O que é marketing direto

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[O que é marketing direto] Explicação do significado aos exemplos!

o que é marketing direto

O marketing direto é um método de marketing no qual uma empresa se comunica diretamente com seus clientes e constrói relacionamentos com eles.

Normalmente, no marketing, a empresa faz um anúncio unidirecional para o cliente, mas o marketing direto exige uma comunicação bidirecional. Em outras palavras, conforme mostrado na figura abaixo, é um método de marketing que constrói relacionamentos com os clientes enquanto conduz uma comunicação bidirecional individual por meio de mídia publicitária e mede a eficácia.

Em termos concretos, isso pode ser descrito grosseiramente como “marketing bidirecional que se comunica diretamente com o consumidor-alvo em um relacionamento individual sem passar por um canal de distribuição externo”. Um exemplo representativo de marketing direto são os “produtos recomendados para você” que você pode ver nos sites da CE.

De outros,

  • mala direta
  • telemarketing
  • Marketing usando SNS
  • revista por e-mail
  • Função de bate-papo na página inicial

E assim por diante.

Características do marketing direto

As quatro principais características do marketing direto são:

  1. Com base na natureza da comunicação bidirecional com os clientes, é possível quantificar e medir tudo desenvolvendo promoções com base nos dados acumulados dos clientes.
  2. No marketing, é importante utilizar um banco de dados de clientes, mas no marketing direto é possível armazenar as informações do cliente como dados conectando-se diretamente com os clientes.
  3. No marketing direto, que possui maior potencial de vendas, é possível refletir as reações como pedidos e consultas obtidas dos clientes e aumentar o “valor vitalício do cliente” (LTV).
  4. O apelo apropriado pode ser feito com base nas informações do cliente convertidas em dados, e os custos de publicidade podem ser quantificados e visualizados.

Objetivo do marketing direto

O marketing de massa geral visa o público em geral e é realizado com o objetivo de tornar os produtos e serviços da empresa conhecidos pelas massas, enquanto o marketing direto se concentra na comunicação com clientes individuais e constrói relacionamentos de longo prazo e aumenta valor vitalício do cliente (LTV ) .

Você pode ler mais sobre o valor da vida útil do cliente (LTV) aqui. por favor confirme.

Vantagens do marketing direto

A maior vantagem de usar o marketing direto é que é fácil virar o ciclo PDCA . Dados como taxa de resposta do anúncio e taxa de repetição do cliente podem ser entendidos como números, portanto é possível verificar racionalmente os efeitos e considerar medidas de melhoria com base em números.

Uma das grandes vantagens do marketing direto é que ele facilita a previsão de vendas porque visualiza os clientes e seu comportamento de compra e facilita a implementação de medidas para aumentar as vendas de maneira lógica e sistemática.

Ao acumular as informações adquiridas dos clientes em um banco de dados, fica mais fácil incentivar a repetição de compras por mala direta (DM) e e-mail, sendo possível aprimorar e estabilizar o sistema.

Precauções de marketing direto

Ao fazer marketing direto, você precisa estar ciente de que leva tempo para recuperar seu investimento . Além disso, embora não exija uma loja, os custos de publicidade são incorridos para adquirir clientes.

Também é importante observar que, dependendo das características dos produtos movimentados, os gastos com publicidade podem superar as vendas iniciais no momento da conquista de novos clientes, resultando em um déficit temporário. Você deve estar ciente de que o marketing direto é um modelo de negócios que gera receita por meio de vendas repetidas.

A história do marketing direto

Embora o conceito de marketing tenha se generalizado no século 20, o conceito de marketing direto foi proposto pela primeira vez por Letser Wunderman em 1961. .

Wunderman define a tecnologia de marketing cultivada no setor de mala direta de acordo com o contexto geral de marketing e publicidade, desviando os conceitos de “duas vias” e “um para um” para incluir publicidade, CRM e atendimento. um método de marketing.

Na década de 1980, os avanços na tecnologia de TI tiveram um grande impacto nos sistemas de gerenciamento de clientes e, em vez de colher clientes a curto prazo, buscamos construir relacionamentos de confiança com os clientes existentes e sustentar ganhos de longo prazo. Uma metodologia foi construída e na década de 1990, preconizava-se o marketing 1to1, em que as abordagens individuais eram feitas com base nos dados pessoais do cliente e no histórico de compras.

Histórias de sucesso de marketing direto

Como exemplo de sucesso de marketing direto, podemos citar o caso do “National Taxi”, aplicativo lançado pela Japan Taxi para solicitação e pagamento de despacho de táxi.

Este aplicativo chamado “National Taxi” da Japan Taxi permite concluir o pagamento no carro enquanto dirige, vinculando as informações do cartão de crédito.

Você pode definir o tempo de viagem no aplicativo e ver onde está o táxi reservado no mapa. Além disso, o fato de você poder avaliar a tripulação no aplicativo após o embarque criou uma comunicação do lado do cliente.

Desta forma, “National Taxi” cria uma comunicação bidirecional entre empresas e clientes e cria relações com os clientes.

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resumo

Dessa forma, o marketing direto é um método de marketing no qual uma empresa se comunica diretamente com os clientes e constrói relacionamentos com eles criando uma comunicação bidirecional.

Para tornar o marketing direto bem-sucedido, vamos aproveitar o fato de que podemos medir a eficácia por meio da comunicação bidirecional um a um e trabalhar em melhorias diárias.

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