O que é o dilema da inovação?

Change by Design by Tim Brown book beside smartphone
dmendes40 Avatar

Qual é o dilema da inovação?

O dilema da inovação é uma teoria de gestão proposta por Clayton Christensen em 1997. Refere-se ao fenômeno em que uma empresa que persegue as necessidades do cliente se concentra demais nas necessidades existentes e se esforça demais na evolução de produtos e serviços, negligenciando outras necessidades do cliente e sendo derrotada por empresas emergentes que surgiram por meio da inovação tecnológica. .

Quanto maior a empresa, mais fácil é cair no dilema da inovação. Isso ocorre porque a inovação é sempre influenciada pelos tempos de mudança.

Faz sentido para uma empresa com um grande número de clientes se concentrar em atender a demanda dos clientes existentes. No entanto, como resultado de focar demais nisso, há uma tendência a perder de vista qualquer coisa que não seja as tecnologias relacionadas. Claro que é. 

Se um produto ou serviço central já possui certa reputação, é provável que não apenas a empresa, mas também seus acionistas e clientes desejem perseguir seu progresso e aumentar os lucros.

No entanto, os tempos trazem grandes mudanças. É fácil cair no dilema da inovação quando grandes inovações ocorrem em tecnologias diferentes daquelas relacionadas à tecnologia perseguida pela empresa. A próxima câmera de smartphone é um bom exemplo.

Quando apareceu pela primeira vez no mundo, a tecnologia das câmeras existentes ainda estava muito atrasada. podem ser armazenadas.

inovação sustentável

A inovação sustentada refere-se à inovação contínua para trazer melhorias em serviços e produtos que correspondam aos valores existentes e aos clientes existentes. Por exemplo, os carros elétricos surgiram como modelos ecologicamente corretos no lugar dos carros a gasolina. Este é um excelente exemplo de inovação sustentada.

inovação revolucionaria

A inovação disruptiva refere-se à inovação que derruba o equilíbrio do mercado e destrói a participação de mercado das empresas existentes porque se desvia muito da sabedoria convencional. 

Existem dois tipos de inovação disruptiva: a inovação disruptiva do tipo Roland, que atinge custos mais baixos e maior conveniência do que os modelos convencionais, e um serviço completamente novo com inovação tecnológica. É classificada como um novo tipo de inovação disruptiva de mercado que permite a entrada de produtos no mercado.

Um exemplo do dilema da inovação

O exemplo das câmeras de smartphones é um caso em que a indústria de câmeras analógicas existente foi bastante derrotada pelas necessidades de câmeras de smartphones. Até agora, o surgimento de câmeras digitais e flip phones muitas vezes ameaçou a posição das câmeras analógicas. No entanto, conseguimos superá-lo com nossa tecnologia existente. 

Além disso, como a qualidade da imagem das câmeras dos primeiros telefones celulares ainda era baixa, elas eram consideradas de um gênero diferente das câmeras existentes.

No entanto, com a disseminação dos smartphones e o progresso dramático na tecnologia de câmeras, muitos fabricantes de câmeras convencionais não tiveram escolha. Alguns fabricantes foram forçados a se retirar do mercado após perderem participação de mercado sem poder tomar medidas efetivas.

Como evitar o dilema da inovação

Para evitar o dilema da inovação, é necessário iluminar constantemente os sensores para novas perspectivas, em vez de ficar preso às perspectivas existentes. Como no exemplo da câmera do smartphone mencionado no caso de uso anterior, as tecnologias emergentes geralmente nos trazem uma conveniência que não pode ser imaginada com as tecnologias existentes. 

Em vez de ficarmos satisfeitos com o status quo, olharemos para o futuro e criaremos nós mesmos a inovação ou estabeleceremos novas estratégias usando essa inovação. No caso de câmeras de smartphones, prevemos que a necessidade de câmeras de alta definição aumentará rapidamente e nos concentramos no desenvolvimento de tecnologias para atender a essa demanda.

resumo

Acontece que o dilema da inovação é mais comum em empresas maiores. É importante considerar ações para múltiplas inovações, mesmo para tecnologias diferentes do seu core business.

Tagged in :

dmendes40 Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

FOTAWP

Check out our new font generator and level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.