O que é marketing de mídia social?

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O que é marketing de mídia social? Como usar SNS em negócios BtoB

Recentemente, há dados que indicam que “o número de cliques nas pesquisas do Google está diminuindo em todo o mundo”.

Diz-se que há “melhoria de desempenho do mecanismo de pesquisa” em segundo plano, mas também há uma visão diferente.

Isso significa que os meios de coleta de informações mudaram de “mecanismos de busca para mídia social”.

Também há informações no Japão que apóiam isso. No artigo do President Online “Por que os adolescentes pesquisam no Instagram em vez do Google (abril de 2019)”, meninas do ensino médio pesquisam palavras-chave com a hashtag # no Instagram para acessar rapidamente informações sobre restaurantes e cosméticos. Um caso é apresentado.

Espera-se que a mídia social continue a se expandir no futuro.
Se fosse usado para funções de pesquisa monopolizadas pelo Google, teria um impacto significativo no marketing BtoB.

Desta vez, o tema é marketing de mídia social (SMM), que utiliza mídias sociais que se tornaram comuns no dia a dia.

O que é marketing de mídia social? Por que será mais importante no futuro?

Vou apresentar o estado atual da mídia social e do marketing de mídia social.

O que é mídia social e marketing de mídia social?

O que é marketing de mídia social? Antes, o que é “mídia social”?
Mídia social é um termo coletivo para mídia na qual muitas pessoas podem participar, os próprios usuários podem enviar informações e os usuários podem se comunicar uns com os outros.

A definição de mídia social inclui o YouTube, vários sites de avaliação, blogs, etc., mas neste artigo vamos nos limitar ao Facebook, LINE, Twitter, Instagram, etc., que são usados ​​por muitas pessoas no Japão. Discutiremos “marketing de mídia social” que utiliza a mídia de

Facebook, LINE, Twitter, Instagram, etc. são chamados de SNS, mas globalmente é comum chamá-los de “marketing de mídia social” em vez de “marketing de SNS”.

person using laptop computer

Mudanças e atualizações nas redes sociais 

Os últimos resultados da pesquisa mostram que a taxa de penetração do SNS no ultrapassou 80%.

Objetivo e pontos a serem observados sobre o marketing de mídia social

Para as empresas, a mídia social tem as seguintes características:

  • mais perto do cliente
  • Fácil comunicação interativa
  • Fácil de obter informações sobre o perfil do usuário e o histórico de ações

Com base nisso, darei um exemplo do propósito do marketing de mídia social.

《Objetivo do marketing de mídia social》

1 Aumentar o conhecimento de
produtos e serviços Você pode anunciar produtos, serviços e nomes de marcas com eficiência por meio da transmissão de informações de contas corporativas e anúncios de SNS direcionados.

2 Aumentar
os fãs O marketing de mídia social também é eficaz para aumentar o número de fãs que são altamente leais e recomendam produtos e serviços a outros usuários.
Postagens e diversos tipos de comunicação podem aproximar empresas e usuários.

3 Com a venda de bens e serviços e outros
recursos de comércio social de CV, as atividades de marketing de CV são mais promissoras do que nunca.

4 Coleta de opiniões e solicitações de usuários Você pode coletar opiniões de usuários de
maneira oportuna e direta e usá-las para branding e desenvolvimento de produtos.

5 Valorização da marca corporativa
Também pode ser usado para aumentar o reconhecimento do nome da empresa e para a marca corporativa.

Por outro lado, existem alguns pontos a serem observados quando se trata de marketing de mídia social.

《Notas sobre marketing de mídia social》

1 Existe o risco de falha de comunicação, como chamas
O charme das redes sociais é que você pode se comunicar diretamente com os usuários, mas existe a possibilidade de ocorrer falha de comunicação com uma coisinha, e também há risco de chamas.

2 Não é fácil desistir
Os usuários em geral podem decidir livremente como se comportar nas mídias sociais, mas, uma vez iniciadas, as contas corporativas devem transmitir informações constantemente e não podem ser facilmente suspensas ou retiradas. 

É necessário estabelecer um sistema que possa sustentar as operações antes de entrar no mercado.

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Características das mídias sociais e como usá-las 

Compreender as características do Facebook, LINE, Twitter e Instagram e utilizá-los para o marketing de mídia social.

A faixa etária dos usuários é alta e muitos deles são adultos que trabalham e se registram com seus nomes reais, portanto, também é adequado para negócios BtoB.

Além de registrar uma conta da empresa e enviá-la, temos um histórico de publicidade que pode ser direcionada e enviada, e postagens e anúncios estão obtendo boas respostas em exposições, webinars, anúncios de eventos etc.

É a maior mídia social do mundo, por isso também é adequada para transmissão global.

No BtoC, você pode chamar a atenção postando fotos e vídeos e vender produtos na área da loja.

“Twitter” leva a resultados se você conseguir garantir o número de postagens

Número de usuários ativos: Aproximadamente 45 milhões
Funções: Tweets, curtidas! ・Seguir ・Retweetar ・Mencionar ・Responder ・Hashtag etc.

A faixa etária do usuário é ampla e muitos usuários usam várias contas anônimas.
É uma mídia influente que muitas vezes acontece que “o produto que se tornou um tema quente esgotou em um instante”.

Além de como usá-lo para notificar o Twitter sobre o conteúdo enviado no Facebook e Instagram, se estiver totalmente operacional, postar uma certa quantidade de postagens como “10 tweets ou mais todos os dias” chamará a atenção de muitos usuários e aumentar o número de seguidores, existe a possibilidade. Também é eficaz postar com várias contas, como conta oficial e conta de equipe.

“Instagram” adequado para produtos e serviços BtoC

Número de usuários ativos: Aproximadamente 48 milhões
Funções: Postagens, hashtags, curtidas, comentários, seguidores, stories, etc.

A faixa etária é ampla, variando de adolescentes a 50 anos, e as mulheres tendem a ter mais usuários e usá-los com mais frequência.
Os usuários se referem às postagens do Instagram para comportamento de consumo, por isso é adequado para o marketing BtoC.

Além disso, fotos e vídeos elegantes, como imagens de revistas, são essenciais, portanto, produtos com boa aparência são adequados.
Além disso, você pode vender diretamente no Instagram com o recurso Comprar agora.

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LINE pode lidar com uma ampla gama de produtos e serviços

Número de usuários ativos: cerca de 86 milhões
Funções: postagens, selos, cupons, postagens, linha do tempo, etc.

O LINE, que pode ser considerado um “app nacional”, tem o maior apelo em número de usuários, podendo ser anunciado para uma população muito maior do que os comerciais de TV.

A distribuição de usuários é quase a mesma que a composição etária e distribuição de residência de todo o japonês, e também é caracterizada por ser forte em usuários rurais em comparação com outras mídias sociais.

É um meio fácil de usar para muitas empresas BtoC, desde grandes empresas que desejam se comunicar amplamente até pequenas e médias empresas com fortes características regionais.

O estilo de atrair seguidores por meio da distribuição de selos foi estabelecido, e a função de loja também está sendo utilizada.

Como as empresas BtoB abordam o marketing de mídia social?

Concluímos com um resumo do que as empresas B2B podem fazer com o marketing de mídia social.

“Facebook” e “Twitter” para fornecer informações sobre produtos e serviços

A mídia de propriedade de empresas BtoC geralmente tem quatro botões de compartilhamento: LINE, Instagram, Facebook e Twitter.
No entanto, o Facebook e o Twitter são atualmente populares no marketing BtoB.

No Facebook, além da “conta oficial da empresa”, podem ser operadas contas de departamento comercial como “equipe de marketing”.
Além desses, no Twitter, também é eficaz postar esclarecendo o personagem com uma conta de nome pessoal, como “pessoas do meio” ou funcionários.

Se você deseja enviar informações globalmente, o LinkedIn, amplamente utilizado em todo o mundo, também é uma opção.

O LinkedIn é caracterizado por um grande número de usuários empresariais que são proprietários e gerentes de empresas, mas em comparação com as outras ferramentas abordadas neste artigo, o número de usuários japoneses é relativamente pequeno.

Embora o número seja pequeno, existem 2 milhões de usuários no Japão, portanto, atividades de marketing voltadas para esses usuários também são possíveis.

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Se o objetivo for branding, recrutamento, etc., o alcance da utilização do SMM se expandirá

O objetivo do uso das redes sociais para as empresas não é apenas aumentar as vendas.
Para fins de branding e recrutamento, você pode usar LINE, Instagram e LinkedIn, que é forte no mercado de recrutamento.

Assim como o Instagram cresceu rapidamente nos últimos anos, há uma boa chance de que novas mídias sociais se tornem populares no futuro, e como as mídias sociais existentes são usadas mudará.

Por exemplo, o TikTok inicialmente se espalhou entre os jovens, mas agora a idade média dos usuários no Japão aumentou para 30 anos.
Já está sendo usado em negócios BtoC, mas pode se espalhar para BtoB no futuro.

resumo

Este artigo se concentra nos três pontos a seguir.

1. A mídia social refere-se ao Facebook, Twitter, LINE, Instagram, etc., que são chamados de SNS no Japão, e o número de usuários ainda está aumentando.
O marketing de mídia social é uma área a ser focada no futuro.

2. O objetivo do marketing de mídia social é:

  • Aumentar a conscientização sobre produtos e serviços
  • aumentar o número de fãs
  • Vendas de bens e serviços, outros currículos
  • Coletando opiniões e solicitações de usuários
  • Fortalecimento da marca corporativa

3. Atualmente, o Facebook e o Twitter são adequados para marketing de mídia social B2B.

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