Como aproveitar o Social Commerce

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Nos últimos anos, o social commerce (venda de produtos através das redes sociais) tem atraído cada vez mais atenção. Este conceito não abrange apenas uma ampla gama de interações, desde postagens compráveis ​​no Instagram, até streaming ao vivo, compras AR no Snapchat, por exemplo, o comércio social tem um enorme potencial de crescimento.

Segundo previsão da consultoria Accenture, o tamanho do mercado global em 2025 deve chegar a 1,2 trilhão de dólares (cerca de 173 trilhões de ienes).

Referência: O futuro das compras: crescimento do comércio social | Accenture

No entanto, quando vistos à escala global, nem todos são casos de sucesso, e também é verdade que agora são necessárias medidas de social commerce que respondam às especificidades de cada mercado.

Agora vamos dar uma olhada nos desafios e oportunidades neste espaço de comércio social.

Crescimento centrado em usuários jovens

Primeiro, parece que a demografia está mudando bastante a maneira como as pessoas respondem ao comércio social. Em particular, quando olhamos para a geração que já possui smartphones e mídias sociais desde que se lembra, pode-se dizer que a intenção de usar o social commerce é relativamente alta.

Um estudo da eMarketer, uma empresa de pesquisa de mercado especializada em publicidade digital, descobriu que os jovens, especialmente os jovens, tendem a comprar com mais frequência por meio das mídias sociais. Além disso, considerando que o poder de compra de muitos jovens pode aumentar no futuro à medida que envelhecem, é provável que este canal ganhe mais força no futuro próximo.

Por isso, pode ser bem perceptível o crescimento de serviços como TikTok e Instagram, que possuem um alto percentual de usuários com menos de 34 anos.

Mesmo que a expansão horizontal de outros países seja difícil

A afirmação da Accenture sobre o potencial do comércio social, como mencionado acima, provavelmente se deve aos muitos casos de sucesso de comércio ao vivo no mercado chinês. Em outubro de 2021, dois streamers chineses populares alcançaram vendas de cerca de US$ 3 bilhões (cerca de 430 bilhões de ienes) em apenas um dia, então o impacto que o comércio social teve nos últimos anos é tremendo.

Além disso, embora várias plataformas SNS, como Meta e TikTok, tenham se concentrado em funções de comércio ao vivo, gradualmente ficou claro que não é tão bem recebido quanto na China, especialmente nos mercados europeu e americano.

Essa diferença é quase certamente uma das principais razões pelas quais o TikTok decidiu não ter uma função de loja no mercado ocidental por enquanto. Não apenas os EUA e o Reino Unido interagem com certos formatos de mídia de maneira diferente da China, mas também podem ser difíceis de estabelecer modelos de monetização para marcas e influenciadores.

Referência: O que o fracasso da TikTok Shop no Reino Unido/EUA nos diz sobre o futuro do comércio social | MyCustomer

E a Meta também indicou uma mudança de política semelhante ao TikTok, com o Facebook descontinuando o recurso de compras ao vivo em outubro de 2022, dois anos após seu lançamento.

Referência: Facebook Live Shopping será encerrado em outubro | HootSuite

De qualquer forma, verifica-se que o contexto de quais tipos de comércio social e quais mercados são compatíveis com quais hábitos em termos de comportamento de compra e uso da internet desempenha um papel enorme no sucesso.

Por trás da remoção da guia Loja do Instagram

Além disso, quase ao mesmo tempo que os movimentos TikTok e Facebook mencionados acima, o Instagram também decidiu recentemente abolir a guia “Comprar”, que atraiu muita atenção.

Referência: o Instagram está eliminando gradualmente a guia Loja | HootSuite

No entanto, esses movimentos não devem necessariamente ser interpretados como uma sugestão de que a Meta está saindo do negócio de comércio social . Jasmine Enberg, analista do mencionado eMarketer, explica a situação da seguinte maneira no podcast da empresa “Behind the Numbers”.

Em vez de se afastar do comércio social, o Instagram está ajustando sua estratégia de comércio social.

 Além disso, ele disse:

Fazer compras é uma grande característica do Instagram. No entanto, em vez de direcionar os usuários para guias e páginas separadas, provavelmente será integrado à experiência principal do usuário, como feeds, e possivelmente vinculado a recursos de publicidade.Referência: eMarketer Podcast: The Daily: Pivôs do comércio social, mangueira de dinheiro do YouTube Shorts e o TikTok pode continuar divertido? – Insider Intelligence Trends, Forecasts & Statistics

Tais desenvolvimentos são, portanto, notícias bastante positivas no sentido de que indicam que as redes sociais precisam se reorientar e experimentar de acordo com a situação para fornecer aos usuários a experiência ideal.

Requer adaptação flexível ao contexto

Social commerce refere-se a uma ampla variedade de serviços, tanto que é duvidoso que esse conceito possa ser resumido. Ainda que todos tenham SNS em comum, a forma como interagem com cada plataforma e o contexto em que se insere o padrão vencedor deverá mudar significativamente.

Fonte da imagem: A evolução do comércio social por país | Accenture (PDF)

Como a Accenture também mostra, pode-se dizer que a diferença de entusiasmo por cada gênero de comércio social é muito influenciada por esferas culturais e características nacionais.

É neste contexto que a imagem gloriosa do comércio social pode ser manchada por um momento pelo fato de ser difícil transferir uma história de sucesso notável de outro mercado ou país. No entanto, é difícil imaginar que os SRS continuarão a desempenhar um papel na criação de pontos de contato importantes no comportamento de compra, agora que a existência das mídias sociais se tornou tão comum.

Além disso, enquanto algumas funções do social commerce continuam sendo abolidas e revisadas, a plataforma em si está sendo explorada de forma bastante positiva, considerando que a ligação entre mídias sociais e serviços como Shopify está sendo fortalecida. É possível que você esteja no meio de um rosto virado.

As características demográficas do público-alvo, bem como o tamanho do país, setor e empresa, têm afinidade e idiossincrasia no comportamento do consumidor, o que provavelmente terá um impacto significativo no sucesso das estratégias de comércio social. para tomar medidas enquanto considera o plano de fundo. Não é exagero dizer que não existe uma melhor prática universal justamente por causa do contexto multifacetado do social commerce.

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