O que é marketing orientado para o cliente? Conhecimento básico de marketing
1. O que é marketing orientado para o cliente?
O marketing orientado para o cliente baseia-se no conceito de formular um plano concreto, verificando tendências e tendências na mídia de marketing e vendas de clientes existentes e potenciais.
Claro, não importa que tipo de marketing você faça, pode-se dizer que é uma prática padrão analisar as tendências de consumo e as preferências dos usuários em geral. Ao quantificar o próprio cliente, poderemos tomar decisões mais objetivas.
2. Finalidade do marketing orientado para o cliente
O objetivo de fazer esse tipo de marketing é ser claramente direcionado em primeiro lugar. Ao quantificar as tendências do cliente, é possível visualizar qual produto ou método de publicidade é adequado para qual camada.
Especificamente, você pode verificar quantas vendas você tem e se pode ver as reações aos anúncios por faixa etária, classificação de renda, sexo, região onde os usuários vivem etc. O objetivo é encontrar os alvos mais lucrativos e concentrar os recursos de marketing neles.
Ou, para expandir ainda mais o público-alvo, podemos ter o propósito oposto de focar no grupo demográfico que não foi vendido.
Outra finalidade é prever as vendas e calcular os custos. Ao extrair os dados de compra reais e combiná-los com o valor médio de compra para cada segmento-alvo, você pode facilmente criar uma previsão anual de vendas. Com base nisso, você poderá ajustar o volume de produção e revisar a definição do preço de venda.
3. Vantagens do marketing orientado para o cliente
Não é incomum que as empresas vejam uma diferença entre o quanto desejam vender esse produto e o que realmente compram. Naturalmente, tais diferenças devem ser antecipadas desde a fase de planejamento, mas se a diferença for maior do que o esperado, isso terá um impacto negativo na gestão.
Portanto, ao realizar marketing orientado para o cliente, torna-se possível adotar estimativas mais realistas e métodos de marketing eficazes.
Isso ocorre porque esse tipo de análise de marketing se baseia nas compras reais dos clientes e nas reações aos anúncios. Em vez de prever, poderemos analisar com base em números reais, para que possamos realizar análises precisas e em tempo real.
4. Diferença entre orientado para o cliente e orientado para o cliente
A perspectiva orientada para o cliente é semelhante à perspectiva do cliente, mas há algumas diferenças. A análise orientada para o cliente é baseada nos dados que os clientes realmente obtêm, em outras palavras, suas reações às compras e anúncios online.
Por outro lado, o ponto de vista do cliente significa que a empresa pensa a partir dos sentimentos e perspectivas do cliente, podendo-se dizer que é mais psicológico e está apenas na fase de imagem. Em outras palavras, o foco no cliente é baseado em dados reais, enquanto o foco no cliente é uma consideração especulativa.
Claro, ambas as perspectivas são importantes em marketing. No entanto, na fase do marketing concreto, torna-se necessário tomar decisões com ênfase no ponto de vista orientado para o cliente, o que permite análises realistas.
5. O que é a Pirâmide do Cliente?
No marketing orientado para o cliente, a pirâmide de clientes é um indicador importante. Isso é para categorizar os clientes existentes e os clientes em potencial e representá-los graficamente em forma de pirâmide.
No topo estão os clientes regulares, clientes recorrentes e clientes fiéis. Entre os clientes existentes, é uma camada com alta frequência de uso e alto valor de compra. Depois, há os clientes em geral. Pode ser pontual ou repetidor, mas a quantidade de vendas é pequena.
Sob a camada onde essas compras podem ser vistas, existem clientes alienados, clientes que não compraram e camadas não reconhecidas que nem mesmo conhecem o produto em primeiro lugar. Em geral, o número aumenta de cima para baixo, criando um gráfico em forma de pirâmide, daí o nome pirâmide de clientes.
6. Pontos a serem observados no marketing orientado ao cliente
Você criará uma pirâmide de clientes, conhecerá a situação de cada camada e elaborará contramedidas, mas o ponto a ter cuidado aqui é que você tende a concentrar seus esforços de vendas apenas nas camadas superiores.
No curto prazo, é importante cuidar dos clientes existentes, mas, de uma perspectiva de longo prazo, também devemos prestar atenção às camadas inferiores, como promover a conscientização de clientes não reconhecidos.
7. Histórias de sucesso de marketing centrado no cliente
Ao criar uma pirâmide de clientes para uma marca de vestuário, 18% de todos os compradores representavam 48% das vendas totais. Em termos de lucros, quase 90% dos lucros vêm dessa camada. No curto prazo, o foco nesse nível pode gerar margens mais altas.
Porém, se houver mudança de camada ou entrada de um concorrente, o risco também aumentará. Portanto, decidimos criar uma série de marca diferente para a classe baixa, mudar o ponto de apelo e, ao mesmo tempo, oferecer um serviço mais atencioso à classe alta. Isso resultou em maiores lucros do topo e novos clientes do fundo.
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