1. O que é Buzz Marketing?
Muitos influenciadores que são muito conhecidos no SNS enviam várias informações todos os dias com o objetivo de “zumbir”. No entanto, essa expressão já está permeando não só os influenciadores, mas também o marketing corporativo. É o chamado “buzz marketing”.
Expressão derivada do zumbido dos insetos e do que as pessoas falam na rua (Buzz), e refere-se ao desenvolvimento de uma estratégia publicitária com um tema que faz com que as pessoas queiram trazê-lo à tona nas conversas do dia a dia. Em um sentido mais restrito, é usado para se referir a uma estratégia voltada para o efeito de marketing boca a boca.
O buzz marketing não é passivo, esperando que o boca a boca espalhe o boca a boca sobre um determinado produto ou serviço. Em vez disso, envolve uma análise meticulosa de como fazer com que seu público-alvo capte favoravelmente o boca a boca e crie buzz deliberadamente.
Em muitos casos, as empresas transmitem informações por meio de seu próprio SRS. No entanto, quando você deseja produzir um grande efeito em um curto período de tempo ou deseja aumentar seu apelo, não é incomum adotar o método de divulgação boca a boca por meio de influenciadores populares em uma faixa etária específica.
2. Finalidade do buzz marketing
O objetivo do buzz marketing é melhorar drasticamente a conscientização sobre um determinado produto ou serviço em um curto período de tempo. O mercado está mudando tão rápido que não importa quão bom seja o produto que você crie, se você não conseguir atrair a atenção dos consumidores, será difícil aumentar as vendas.
Portanto, é mais importante do que qualquer outra coisa espalhar a informação por meio de sites de boca a boca e SRS e chamar a atenção. Além disso, pode-se dizer que faz parte do marketing de ônibus ser exibido no SNS e classificações rápidas de cada portal.
No buzz marketing, além do método de “buzzing” com avaliação positiva, às vezes é usado um método de “burning” que aumenta o reconhecimento do nome ao receber discussões e críticas negativas.
3. Benefícios do Buzz Marketing
A vantagem do buzz marketing é que, uma vez que se torna um buzz, o efeito é enorme. Se você conseguir atrair atenção e buzz no SNS, a informação se espalhará entre os consumidores em um piscar de olhos. Se for apresentado em sites de vídeo, isso levará à descoberta de demanda não apenas no Japão, mas também no exterior.
Se uma empresa tivesse esse impacto apenas por meio de seus próprios anúncios, isso exigiria uma grande quantidade de dinheiro e tempo. Portanto, o buzz marketing é muito eficiente e, se puder ser bem divulgado, pode-se dizer que é uma estratégia com alto custo/performance.
4. Notas sobre buzz marketing
A chave para o buzz marketing é “visar com cuidado”. Por exemplo, se o grupo de consumidores que você deseja atrair é principalmente de jovens, seria uma boa maneira de buscar buzz por meio de influenciadores que têm um perfil particularmente alto nas redes sociais.
Por outro lado, se o alvo for relativamente antigo, os influenciadores são menos eficazes. Em vez disso, será necessário criar oportunidades para que os consumidores experimentem produtos e serviços diretamente. Dessa forma, tomar medidas de acordo com a meta é a chave da estratégia.
Outro ponto a observar é “Cuidado com o grau das chamas”. Se o produto ou serviço inflamar de tal forma que surja controvérsia, pode-se dizer que é muito eficaz porque levará ao interesse de um novo grupo de clientes, “O que realmente está acontecendo?”
Por outro lado, se você se queimar de uma forma que só recebe críticas, o branding será difícil e você não conseguirá melhorar seu desempenho. É por isso que é tão importante planejar com antecedência como você vai pegar fogo.
5. Histórias de sucesso do Buzz Marketing
Um certo fabricante de alimentos instantâneos teve sucesso no buzz marketing ao segmentar influenciadores e oferecer produtos fáceis de apresentar em vídeos.
Em relação ao yakisoba instantâneo, que era o principal produto da empresa, além dos temperos populares de molho e molho de soja, lançamos regularmente uma “série de sabores interessantes” como chocolate, toucinho, super picante e coentro. Muitos influenciadores populares introduziram isso em vídeos e SNS, e isso se tornou um burburinho em um piscar de olhos, contribuindo muito para um aumento significativo nas vendas.
Da mesma forma, há exemplos bem-sucedidos de buzz marketing bem-sucedido, como um confeiteiro que lançou sorvetes de alta qualidade por um tempo limitado de 1.000 ienes e um fabricante de roupas que alugou uma loja recém-inaugurada por um dia para influenciadores. são muitos.
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