O que é ARPPU? Uma explicação fácil de entender, desde métodos de cálculo até exemplos de aplicação!
O que é ARPU?
Desde que seja um produto, se você vai lançar um aplicativo, é essencial criar formas de monetizá-lo. Para isso, é preciso coletar dados, identificar pontos a serem melhorados com base nesses dados e propor novas medidas. Um indicador importante para isso é o ARPPU. Esta é uma abreviação de “Receita Média por Usuário Pago” e refere-se ao valor médio gasto por usuário pagante.
O ARPPU é usado para estabelecer quanto um usuário pagante gastou em seu aplicativo durante um determinado período de tempo (como um dia ou uma semana). Ao calcular o total acumulado, é possível entender como as vendas mudaram especificamente. Também é útil para verificar a receita do aplicativo.
Diferença entre ARPU e ARPPU
No entanto, a ARPPU por si só não é suficiente para julgar se as medidas são realmente bem-sucedidas. Portanto, usando “ARPU” junto com ARPPU, é útil para análise detalhada dos dados.
ARPPU era o valor médio de uso por usuário pagante, mas ARPU significa o valor médio de uso por usuário, incluindo não apenas usuários pagantes, mas também usuários não pagantes. Todos os usuários do aplicativo, independentemente de pagarem ou não, são direcionados, portanto, o ARPU nunca será maior que o valor do ARPPU. Tomaremos decisões com base no equilíbrio entre os dois.
Método de cálculo de ARPPU e ARPU
ARPPU é a receita média por usuário pagante (usuário pago), portanto, é calculada dividindo as vendas pelo número de usuários pagantes.
ARPPU = receita ÷ número de usuários pagantes
Por exemplo, se o número total de usuários por dia for 5.000, o número de usuários pagantes for 50 e as vendas forem 500.000 ienes, o ARPPU do dia será
ARPPU = 500.000 ÷ 50 = 10.000 ARPPU: 10.000 ienes
torna-se.
Além disso, neste caso, o ARPU diário) é
ARPU = 500.000 ÷ 5.000 = 100 ARPU: 100円
torna-se.
Caso de uso de ARPPU
Por exemplo, considere um ARPPU alto, mas um ARPU baixo. Nesse caso, o valor cobrado pelos usuários pagantes é grande, mas quando combinado com usuários não pagantes, o valor médio de uso cai drasticamente. Assim, você pode ver que alguns usuários pagantes estão gastando dinheiro ativamente, mas muitos dos usuários do aplicativo são usuários não pagantes.
É fácil prever que será difícil aumentar a receita no futuro próximo se dependermos apenas de alguns usuários pagantes para obter receita. Isso significa que podemos ver contramedidas específicas, como a necessidade de fornecer conteúdo que faça com que os usuários não pagantes queiram pagar.
resumo
ARPPU é uma métrica eficaz para entender exatamente quanto seus usuários pagantes existentes estão pagando. Ao medir quanto é o valor médio de cobrança e como esse valor muda ao longo do tempo, você poderá entender o status da receita do seu aplicativo.
No entanto, o ARPPU é apenas um indicador e, para entender as tendências de todos os usuários, é necessário combinar outros indicadores, como o ARPU.
Leave a Reply