Quais são os 4Ps e 4Cs do marketing

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Quais são os 4Ps e 4Cs do marketing? Verifique novamente os princípios que precedem o MA

Se você está envolvido com marketing, provavelmente conhece a estrutura “4P” e “4C” para vender produtos e serviços. No entanto, no trabalho do dia-a-dia, estamos ocupados com tarefas como acompanhar clientes em potencial e verificar a eficácia da publicidade, e há poucas oportunidades de retornar aos princípios.

“4P” é um conceito que pode ser chamado de clássico do marketing defendido por McCarthy nos Estados Unidos em 1960, mas ainda hoje é utilizado. Trinta anos depois, na década de 1990, a orientação para o cliente aumentou e nasceram os 4Cs correspondentes aos 4Ps.

Os elementos que compõem os 4Ps e 4Cs são os seguintes.

  • 4P=Produto, Preço, Praça, Promoção
  • 4C = Valor para o Cliente, Custo, Conveniência, Comunicação

Desta vez, vamos reconfirmar os 4Ps e 4Cs, que são as estruturas básicas do marketing, e discutir os 4Ps e o posicionamento do marketing nos tempos modernos.

Vamos entender corretamente a estrutura de marketing “4P” e “4C”

Apresentaremos o que são os 4Ps e 4Cs do marketing e como utilizá-los.

O que é uma “estrutura de negócios” essencial para o marketing?

Sobre os produtos e serviços da nossa empresa e as tendências atuais e futuras do mercado. O departamento de marketing analisa uma ampla gama de eventos para aumentar as vendas. Muitas vezes usamos “frameworks” para isso.

Framework significa “framework para pensar” ou “ferramenta para análise”. Ao aplicá-lo a um quadro fixo, torna-se mais fácil de entender e torna-se uma análise fácil de compartilhar para todos. Também é chamada de “estrutura de negócios” para distingui-la da terminologia de desenvolvimento de sistemas.

Os 4Ps e 4Cs são estruturas típicas usadas em marketing.

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Os 4Ps são “Produto”, “Preço”, “Praça” e “Promoção”

Os quatro elementos que compõem os 4Ps são:

  • produtos
  • Preço
  • Circulação (Local)
  • PromoçãoSe apenas um dos quatro P’s for inapropriado ou inadequado, o negócio não terá sucesso. 
  • Cada um dos 4Ps deve ser considerado separadamente, e a relevância e consistência mútuas dos 4Ps também são essenciais. Propor e verificar os 4Ps de produtos e serviços é chamado de “análise 4P”.

Os 4Cs que você também deve lembrar são da perspectiva do consumidor

Junto com os 4Ps, a estrutura que você deve conhecer são os 4Cs.

  • Valor para o cliente
  • Custo ou (Custo do Cliente)
  • Conveniência
  • Comunicação

Conceitos como “4P” e “4C” são chamados de “mix de marketing”.

*Existem outros “3Cs” como estrutura de marketing. Os 3Cs são “Cliente”, “Empresa” e “Concorrente”. Às vezes é chamado de 4C adicionando “Cooperador” a isso, mas observe que é uma estrutura diferente.

Como proceder com a análise 4P no marketing BtoB

Vou explicar os 4Ps com um pouco mais de detalhes, aplicando-os ao negócio B2B.

“Produto” que quer esclarecer as necessidades do cliente e decidir as especificações

Existem produtos comuns ao BtoC, como “interiores” e “automóveis” para BtoB, mas também existem muitos produtos e serviços especializados para BtoB.

  • Produtos físicos como “máquinas industriais” e “software de contabilidade”
  • Serviços como “pessoal temporário” e “limpeza regular”
  • Soluções como “consultoria de gestão”

Estes geralmente têm um preço unitário mais alto que o BtoC, e o prazo até que a empresa cliente decida pela compra é maior que o BtoC.

Os pontos de avaliação do produto incluem o seguinte.

1) Os produtos e serviços atendem às necessidades dos clientes?

A primeira condição é que o produto ou serviço seja valioso e possa resolver o problema do cliente.

2) Existem vantagens em comprar em relação aos produtos/serviços dos concorrentes?

A inovação em design e desempenho de economia de energia é reconhecida, as empresas clientes têm a vantagem de comprar novos produtos (às vezes cancelando os contratos atuais) e os pontos de diferenciação dos concorrentes são claros.

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3) As funções e tamanho são suficientes?

Também é importante ter funcionalidades que atendam às necessidades do cliente e que sejam simples sem funcionalidades desnecessárias. Existe ainda um estilo que responde aos pedidos com variações de mercadoria e flexibilidade na personalização.

4) É fácil de entender e fácil de usar?

Também é importante considerar se alguém pode operar o produto confortavelmente sem consultar o manual de instruções.

5) É seguro e seguro?

Os produtos são verificados quanto à segurança e os serviços são verificados quanto à segurança.

6) Existe um sistema de acompanhamento?

Um sistema de acompanhamento, como suporte de introdução, help desk e mesa de informações, também é um requisito para o Produto.

“Valor do cliente” é particularmente importante em “Preço” B2B

Um produto ou serviço tem um preço. Esse preço sozinho determina as vendas e os lucros. O preço é um tópico importante no marketing.

Os três fatores que determinam o preço são:

1) Custo

Custos como custos de matéria-prima e custos de mão-de-obra para um único produto ou serviço são os principais fatores que determinam o preço. É comum definir o preço adicionando uma certa quantidade de lucro ao custo.

2) Valor do cliente

Também é importante que o preço corresponda ao padrão de valor que um cliente pode obter ao adquirir determinado produto ou serviço, ou seja, quanto um cliente pode pagar.

das atividades corporativas,

  • O orçamento de compras é determinado pelo plano anual
  • Calculando o custo-benefício e tomando uma decisão dentro da empresa

Por conta dessa característica, o valor do cliente é mais enfatizado no BtoB do que no BtoC.

Portanto, esclarecer e comunicar o valor do cliente é muito importante nos negócios B2B.

3) Preço do concorrente

Se produtos e serviços semelhantes já estiverem sendo vendidos por outras empresas, os preços dos concorrentes que visam o mesmo segmento de clientes servirão como valor de referência.

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Com base nesses fatores, decidiremos o preço que achamos adequado, mas também existe uma “estratégia de preço” que define o preço mais alto ou mais baixo. Essa estratégia é frequentemente usada quando novos participantes entram no mercado.

A estratégia de preço baixo é chamada de preço de penetração e a estratégia de preço alto é chamada de preço skimming.
Duas características são resumidas abaixo.

Estratégias de preços frequentemente usadas para novos entrantes


Preço de penetração
Desnatação de
preços
Vender a um preço inferior ao que é considerado justoVenda por um preço mais alto do que você acha justo
Desempenho e qualidade medianosampla gama de alvosObjetivo de ganhar participação de mercadoSuperior em desempenho, qualidade e marcaAlvo reduzido para os primeiros usuáriosRetorne seu investimento em um curto período de tempo
Há também um cenário em que se o volume de vendas aumentar, a produtividade aumentará e os custos poderão ser reduzidos.Uma vez esgotada a demanda, poderemos introduzir gradualmente produtos de baixo preço no mercado.

O ponto de “Place” é a distribuição de BtoB, que é diferente de BtoC

No caso de um negócio B2C que vende produtos em lojas físicas, o local onde você encontra o produto e o local onde você compra são praticamente os mesmos.

No entanto, no BtoB, os locais onde você vê e experimenta produtos e serviços e o momento das compras geralmente são diferentes, e há um estilo de distribuição (distribuição/distribuição) exclusivo dos negócios BtoB.

Conheça, veja e experimente produtos/serviçosshowroom corporativolocal na rede InternetExibiçãoDemonstração por um representante de vendasTestes gratuitos de seus próprios produtos e serviços

Comprar bens/serviços
De negociações com representantes de vendas a contratosInscreva-se por telefoneInscreva-se on-line

Como você pode ver acima, no BtoB, a oportunidade de ver e experimentar os produtos e serviços listados acima se sobrepõe à quarta categoria, Promoção, por isso vamos discuti-la no próximo item.

Por outro lado, o departamento de vendas é responsável pelas compras para negócios BtoB. Os pontos de avaliação incluem:

  • Proposta de produtos e serviços que possam resolver questões corporativas de potenciais clientes
  • Proposta de cotação imediata
  • Organize os pedidos para atender à data de entrega desejada pelo cliente

Além disso, embora estejamos em uma era em que os pedidos online podem ser feitos, a expansão dos canais de vendas no exterior tem como premissa ter uma base de negócios que possa acompanhar os clientes naquele país ou área. Junto com a expansão das bases,

  • expansão multilingue
  • Localização de produtos e serviços

etc é necessário.

Estratégia de médio a longo prazo é necessária para a “Promoção” BtoB

Conforme mencionado na seção “Place”, muitos negócios B2B não possuem lojas físicas, portanto, oferecer oportunidades para “conhecer, ver e experimentar produtos” se sobrepõe às seguintes medidas de publicidade (promoção).

  • local na rede Internet
  • publicidade na web
  • publicidade em mídia de massa
  • ISTO
  • showroom
  • Seminário/Webinar
  • Ofereça uma avaliação gratuita

Além disso, leva pelo menos um mês a um ano, no máximo, antes que os possíveis clientes B2B decidam comprar.

Portanto, nas promoções B2B, é necessário continuar a acompanhar as informações de quem entregou o produto ou serviço a médio e longo prazo.
Durante esse período, os clientes em potencial estão considerando “qual produto ou serviço é melhor para sua empresa”, portanto, as medidas a seguir são eficazes.

  • papel branco
  • blogue
  • revista por e-mail
  • Seminário/Webinar

Qual é o papel das ferramentas MA após a análise 4P?

Os 4Ps são a estrutura básica e é essencial que as empresas definam os 4Ps de maneira bem equilibrada.
Com base nisso, a missão do departamento de marketing estará totalmente operacional “após a definição dos 4Ps”. Finalmente, confirmaremos o papel desempenhado pela ferramenta MA.

Dos 4Ps, “Place” e “Promotion” são os alvos do marketing BtoB

Como mencionado acima, o marketing B2B abrange dois Ps: “Place” para entregar produtos e serviços aos clientes e “Promoção” para espalhar informações.

Os potenciais clientes procuram produtos e serviços que possam resolver os seus próprios problemas. O senso de desafio às vezes é vago e não claramente reconhecido. “Place” ainda não existe em serviços que não são reconhecidos pelos clientes.

Sob tais circunstâncias, por exemplo, se você for uma empresa que fornece ferramentas de MA,
“Nossas ferramentas de MA melhorarão a eficiência do marketing e ajudarão a aumentar as vendas da empresa
“. Tenho que entregar. Isso permite que você proteja e expanda seu “Local”.

“Promoção” também é uma extensão das atividades para expandir “Place”.

Isso se aplica não apenas a soluções como ferramentas MA, mas também a produtos de investimento de capital, como maquinário industrial.

Olhando dessa maneira, a promoção é um conceito orientado para o BtoC e ligeiramente irreal, e pode-se dizer que o marketing BtoB moderno está mais próximo das “atividades de esclarecimento”.

As ferramentas MA são eficazes para gerenciar centralmente uma ampla gama de medidas

Como apresentamos, anúncios na web, blogs, SEO, seminários/webinars, etc., o marketing BtoB moderno implementa continuamente várias medidas.

Não toquei nos principais temas deste blog, como “geração de leads” e “aumentar o interesse dos leads” desta vez, mas claro que é essencial. As ferramentas MA são eficazes para realizar várias medidas ao mesmo tempo, visualizar o status dos leads e produzir resultados rapidamente.

A plataforma de marketing de Shannon é uma ferramenta MA que pode implementar com eficiência o marketing BtoB cada vez mais complexo. Gerenciamos de forma centralizada as medidas online/offline, levando a negociações comerciais e aquisição de clientes.

resumo

Este artigo se concentra nos três pontos a seguir.

1. 4P significa “Produto”, “Place”, “Place” e “Promoção”, e 4C significa “Valor do Cliente”, “Custo”, “Conveniência” e “Comunicação”.

2. A otimização de cada um dos 4Ps é importante no marketing.

3. As medidas de marketing BtoB se sobrepõem a “Local” e “Promoção”.

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