O que é comércio ao vivo – Live commerce?

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O que é comércio ao vivo? Perspectivas de mercado resumidas, méritos de iniciativas e estudos de caso

Desde a pandemia, a necessidade de comércio ao vivo aumentou como uma forma de empresas e consumidores se comunicarem online.

Desta vez, resumimos o tamanho do mercado, méritos, exemplos de casos e esforços dos SRS nacionais em relação ao comércio ao vivo, que tem atraído muita atenção nos últimos anos como uma nova forma de compras.

O que é comércio ao vivo

Live commerce é um método de comunicação online com o cliente que promove a compra de produtos por meio da distribuição de vídeos em tempo real em sites de comércio eletrônico.

Como se tornou comum comprar bens e serviços online, está atraindo a atenção global como um novo método de atendimento ao cliente.

Uma maneira de apresentar o apelo de produtos e serviços aos espectadores no comércio ao vivo é usar funcionários e influenciadores da empresa.

Na China, que está impulsionando o mercado de comércio ao vivo, os influenciadores chamados KOLs (Key Opinion Leaders) são frequentemente nomeados, enquanto no Japão, o método convencional é nomear funcionários de empresas de vestuário e cosméticos.

Ambos os métodos são superiores na medida em que podem interagir com os espectadores em tempo real em comparação com a comunicação convencional de texto e imagem, e espera-se que o mercado cresça como método de atendimento ao cliente online no futuro.

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Sobre as perspectivas do mercado de comércio ao vivo

O mercado de comércio ao vivo é um tema quente em relação ao comércio social, mas, no momento, as reações variam dependendo do país e da área.

Por exemplo, na China, é comum comprar produtos por meio do comércio ao vivo e, de acordo com as estatísticas do centro de pesquisa de comércio eletrônico de negócios de rede , o valor da transação de comércio ao vivo em 2021 será de 2.361,51 bilhões de yuans (cerca de 48,7 trilhões de ienes). tem uma forte presença como canal de varejo.

Referência: Resumo das tendências de comércio ao vivo (PDF)

Por outro lado, na Europa e nos Estados Unidos, o mercado de comércio ao vivo não se expandiu tanto quanto na China, e Tiktok e Meta, que trabalhavam para expandir as funções de comércio, estão se retirando do comércio ao vivo.

Embora o mercado doméstico de comércio ao vivo não pareça estar se expandindo tanto quanto o mercado de comércio ao vivo na Europa e nos Estados Unidos no momento, existe a possibilidade de que ele ganhe uma certa posição como método de comunicação online com os consumidores no futuro, eu acho.

A razão para isso é que a disseminação do coronavírus expandiu o mercado de comércio eletrônico B to C e aumentou a demanda por atendimento online ao cliente.

Expansão do mercado B para C-EC

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria, o mercado de comércio eletrônico B2C no campo de vendas de produtos aumentará de 5,99 trilhões de ienes para 13,2 trilhões de ienes de 2013 a 2021.

Especialmente após 2020, quando a nova infecção por coronavírus se espalhou, a expansão da escala de mercado está se acelerando devido ao aumento da taxa da CE.

Além disso, de acordo com a “Pesquisa de Mercado de Comércio Eletrônico FY2021” divulgada pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria, o mercado de comércio eletrônico para vendas de produtos via smartphones se expandirá mais de 3,5 vezes de 1,98 trilhões de ienes para 6,94 trilhões de ienes a partir de 2015 para 2021. aumento.

Aumento da demanda por atendimento ao cliente online

Além disso, a crescente demanda por atendimento ao cliente online pode afetar o crescimento do comércio ao vivo.

Quando os negócios das lojas físicas são restritos, como a declaração do estado de emergência, a importância do atendimento online aumenta em indústrias que tradicionalmente vendem produtos por meio da comunicação com os clientes nas lojas físicas. Tenho a impressão de que as empresas que iniciaram a distribuição ao vivo durante o período de autocontenção deixaram a distribuição ao vivo como um dos métodos de atendimento ao cliente após a desregulamentação.

Uma vez que os usuários se beneficiam de poder aprender sobre o apelo dos produtos em detalhes sem ter que visitar uma loja, espera-se que isso se espalhe por todos os setores no futuro.

Vantagens do comércio ao vivo

Vou abordar os benefícios de realmente trabalhar no comércio ao vivo.

A comunicação bidirecional é possível em tempo real como uma loja real

No comércio ao vivo, você pode atender os clientes por meio da distribuição de vídeos em tempo real.

Um dos benefícios da distribuição ao vivo é que, ao responder aos comentários recebidos dos espectadores do vídeo, é possível eliminar as preocupações do cliente e estimular a compra do produto, assim como o atendimento ao cliente nas lojas off-line.

Por exemplo, para marcas de vestuário, acho que uma das preocupações é se o produto vai caber no seu tipo de corpo. Ao fazer com que modelos com diferentes tipos de corpo usem o produto por meio da distribuição ao vivo, os espectadores podem ter uma imagem de como usar o produto e a ansiedade pode ser eliminada.

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Além disso, por ser anônimo, é fácil para os espectadores comentarem, e a vantagem é que eles transmitem suas opiniões francas. .

Por meio de comentários, é possível ouvir as vozes dos clientes que já foram ouvidas em lojas reais e é superior à comunicação com imagens estáticas e cartas, pois pode ser usada para o desenvolvimento de produtos.

Yo-Ho Brewing, que será apresentado mais tarde, pode ser considerado um exemplo de vendas bem-sucedidas de produtos, aproveitando a troca bidirecional que é exclusiva do comércio ao vivo.

Alcance usuários em dispositivos móveis

O comércio ao vivo e as compras na TV são iguais, pois você pode verificar o estado do produto no vídeo, mas a diferença é que a cena de visualização não é limitada.

O TV shopping só consegue atingir usuários que estão assistindo TV, mas o live commerce se caracteriza por conseguir atingir usuários por meio de dispositivos móveis, como PCs e smartphones.

Uma pesquisa realizada pela Mitsubishi UFJ Research & Consulting mostra que os usuários são atraídos pelo comércio ao vivo porque podem assistir a apresentações ao vivo e comprar produtos de qualquer lugar.

3 casos de uso de comércio ao vivo

Aqui estão alguns exemplos de como o comércio ao vivo está realmente sendo usado.

Uniqlo

A UNIQLO, marca representativa do fast fashion, iniciou uma iniciativa de comércio ao vivo chamada UNIQLO LIVE STATION em dezembro de 2020.

O UNIQLO LIVE STATION foi projetado para que você possa comprar produtos de seu interesse diretamente no local enquanto assiste a vídeos transmitidos ao vivo. Além disso, o arquivo é armazenado mesmo após a distribuição ao vivo e é caracterizado pelo fato de que você pode verificar os detalhes e comprar o produto da mesma forma no arquivo.

Yo-Ho Brewing

A Yo-Ho Brewing, fabricante de bebidas que vende cervejas artesanais como a Yona Yona Ale, também está trabalhando no comércio ao vivo. Na distribuição de julho de 2020, foram vendidos 10.000 conjuntos de comparação de bebidas de cerveja artesanal, e é um exemplo que mostra que o comércio ao vivo pode não apenas melhorar o reconhecimento da marca, mas também afetar o comportamento de compra.

NAVIOS

A marca de vestuário SHIPS iniciou o comércio ao vivo em maio de 2020.

A imagem e o preço do produto que está sendo apresentado são exibidos no lado esquerdo da tela de distribuição ao vivo e são projetados para que os usuários possam acessar imediatamente o produto de seu interesse.

Novos trabalhos, itens populares e coordenação são introduzidos na distribuição ao vivo realizada a cada duas semanas a cada mês. Exceto pela introdução de produtos de colaboração com influenciadores, a equipe da loja está transmitindo ao vivo e é um exemplo característico de equipe trabalhando para se tornar influenciadores.

Referência: Site oficial de pedidos pelo correio LIVE do Ships | SHIPS SHOPPING TV

Aqui, dei exemplos de empresas relativamente conhecidas, mas empresas grandes e pequenas estão trabalhando no comércio ao vivo. Por outro lado, existem muitas empresas que usam funções ao vivo fornecidas por cada SRS, não apenas empresas que estão desenvolvendo em seus próprios sites. A seguir, falarei sobre o status dos esforços para o comércio ao vivo no SNS doméstico.

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os produtos estejam em estoque.

YouTube: compras no YouTube

Em julho de 2022, o YouTube colaborou com a Shopify para lançar uma função de compras no YouTube que permite comprar produtos em vídeos e transmissões ao vivo globalmente.

O YouTube Shopping permite marcar produtos em vídeos e transmissões ao vivo e fixar produtos no chat. Além disso, quando se trata de pagamentos, os produtos esgotados são excluídos automaticamente sincronizando com Shopify, e a vantagem é que tudo, desde assistir a vídeos até fazer pagamentos, pode ser concluído no YouTube.

No momento, parece que só pode ser usado por comerciantes que usam Shopify, então me pergunto se outras plataformas da EC poderão usá-lo no futuro.

Lykoma

Lycoma é uma solução para varejistas incorporarem a funcionalidade de comércio ao vivo em seus sites. Além de uma experiência de compra perfeita vinculada ao sistema de carrinho, fornecemos funções de análise de dados para otimização futura.

Referência: Raikoma

Canal de compras Rakuten Ichiba

Aqui, através do serviço de distribuição “Livepark”, apresentamos diversos produtos cuidadosamente selecionados nas lojas Rakuten em horário fixo. Nossa parceria direta com a Rakuten Ichiba nos permite não apenas oferecer uma ampla gama de produtos, mas também oferecer cupons e descontos para nossos telespectadores.

Referência: Rakuten Ichiba Shopping Channel | Apresentando produtos através de transmissão ao vivo!

resumo

Até agora, apresentamos as tendências do mercado doméstico e estudos de caso de comércio ao vivo, bem como os esforços da LINE em direção ao comércio ao vivo.

A consciência do comércio ao vivo está aumentando, e as histórias de sucesso de empresas que iniciaram iniciativas também estão aumentando. Espera-se que ele ganhe um certo status como método de comunicação online com os consumidores no futuro, por isso recomendamos que você comece a trabalhar nele antes que a concorrência se torne acirrada.

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