O que é o Google Search Console? Uma explicação simples de como melhorar sua classificação de pesquisa!
O Google Search Console, às vezes chamado de GSC ou Sachiko, é uma ferramenta essencial para SEOs.
O Search Console tem três pontos.
A primeira é ver o comportamento dos usuários antes de visitar o site, como palavras-chave de pesquisa e taxa de cliques.
A segunda é conhecer os dados medidos e avaliados pelo Google.
Você Neste artigo, mostrarei como usar o básico do Google Search Console.
O que é o Google Search Console
Explique o que é o Google Search Console e quando você pode usá-lo.
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita para SEO
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google.
O Google Search Console permite que você veja as palavras-chave, cliques, impressões, taxa de cliques e posição que os usuários digitaram nas pesquisas do Google antes de visitar seu site.
Além disso, os administradores do site podem saber “como o mecanismo de pesquisa do Google reconhece seu site” por meio do console de pesquisa. Você também pode verificar se há alguma falha em seu site, como duplicação de páginas ou ausência de uma determinada página.
Esta informação está disponível apenas através do Google Search Console, tornando-se uma ferramenta essencial para SEOs.
Papel do Google Analytics e do Google Search Console
Outra ferramenta de análise da web do Google é o Google Analytics.
O Google Analytics (GA) mede dados sobre o comportamento dos usuários que visitam o site. Além de dados como uu, pv, tempo de permanência, taxa de retirada, taxa de rejeição, taxa de obtenção de CV definida pelo administrador, atributos do usuário, dispositivos usados e informações do referenciador podem ser obtidos.
Google Analytics | console de pesquisa do google |
Entenda o comportamento dos usuários que visitam seu site | Entenda o comportamento do usuário antes de visitar um site (somente por meio da pesquisa do Google) |
Você pode enviar uma solicitação ao rastreador do Google Search Console
Quando um site é lançado ou renovado, isso não é refletido imediatamente nos resultados de pesquisa do Google. As informações sobre páginas novas e atualizadas são constantemente pesquisadas por um robô do Google chamado rastreador e registradas em um banco de dados chamado índice em ordem.
Diz-se que leva cerca de 1 a 3 meses para ser reconhecido pelo rastreador e refletido nos resultados da pesquisa, mas não está claro. Para ser reconhecido pelo rastreador o mais rápido possível, você pode solicitar uma visita do rastreador por meio do Google Search Console.
O mecanismo de exibição de classificação de pesquisa pelo rastreador é apresentado no artigo a seguir.
Além disso, você pode receber notificações como penalidades o mais rápido possível por meio do console de pesquisa.
Se você violar as diretrizes do Google, a classificação do seu site será reduzida como penalidade. Mesmo que não seja intencional, pode ser reconhecido como fraude, por isso é preciso ter cuidado.
Em outras palavras, o Google Search Console também é uma ferramenta que permite que os proprietários de sites se comuniquem com o Google.
Como começar e usar o Google Search Console
Saiba como começar a usar o Google Search Console e como usar seus recursos.
Como começar a usar o Google Search Console, Glossário
Para usar o Google Search Console, registre-se no seguinte URL e comece a usá-lo.
https://search.google.com/search-console/about
Digite o URL na próxima tela depois de selecionar “Iniciar agora”. Além disso, você pode começar a usar o site após concluir o registro para confirmar que é o site da sua empresa.
Abaixo estão os termos relacionados do Google Search Console.
Consulta
Refere-se à string real inserida na pesquisa. Ao contrário da palavra-chave de pesquisa, o campo de exibição da consulta exibe os caracteres katakana e hiragana inseridos pelo usuário como eles são.
SERPs (Páginas de resultados do mecanismo de pesquisa) Refere
-se às telas de resultados de pesquisa exibidas como resultado da inserção de uma consulta.
Verificado por um rastreador de índice
e registrado em um banco de dados, ou esse banco de dados, é chamado de “índice”.
Ver resultados da pesquisa
Para ver as palavras-chave pesquisadas pelos usuários, a taxa de cliques etc. no Google Search Console, selecione “Desempenho da pesquisa” > “Resultados da pesquisa” no menu.
Primeiro, você verá tendências recentes em impressões, cliques e taxa de cliques (CTR) e posição média nos resultados de pesquisa.
Além disso, você pode ver os dados de cada página na guia “Página”. Você pode saber quais páginas têm uma taxa de cliques alta e quais páginas têm uma taxa de cliques baixa, o que ajuda a melhorar seu site.
Na guia “Consulta”, você pode ver quais palavras-chave de pesquisa seu site/página da web está sendo exibido. É exibido e clicado com a palavra-chave selecionada ao criar o site ou é outra palavra-chave? Você pode verificar os resultados de suas medidas de SEO.
Verifique se há páginas problemáticas com “Recursos da página” e “Inspeção de URL”
Você pode ver o status do índice da página da web selecionando “Índice” > “Página” no menu.
Você pode ver se cada página do site corresponde a “Erro”, “Válido (com aviso)”, “Válido” ou “Excluído”. Verifique o status de páginas como “Aviso” e “Erro” e tome as medidas necessárias.
Se você quiser saber se uma página individual está indexada, a maneira mais fácil é inserir a URL no menu “Inspeção de URL”. Se a resposta não for registrada, o motivo também será exibido. Se não estiver registrado, você pode solicitar o rastreamento no botão “Solicitar indexação” na página.
Registrando um Sitemap XML
Um sitemap XML é um arquivo que dá aos rastreadores uma visão concisa de todo o seu site.
Os rastreadores não rastreiam necessariamente todas as páginas de um site, portanto, registrar um sitemap XML permitirá que você reflita rapidamente as páginas recém-adicionadas ou atualizadas.
O arquivo XML nem sempre é necessário, e a avaliação não será baixada se ele não for cadastrado, mas ao criar um novo site, é recomendável registrar o mapa do site XML.
Sitemaps XML são fáceis de gerar automaticamente com ferramentas gratuitas. Os plug-ins do WordPress também podem usar o gerador de mapa do site XML.
Para se registrar no Google Search Console, selecione “Índice” > “Mapa do site” no menu.
O mapa do site deve ser registrado novamente toda vez que o site for atualizado.
Verifique backlinks com a função de link
No menu “Links”, você pode verificar os links internos e externos para cada página.
Você pode verificar os links de sites de spam, etc., porque pode ver todas as fontes de links externos.
Saiba quais páginas da web precisam ser melhoradas
Entre os critérios que o Google avalia os sites estão “desempenho de velocidade” e “usabilidade móvel”. O Google Search Console ajudará você a saber quais páginas específicas você precisa melhorar.
Expanda > Web Key Metrics para ver a velocidade com que cada página é visualizada no celular e no computador. Vamos fazer melhorias o mais rápido possível sobre as páginas da web que são consideradas “melhorias necessárias” aqui.
Você pode verificar a compatibilidade com dispositivos móveis acessando Extensões > Usabilidade móvel.
O Google também oferece uma página chamada “Teste de compatibilidade com dispositivos móveis”. Tente inserir um URL compatível com dispositivos móveis primeiro e, se tiver algum problema, verifique as páginas individuais na usabilidade móvel do Search Console.
Utilização adicional ao vincular o console de pesquisa ao GA e outros bancos de dados
Desta vez, apresentamos como usar as funções básicas do Google Search Console, mas ao vinculá-lo a outras ferramentas, você pode usar os dados obtidos do Search Console de maneira mais conveniente e eficaz.
O primeiro passo é integrar o Google Search Console e o Google Analytics. Ao vincular, você poderá verificar as palavras-chave de pesquisa na tela do Google Analytics.
Além disso, usando o Google Data Portal gratuito (nome alterado para Looker studio a partir de outubro de 2022), dados de várias fontes, além do Google Search Console e do Google Analytics, podem ser vinculados e analisados.
Para proceder de forma eficiente com medidas para melhorar as classificações de pesquisa e aumentar os currículos, o pessoal de marketing e web deve dominar essas ferramentas.
resumo
Este artigo se concentra nos três pontos a seguir.
- O Google Search Console é uma ferramenta indispensável para SEO porque você pode ver as palavras-chave de pesquisa inseridas quando os usuários visitam o site, o número de cliques, o número de impressões, a taxa de cliques e a classificação.
- No Search Console, você pode tomar medidas para refletir rapidamente as atualizações do site nos resultados da pesquisa registrando solicitações de rastreamento e mapas XML.
- Verifique a velocidade da página e a usabilidade móvel no Search Console para ajudar a melhorar sua página da web.
- Você também pode integrar-se a outras ferramentas, como o Google Analytics, para aproveitar ainda mais o Google Search Console.
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