Como fazer um “storyboard” como profissional

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Em termos de criativos de publicidade, eu costumava criar banners simples, mas quando se trata de criar anúncios em vídeo, os obstáculos aumentam. Nesse caso, você pode pedir a um criador interno ou a uma produtora externa para fazer um vídeo.

Então, você conhece o projeto do vídeo chamado storyboard que é necessário ao solicitar a produção de um vídeo?

Ao entender os pontos de como fazer esse storyboard, a produção de anúncios em vídeo ocorrerá sem problemas.

Desta vez, explicarei tudo, desde o básico dos storyboards até dicas para expressá-los de maneira fácil de entender.

O que é um storyboard

Um storyboard é um documento de instrução que resume os elementos (roteiro de texto e ilustrações, fotos, falas, narração, BGM, efeitos sonoros, etc.) necessários para criar um vídeo. O formato do storyboard varia de acordo com a produtora, e a forma como ele é apresentado também varia.

No caso de produção em grande escala, como comerciais de TV, desde o elenco até a filmagem e a edição, muitas vezes os storyboards são criados com ilustrações. Isso ocorre porque, com ilustrações, você pode expressar descrições e movimentos detalhados no vídeo.

Porém, no caso de anúncios programáticos que incentivam diretamente a compra de produtos ou cadastro em sites, acredito que storyboards funcionem bem mesmo sem ilustrações.

Na distribuição de vídeo de publicidade programática, é necessário transformar o PDCA com senso de velocidade, como produção de vídeo, distribuição de anúncios, análise dos resultados da distribuição, encontrar pontos de melhoria e utilizá-los na produção do próximo vídeo.

Nesse caso, não há problema se você conseguir transmitir bem a intenção da produção ao criador com textos e imagens que não sejam ilustrações.

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Por que você precisa de um storyboard?

A razão pela qual precisamos de storyboards é compartilhar percepções entre o diretor, o criador e o cliente.

O diretor cria um storyboard e compartilha sua imagem com o criador e o cliente. A produção de vídeo progride sem problemas, transmitindo claramente a imagem do vídeo com storyboards em detalhes.

O objetivo de fazer um storyboard é resumido em três fáceis de entender.

Comunicação entre diretor e criador

Os storyboards são necessários como comunicação para eliminar discrepâncias na imagem da produção entre criadores e diretores.

Enquanto o diretor e o criador estiverem separados, a divisão do trabalho reduzirá a possibilidade de coisas acontecerem, como o vídeo finalizado ser diferente da imagem que você imaginou, para que o processo ocorra da maneira mais tranquila possível.

comunicação com clientes

Ao confirmar o conteúdo do vídeo com o cliente, mesmo que você pense em um manuscrito de vídeo maravilhoso, se você usar apenas texto, não poderá compartilhar a atmosfera e a visão de mundo do vídeo; portanto, os storyboards são essenciais para corresponder ao reconhecimento .

Confirme a cena que é o ponto do vídeo

Ter um storyboard ajudará você a visualizar as cenas do vídeo que você mais deseja atrair e as mensagens que deseja transmitir. Você pode conferir os pontos principais do vídeo com clientes e criadores, como uma mensagem que deseja enfatizar nos primeiros 3 segundos e uma mensagem que incentiva a compra de um produto no final do vídeo.

Pontos de verificação antes de criar um storyboard

Aqui, explicarei os pontos de verificação antes de criar seu próprio storyboard.

  • Entendendo o propósito da produção
  • compreensão alvo
  • Entendendo a mídia de distribuição

Tendo consciência dos três pontos acima, você terá uma imagem concreta do vídeo que deseja produzir.

Entendendo o propósito de fazer

Antes de criar um storyboard, primeiro entenda o propósito de criar um vídeo.

O objetivo de criar um vídeo é aumentar o conhecimento de uma marca ou serviço, ou criar um vídeo de resposta direta que direcione os usuários a um site para incentivar a compra ou registro. Vamos entender primeiro.


compreensão alvo

Você também precisa saber que tipo de vídeo seu público-alvo assistirá.

Se você fosse criar um vídeo para um anúncio de cosméticos, seria uma boa ideia entender claramente os atributos demográficos do seu público-alvo (idade, sexo, estrutura familiar, renda, ocupação, formação educacional, área de residência).

Por ser um produto loção para mulheres na faixa dos 30 anos na hora de fazer storyboards, fica mais fácil pensar na intenção da produção, como a atmosfera do gosto do vídeo e a narração com voz descontraída.


Entendendo a mídia de distribuição

Também é importante entender as características da mídia de distribuição de vídeo.

  • Para anúncios do YouTube, acelere a narração e torne o vídeo mais rápido
  • Para anúncios do Instagram Stories, os vídeos não devem ter mais de 45 segundos. BGM e narração não são adicionados porque há poucos usuários que reproduzem e navegam no áudio característico da mídia e assistem ao vídeo.
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Por exemplo, como criar anúncios em vídeo varia de acordo com o meio de distribuição, portanto, entender o meio com antecedência será útil ao criar storyboards.

Storyboard fazendo pontos

A seguir, explicarei os pontos da criação de storyboards.

  • escrita de cenário
  • divisão de quadro
  • Seleção de imagem

Não é exagero dizer que os três pontos acima determinam a qualidade do vídeo. Vamos construir o storyboard de acordo com cada ponto.

escrita de cenário

Ao criar um storyboard, vamos começar com a escrita do cenário que se concentra no diálogo e na narração. Isso ocorre porque, se você iniciar a parte do vídeo primeiro, a narração e o vídeo não se misturarão e o vídeo parecerá desconfortável.

A escrita do cenário é baseada em texto, então não há problema. Vamos concentrar nossa atenção nos detalhes no processo subsequente.

Para referência, aqui está um vídeo de criação de cenário que apresenta os recursos e benefícios de listar anúncios.

divisão de quadro

Concluída a redação do cenário e a redação do texto, o próximo passo é pensar em como o vídeo será dividido em quadros. Na divisão do quadro, vamos resumir o ajuste do manuscrito e os detalhes do vídeo.

Vamos verificar os seguintes pontos.

Adicione movimento a todos os quadros

Para atrair a atenção do espectador e continuar assistindo ao vídeo, deve haver movimento constante, como mover coisas no vídeo ou passar para o próximo quadro.

Se houver uma série de quadros imóveis no vídeo, a visualização pode cair, como desistir de assistir ao vídeo, portanto, sempre inclua movimento no vídeo.

Encurtar frases longas

O número de caracteres que podem ser emitidos por segundo é de cerca de 6 caracteres. Se você usar mais do que isso, a narração será muito rápida e você pode não conseguir transmiti-la bem, então tome cuidado. Se um quadro tiver três segundos de duração, você só poderá dizer cerca de 18 caracteres; portanto, tente resumir o que deseja transmitir de forma concisa.

A figura acima é uma divisão de quadros do manuscrito do cenário.

A narração no segundo quadro tem muitos personagens, então fiz um quadro móvel para que você não fique entediado assistindo.

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Seleção de imagem

Feito o script do cenário e o layout do quadro, o próximo passo é selecionar a imagem.

Procuro algo que combine com a minha imagem. Os pontos são os seguintes.

Escolha materiais que transmitam uma imagem

Se você tiver um sistema para criar uma ilustração, é claro, uma ilustração é boa, mas se você não tiver um sistema, procure uma imagem que seja próxima à sua imagem.

Imagens que podem ser usadas em sites de materiais gratuitos, materiais de vídeo, imagens compartilhadas por clientes e materiais de vídeo são usadas para criar imagens.

Por exemplo, vamos supor que em um quadro de um anúncio em vídeo de loção para mulheres, uma mulher está aplicando loção na pele.

Você pode pesquisar pela pesquisa de imagens do Google, ilustrações que são reproduzidas em sites de materiais como Adobe Stock, PIXTA e frases semelhantes a fotos, como “loção para mulheres”.

Selecione uma imagem próxima à sua imagem nas imagens que aparecem nos resultados da pesquisa e aplique-a a um quadro do storyboard.

Se houver um telop, escreva-o no storyboard

Como pode haver telops no vídeo, certifique-se de incluir texto na imagem ou complementá-la com texto para facilitar a compreensão e descrevê-la de forma concreta.

Abaixo está um exemplo de referência.

A imagem e o telop são colocados juntos para completar o storyboard.

Com base no storyboard concluído, vamos compartilhar a imagem com criadores e clientes, retocar o storyboard e prosseguir com a produção do vídeo.

Pontos a observar ao criar storyboards

Eu expliquei os pontos de fazer storyboards anteriormente, mas há alguns pontos que são fáceis de cair ao fazer storyboards. Uma nota separada é fornecida abaixo.

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Leia você mesmo as falas e a narração

Leia você mesmo as falas e a narração de cada quadro.

Isso ocorre porque ler as falas e a narração em sua cabeça e lê-las em voz alta é mais lento do que realmente lê-las em voz alta, mesmo que pareçam iguais. Use um cronômetro, etc., para verificar antecipadamente se as falas e a narração caberão dentro do número de segundos por quadro presumido antes de criar o storyboard.

Incorporando as opiniões dos criadores sem se preocupar sozinho

Quando penso sozinho na seleção de imagem e no texto telop mencionados acima, às vezes me preocupo com o sentido da seleção de imagem, posicionamento de caracteres, fontes, etc. Nesse caso, é recomendável buscar opiniões de terceiros, como criadores e produtoras.

resumo

Você pode pensar que precisa criar um documento grande a partir do nome de um storyboard, mas o mais importante ao fazer um storyboard é transmitir a imagem que você imaginou para a outra parte.

A ilustração é um dos meios para isso, mas não acho que seja um ambiente onde todos possam desenhar ilustrações. Desta vez, apresentei como fazer um storyboard para dar forma ao vídeo que você imagina, mesmo nesses casos. Vamos fazer um vídeo depois de suprimir o básico de como fazê-lo.

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