificar no futuro. Há uma necessidade cada vez maior de “suporte multi-dispositivo” para que as empresas possam obter informações da mesma forma de qualquer dispositivo e tenham uma experiência otimizada quando fizerem algum tipo de transmissão.

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A centralidade da API e o DX
Gendai oferecem muitos serviços baseados em SaaS e vinculados à API. As empresas usuárias podem trabalhar com eficiência selecionando a combinação ideal para sua empresa entre uma variedade de serviços.

Por exemplo, no campo de marketing, SFA, CRM, MA, CMS, etc. podem ser selecionados livremente e vinculados via API. Essa tendência é chamada de API-centricity, e pode-se dizer que é uma direção que deve ser promovida sob a perspectiva do DX.

Importância crescente do UX
As empresas são obrigadas a fornecer uma melhor experiência do usuário (UX) por meio de conteúdo da web. Serve para a atração de clientes da própria empresa, mas também é importante para o SEO. 

O Google definiu “principais dados vitais da web”, como a velocidade de exibição das páginas da web e a velocidade de reação ao inserir como um indicador da experiência do usuário e os usa como padrão para SEO.

Preparando-se para o cookieless

Com a previsão de regulamentação dos cookies até 2024, as empresas estão se preparando para o cookieless. Portanto, enfatiza-se a coleta de dados próprios coletados internamente e, por isso, é necessário aprimorar ainda mais o conteúdo próprio, e o CMS headless, que tem muitas vantagens, também está chamando a atenção.

7 vantagens do CMS headless

Os benefícios de um CMS headless incluem:

Suporte fácil para vários dispositivos
Conforme mencionado acima, o CMS headless gerencia apenas o conteúdo, portanto, é fácil selecionar livremente vários front-ends e adicioná-los ou alterá-los conforme necessário. Os front-ends incluem sites, aplicativos para smartphone, sinalização digital, IoT, dispositivos de áudio e metaversos.

UX aprimorado Com
o CMS headless, há menos trocas de arquivos do que os tipos convencionais, portanto, a velocidade de exibição é mais rápida. Além disso, desenvolvemos a UI ideal para cada dispositivo, melhorando a experiência do usuário.

Maior liberdade de desenvolvimento No
CMS convencional, se você quisesse mudar parte do front-end ou do back-end, teria que modificar ambos. No entanto, com um CMS headless, o front-end e o back-end são separados, facilitando as alterações. Também é possível adicionar exibição usando a função CMS a algumas das páginas estáticas no site existente.

A velocidade de desenvolvimento é aumentada pela divisão de trabalho Com o
CMS headless, diferentes engenheiros são responsáveis ​​pelo back-end e front-end, e o desenvolvimento pode prosseguir de forma independente, portanto, a velocidade geral de desenvolvimento pode ser reduzida.

Menos carga no servidor
Ao contrário do CMS convencional, os arquivos para visualização não são criados, portanto a carga no servidor é menor e os custos podem ser reduzidos.

Headless CMS com alta segurança
não expõe a estrutura interna, por isso é difícil de ser atacado e a segurança pode ser melhorada mais do que o CMS convencional.

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Você pode vincular a vários serviços, como CRM e MA, com uma API que facilita a vinculação a outros serviços . É fácil de usar, como implantar o conteúdo do CMS headless em outros serviços e importar dados do cliente do CRM e MA para o CMS headless.

Desvantagens do CMS headless

Por outro lado, quais são as desvantagens do CMS headless?

Nenhuma função de visualização
Um CMS headless não possui uma função de visualização. Se você deseja visualizar ao criar conteúdo, precisa preparar uma função de visualização separada, que leva mais tempo do que o CMS convencional.

Desenvolvimento de front-end e habilidades de API necessárias
Ao contrário do CMS convencional, o CMS headless requer desenvolvimento de front-end. Além disso, é necessário conhecimento da API. Você pode ter que contratar um engenheiro.

Headless CMS pode ser caro
Headless CMS é uma nova tecnologia, então você tem que desenvolver as funções desejadas separadamente, ou se você tiver uma grande quantidade de conteúdo para gerenciar, pode custar dinheiro.

Embora o CMS headless tenha muitas vantagens, ele também tem desvantagens. Pelo menos nesta fase, pode-se dizer que é necessário entender e considerar as características do headless CMS antes de tomar uma decisão.

Principais serviços do Headless CMS

Uma variedade de CMS headless são fornecidos no Japão e no exterior. Apresentaremos os tipos de CMS representados pelo WordPress e o representativo headless CMS.

Tipo de CMS

O CMS pode ser dividido em “tipo de código aberto”, “tipo de pacote” e “tipo de nuvem”.

Código aberto significa que o código-fonte é aberto ao público e o CMS de código aberto pode ser usado gratuitamente. Muitas pessoas estão participando do desenvolvimento, então várias funções de extensão são fornecidas e a personalização pode ser feita de forma flexível. No entanto, você deve tomar suas próprias medidas de segurança.
O CMS de código aberto representativo é o “WordPress”, que possui a maior participação de mercado no mundo. Existem outros como “Joomla!” e “Drupal”.

A maioria dos CMS de código aberto é paga. O tipo de pacote CMS pode ser chamado de tipo local porque é operado dentro do próprio sistema da empresa. Por outro lado, o CMS baseado em nuvem é um tipo SaaS que usa funções na Internet.

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Nos últimos anos, o tipo de nuvem que pode ser usado a baixo custo tornou-se popular, e “Adobe Experience Manager”, “Jimdo” e “WIX” são conhecidos.

Os serviços CMS headless geralmente são baseados em nuvem, mas também há um “tipo auto-hospedado” que instala um CMS headless em seu próprio servidor, que é equivalente ao “tipo de pacote” acima. Há também um CMS headless de código aberto.

Serviço CMS headless típico

Os serviços CMS headless típicos incluem:

O microCMS
é um CMS headless baseado em API feito no Japão que tem muitos cases de introdução para grandes empresas. Você pode começar de graça, e o suporte ao idioma japonês também é conveniente.


Um CMS headless de uma empresa japonesa baseado no Kuroco SaaS CMS “RCMS”. Excelentes funções de gerenciamento de CE e membros.


Apenas a parte de back-end do Shifter Headless WordPress pode ser usada como um CMS headless . É um serviço feito no Japão e fácil de usar para quem está familiarizado com o WordPress.

Contentful
é um CMS headless da Alemanha que é amplamente utilizado no mundo. Possui muitas conquistas de desenvolvimento e várias funções, mas está disponível apenas em inglês.

Strapi
é um CMS de código aberto. Se você tiver as habilidades, poderá criar rapidamente um ambiente de desenvolvimento e experimentá-lo e personalizá-lo com flexibilidade.


Um CMS headless que utiliza a API “GraphQL” desenvolvida pela GraphCMS Meta. Experiência com GraphQL é recomendada.

O Sitecore
Denmark é um serviço CMS headless que é implantado em todo o mundo e foi apresentado a muitas empresas no Japão. Gerenciamos uma ampla variedade de conteúdo de marketing por meio de vinculação de API e temos uma vasta experiência em comércio eletrônico.

O Prismic.io
está disponível gratuitamente ou por um preço baixo e é usado por pequenas e grandes empresas.

novo lançamento! CMS headless fornecido por Shannon

Em setembro de 2022, Shannon adicionou “Headless CMS enquanto assiste” como uma nova função ao seu serviço CMS “vibit CMS Neo”. Aqui está uma visão geral.

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O que é o “vibit CMS Neo” de Shannon?

O Vibit CMS Neo fornecido por Shannon é um CMS que permite criar e atualizar páginas facilmente enquanto visualiza a tela real do navegador.

Equipado com um “banco de dados de conteúdo como você o vê” que permite criar e editar facilmente bancos de dados de conteúdo, como grandes quantidades de dados de produtos e artigos publicados.

Com uma interface do usuário simples, intuitiva e fácil de operar, é fácil de operar a partir de tablets e smartphones e oferece suporte a vários dispositivos de uma fonte. Também possui excelente extensibilidade para se conectar a outros sistemas.

O que é a nova função “CMS headless como você o vê”?

Em setembro de 2022, Shannon lançou um novo recurso, “Headless CMS como você o vê”.
“Mimimama headless CMS” pode usar conteúdo gerenciado pelo CMS para sites avançados com baixo código/sem código.

“Mimimama Headless CMS” pode se referir e escrever conteúdos registrados em “Mimimama Contents DB” com JavaScript no front-end por meio de uma API dedicada. É possível criar um site em um curto período de tempo e com baixo custo sem desenvolver um programa aplicativo no lado do servidor.

A adição de “Headless CMS como você o vê” tornou possível reduzir significativamente as horas de trabalho ao criar sites que se conectam a vários aplicativos SaaS e sistemas principais da empresa. Em testes internos, conseguimos encurtar a construção de um site de dois meses para cerca de duas semanas.

Fácil operação do site de membros em cooperação com o MA de Shannon

Ao vincular-se à “PLATAFORMA DE MARKETING SHANON”, é possível criar um site de associação e distribuir informações de acordo com os atributos do membro com código baixo / sem código.

Em cooperação com MA, que gerencia as informações dos membros, elas são refletidas na página da web com a “função CMS headless como você a vê”.

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  • Exibir cupons diferentes para cada atributo de membro
  • Criação de páginas web recomendadas para membros específicos
  • Gerencie e atualize as informações do cupom

etc é fácil.

Mais informações estão disponíveis aqui.

resumo

Este artigo se concentra nos três pontos a seguir.

  1. Um CMS headless é um CMS que não possui uma parte frontal ao contrário de um CMS convencional e pode suportar vários dispositivos.
  2. Headless CMS tem muitas vantagens, como poder implantar um conteúdo em vários dispositivos e diminuir a velocidade de desenvolvimento, mas também há desvantagens, como a necessidade de desenvolver o front-end separadamente.
  3. A nova função de Shannon, “Headless CMS at a glance”, permite que você use o conteúdo gerenciado pelo CMS em sites avançados de baixo código/sem código.

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