Como usar o Google Trends

dmendes40 Avatar

Quais são as armadilhas do Google Trends? Especificações e exemplos de uso que são frequentemente negligenciados

Você costuma usar o Google Trends casualmente, mas não está usando sem conhecer as especificações detalhadas? Se você não conhece os detalhes mais sutis, pode estar usando-o incorretamente.

Neste artigo, apresentaremos o mecanismo que você deve entender ao usar o Google Trends e como você pode usar o Google Trends especificamente.

O que é o Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que permite verificar as tendências de pesquisa anteriores e a popularidade das palavras-chave fornecidas pelo Google, bem como as tendências de pesquisa em todo o mundo, onde muitas pesquisas são realizadas em tempo real.

Ele está disponível desde 2006 e os indicadores anteriores podem ser verificados até 2004, facilitando o uso por qualquer pessoa.

Existem três tipos de ferramentas como segue.

  • [Explorar] Verifique as tendências de pesquisa em tempo real e compare a popularidade de palavras-chave específicas por período ou região
  • [Palavras em alta] Entenda as tendências de volume de pesquisa para palavras-chave ou tópicos de pesquisa específicos
  • [Year in Search] Retrospectiva de um ano específico com palavras em alta

Como funciona o Google Trends e o que observar

Vamos entender que os dados exibidos no Google Trends não são “número absoluto de pesquisas de palavras-chave”, mas “número relativo processado pela normalização do número de pesquisas de palavras-chave”.

O Google Trends normaliza os dados de pesquisa para facilitar as comparações entre palavras-chave. Os resultados da pesquisa são normalizados de acordo com a hora e o local da consulta pelo processo a seguir.- Cada ponto de dados é dividido pelo número total de pesquisas para o local e intervalo de tempo para comparar a popularidade relativa. Sem isso, o local com o maior volume de pesquisa sempre terá a classificação mais alta.https://japan.googleblog.com/2021/09/15trendtips.html

Ou seja, os dados exibidos no Google Trends são calculados dividindo o número de buscas pela palavra-chave pelo número total de buscas na mesma região e no mesmo horário.

  • “Número relativo de Google Trends” = “Número de pesquisas para a palavra-chave relevante” / “Número total de pesquisas na mesma região e período”

Isso permite que você compare a popularidade da palavra-chave puramente, ignorando a diferença no número total de pesquisas por período ou região.

Além disso, ao comparar tendências de pesquisa entre regiões, a fórmula é a seguinte.

  • “Número relativo de Google Trends” = “Número de buscas pela palavra-chave na área especificada” / “Número total de buscas na mesma área e período”

Por exemplo, vamos comparar a tendência da palavra-chave “fonte termal” entre as prefeituras de Tóquio e Kumamoto.

Considerando o número absoluto de buscas, a população de Tóquio é cerca de 8 vezes maior que a de Tóquio.

Como o Google Trends compara números relativos dentro de uma área específica, é possível medir a popularidade das palavras-chave nessa área sem ser influenciado pelo parâmetro.

Ao comparar as tendências de pesquisa ao longo do tempo, a fórmula é a seguinte.

  • “Número relativo de Google Trends” = “Número de buscas pela palavra-chave em um período específico” / “Número total de buscas na mesma região e período”

Por exemplo, vejamos as tendências da palavra-chave “TikTok” nos últimos cinco anos.

Neste gráfico, se o maior número de pesquisas nos últimos 5 anos for expresso como 100, o período de 8 a 14 de agosto de 2021 será 100, e o valor relativo de quanto foi o volume de pesquisa para essas 100 em outros períodos é representado por

Deve-se notar que este é apenas um valor relativo dos dados dentro deste período e não é o número real de pesquisas.

Maneiras específicas de usar o Google Trends

Então, como as pessoas que realmente operam anúncios podem usar essa tendência do Google?

Como usá-lo varia de pessoa para pessoa, mas aqui estão quatro exemplos de uso específicos, portanto, consulte-os.

  1. Investigue fatores externos para mudanças repentinas na conta
  2. Entenda a sazonalidade das principais palavras-chave do produto alvo
  3. Compare a popularidade com as palavras-chave da marca do concorrente usadas como referência
  4. Assista às tendências de pesquisa diárias para saber o que está acontecendo no mundo

1. Investigue fatores externos para mudanças repentinas na conta

O número de impressões de anúncios da Rede de Pesquisa aumentou repentinamente, embora eu não tenha feito grandes alterações em minha conta!

Nesses casos, pode ser usado para pesquisar fatores externos.Em [Tendências de pesquisa diária] na guia [Palavras em alta], você pode ver as palavras-chave de pesquisa que aumentaram acentuadamente diariamente e as páginas da Web relacionadas a elas.

No dia em que ocorreu uma mudança repentina, você pode entender o que aconteceu no mundo a partir da palavra-chave de pesquisa do usuário, identificar rapidamente a causa e agir para resolvê-la.

2. Entenda a sazonalidade das principais palavras-chave do produto alvo

Em [Examinar], você pode verificar o histórico do volume de pesquisa de 2004 até o presente.

Isso o ajudará a formular medidas ao entender a sazonalidade das necessidades dos produtos e serviços direcionados para promoção.

Por exemplo, ao pesquisar o termo de pesquisa “Osechi”, você pode ver que o número de pesquisas aumenta significativamente em dezembro.

E o fato de os números terem aumentado gradativamente a partir de outubro anterior significa que, considerando a publicidade e a exposição na mídia, seria melhor começar a distribuição e a exposição aos poucos a partir de outubro.Também é possível.

Além disso, a palavra-chave de pesquisa “acampamento” tende a aumentar três vezes por ano, no final de abril, meados de agosto e meados de setembro. Portanto, se a verba publicitária, que é distribuída uniformemente todos os meses, for distribuída no período em que as buscas aumentam, pode haver uma mudança positiva na resposta ao focar na distribuição de publicidade nesse período.

Além disso, se o volume de pesquisa aumentar, o número de impressões e cliques no anúncio também aumentará, e há uma grande possibilidade de que o custo suba mais do que em outros momentos, por isso é necessário estar atento ao gerenciamento do orçamento.

3. Comparação relativa de palavras-chave de marcas concorrentes de referência e tendências de pesquisa

Ao examinar as palavras-chave da marca do serviço, também pode ser usado para estimar o reconhecimento da marca. Mas, novamente, lembre-se de que esta é uma comparação de valor relativo com marcas concorrentes, não um número absoluto de pesquisas.

Ao comparar o mercado de pulgas EC “Mercari” e “Rakuma”, há uma grande diferença no número de pesquisas. Embora a Mercari tenha crescido significativamente nos últimos cinco anos, o gráfico de Rakuma não mostra tantas mudanças quanto o da Mercari.

Ao comparar marcas que você vê como concorrentes com sua própria empresa, você pode comparar o reconhecimento de forma relativa.

4. Observe as tendências de pesquisa diárias para saber o que está acontecendo no mundo

Mesmo que você não tenha um objetivo claro, continuar verificando as tendências de pesquisa todos os dias é extremamente útil para entender as tendências do mundo. Você também pode pesquisar tendências no SNS, etc., mas com o Google Trends, você pode ver especificamente o que estava em alta demanda porque os serviços e coisas que foram realmente pesquisados ​​​​são usados.

O que você está procurando ultimamente? Se você se tornar sensível a isso, poderá criar medidas promocionais relacionadas às tendências.

Planejador de palavras-chave do Google para verificar tendências e previsões de volume de pesquisa

Conforme mencionado acima, o Google Trends apenas compara valores relativos, portanto não é adequado para as seguintes situações.

  • Desejo entender o volume de pesquisa de uma palavra-chave de pesquisa específica para criar uma simulação para anúncios de pesquisa.
  • Desejo comparar o volume de pesquisa de várias palavras-chave de pesquisa para a seleção de palavras-chave para publicação.
  • Para prever a expansão da publicidade de pesquisa no futuro, quero verificar o número real de pesquisas de uma palavra-chave de pesquisa específica.

Nesse caso, recomendamos o uso do Planejador de palavras-chave do Google. Observe que o Google Trends é uma ferramenta para comparar popularidade, não volume de pesquisa, não números absolutos de pesquisas.

* Para usar o Planejador de palavras-chave, você precisa criar uma conta do Google Ads, alternar para o modo especialista e configurar o pagamento. Para ver números mais detalhados, é necessária uma certa quantidade de desempenho de entrega de anúncios.

Para obter mais informações sobre o Planejador de palavras-chave, consulte o artigo abaixo.

resumo

Embora o Google Trends seja gratuito, é uma ferramenta que pode ser útil em diversas situações em publicidade programática e promoção em geral.

É particularmente bom para pesquisar tópicos em tempo real e análises de tendências de longo prazo, por isso é bom usá-lo para responder a mudanças repentinas nas tendências e para planejamento de médio a longo prazo.

Por outro lado, se você não entender como os dados são usados, corre o risco de formar uma hipótese incorreta, então lembre-se de que os dados do Google Trends são relativos, não reais.

Tagged in :

dmendes40 Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

FOTAWP

Check out our new font generator and level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.