O que é ciclo de vida do produto?

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Qual é o ciclo de vida do produto?

Um ciclo de vida do produto é uma teoria de marketing que divide um produto em quatro estágios até que seja retirado do mercado. Também conhecida como teoria do ciclo de vida do produto.

Assim como o ser humano passa da infância à idade adulta e à velhice, os produtos no mercado passam pelas mesmas etapas.

Especificamente, os quatro estágios do ciclo de vida do produto são introdução, crescimento, maturidade e declínio.

A fase introdutória é quando o produto acaba de ser lançado. Em termos humanos, corresponde ao período da infância. Um novo mercado acaba de abrir e as vendas ainda são baixas.

A fase de crescimento é o estágio após a fase de introdução, quando o produto começa a aumentar as vendas até certo ponto.

O próximo período de maturidade é a fase em que a pessoa se torna adulta, quando o mercado atinge seu limite e as vendas do produto se tornam relativamente estáveis. É também uma fase em que a competição por participação de mercado se intensifica.

O último estágio é o estágio de declínio, que pode ser considerado o estágio do idoso em humanos. O auge acabou e as vendas do produto estão em declínio. O mercado está cada vez menor e o fim das vendas e da produção é iminente.

Qualquer produto passa por quatro estágios como o descrito acima. Ele passa por um ciclo de vida semelhante ao de um ser humano.

Cada etapa do ciclo de vida do produto

período introdutório

O estágio de introdução é o estágio onde o mercado para o produto ou serviço entrar é formado. Nesta fase, será difícil esperar lucro devido ao pequeno tamanho do mercado. Por ser uma fase de expansão de mercado e desenvolvimento de tecnologia, é oneroso, podendo-se dizer que é o período mais pegajoso do marketing. Pense em quais necessidades do usuário serão atendidas com a abertura de novos mercados.

período de crescimento

Quando um novo produto ou serviço entra no mercado, o produto do serviço será visto pelos consumidores pela primeira vez. O que deve ser feito no estágio introdutório é a melhoria do produto de acordo com a situação real de entrada no mercado. Nesta fase, as necessidades do consumidor que o desenvolvedor não previu, bem como a insatisfação com o produto, tornam-se aparentes. Vamos ouvir a voz do consumidor e fazer uma análise com calma.

maturidade

Nesta fase, o novo mercado já foi plenamente reconhecido pelo público e as empresas estão competindo para ampliar sua participação no mercado. Pode-se dizer que é uma fase em que é difícil sobreviver com estratégias de marketing convencionais, pois os serviços são melhorados e os preços são reduzidos. Pode-se dizer que estamos agora na fase de pensar em medidas para gerar mais valor no mercado do que nunca.

Recessão

Nesta fase, o mercado declina e deixa de gerar vendas e lucros. Espera-se que empresas com baixa participação de mercado saiam ou introduzam novas inovações disruptivas.

Caso de uso do ciclo de vida do produto

Desenvolver a estratégia certa para o ciclo de vida do seu produto é a chave para maximizar seus lucros. E essa estratégia mudará em cada estágio do ciclo de vida do produto.

Como o produto não é amplamente conhecido na fase de introdução, é necessário aumentar a conscientização por meio de atividades de relações públicas.

Por exemplo, aumente a conscientização por meio de exposições de produtos e distribuição de amostras. Pode ser necessário alterar as especificações ao longo do caminho, mas é importante realizar as atividades de RP de forma constante.

Durante as fases de crescimento e maturidade, concentre-se na promoção, como a expansão das variações de produtos e a segmentação de segmentos específicos de clientes. É uma forma de promover para os primeiros usuários e marcar o produto.

Durante a fase de declínio, não importa o que você faça, suas vendas não crescerão mais. Portanto, é hora de considerar quando se retirar do mercado. Se não retirarmos, devemos mudar o próprio mercado, como mudar completamente o conceito do produto ou fazer uma grande mudança de modelo.

resumo

Mesmo com ações promocionais cegas, é difícil obter o lucro desejado pelo custo envolvido. Para maximizar as vendas do produto, entenda o ciclo de vida do produto e desenvolva estratégias adequadas para cada etapa.

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