Varejistas elétricos vendem produtos elétricos ‘brancos’ e ‘marrons’, principalmente para clientes domésticos. Eles também podem oferecer serviços extras, como instalação e reparos. Nosso guia prático ajudará você a iniciar e administrar sua própria oficina elétrica.
Pesquise seu mercado-alvo
Ao planejar sua loja de produtos elétricos, é importante entender seu mercado e fazer uma avaliação da quantidade de concorrência existente. Fazer uma pesquisa de mercado irá ajudá-lo com isso, ao abrir uma materiais elétricos em Campinas .
Estimando a demanda
Você precisará verificar se há demanda suficiente para a loja de materiais elétricos em sua área. Em primeiro lugar, verifique a concorrência. Conte quantas lojas já vendem produtos elétricos em sua área. Lembre-se de incluir:
- grandes cadeias de lojas – particularmente a especializada Currys/PC World
- lojas de departamentos e variedades, como Debenhams, Argos, Boots, Wilko e John Lewis
- Varejistas baseados em crédito ‘pay-weekly’ como Brighthouse
- supermercados de grande formato que vendem produtos elétricos – particularmente grandes lojas da Tesco
- outros varejistas elétricos independentes e bancas de mercado na área
Assim como seus concorrentes locais, você enfrentará uma concorrência muito forte de varejistas de comércio eletrônico. Esses varejistas geralmente anunciam preços muito baixos. Alguns negociam no eBay e/ou no Amazon Marketplace. Ao.com (anteriormente Appliances Online) é um grande varejista on-line especializado em produtos elétricos que vende produtos a preços altamente competitivos.
Depois de verificar a concorrência, pense em quanta demanda provavelmente haverá. Descubra o máximo que puder sobre a população local – são pessoas locais ricas, famílias jovens ou aposentados, estudantes e assim por diante. A população local está estável, aumentando ou diminuindo? Qual a distância que você espera que as pessoas viajem até sua loja? Você espera que as pessoas façam uma jornada especial ou pretende confiar mais no comércio de passagem?
Localização da loja
Geralmente, para uma loja de varejo, como uma loja de materiais elétricos, é melhor ter o máximo de comércio possível. Se você planeja se instalar em sua cidade ou cidade local, idealmente, deseja localizar sua loja o mais próximo possível do centro. O custo de fazer isso pode ser proibitivo e, nesse caso, você pode considerar se instalar em uma área comercial suburbana. Estes têm a vantagem de um número razoavelmente grande de clientes que os visitam todos os dias, bem como custos de instalações mais acessíveis. Retail parks fora da cidade também podem ser relativamente baratos e oferecem muito espaço. Eles costumam ser populares entre as grandes redes de lojas, portanto, você pode acabar enfrentando uma concorrência acirrada à sua porta. Como alternativa, uma barraca de mercado pode ser uma maneira mais barata de garantir um bom local se você planeja estocar itens menores.
Estabelecer-se em uma grande cidade ou cidade inevitavelmente significa que você enfrentará forte concorrência de lojas estabelecidas. A competição pode ser menos feroz em pequenas cidades e vilas. Embora a base de clientes seja menor, você pode descobrir que, sem concorrentes, pode vender uma ampla gama de produtos para a população local.
Outras coisas a considerar ao escolher sua localização incluem estacionamento (que é especialmente importante se você pretende vender itens grandes) e taxas de criminalidade locais – produtos elétricos são atraentes para ladrões e você não quer ter que lidar com níveis excessivos de furtos em lojas , arrombamentos e furtos.
Por que os clientes escolherão sua loja
Certifique-se de que um número suficiente de clientes escolherá sua loja em vez de outros pontos de venda existentes. Confira a competição para ver:
- que tipo de mercadorias eles oferecem
- se eles vendem uma ampla gama de produtos ou se especializam de alguma forma
- se eles oferecem entrega e instalação
- se eles oferecem reparos e manutenção
- que preços eles cobram
- qual é o horário de funcionamento deles
- que tipo de cliente eles atraem
- se as instalações e os acessórios são modernos e elegantes
- quão prestativos e conhecedores são seus funcionários
Sua pesquisa de mercado pode indicar que há uma lacuna no mercado que sua loja pode preencher. Talvez nenhuma das lojas em sua área tenha produtos separados de áudio de alta qualidade, por exemplo.
Lembre-se de que a maioria das pessoas que compram eletrodomésticos faz compras e procura on-line para obter o preço mais baixo. Alguns podem visitar sua loja para verificar o que estão procurando e, em seguida, acessar a Internet para comprá-lo. Competir com grandes lojas como Currys/PC World e grandes varejistas online como Ao.com será difícil, pois eles compram em grandes quantidades e podem oferecer preços muito baixos. Portanto, mesmo que você não consiga identificar uma lacuna clara no mercado, a especialização pode ser a melhor maneira de persuadir os clientes a escolher sua loja – especialmente se você estocar itens que geralmente não estão disponíveis nas lojas maiores.
Descubra o que as pessoas querem
Pequenos varejistas elétricos independentes enfrentam forte concorrência de grandes cadeias de lojas, varejistas on-line e outros pontos de venda não especializados. Portanto, é muito importante que você descubra o que as pessoas desejam e se existem produtos ou serviços específicos que você pode oferecer que atrairão clientes para sua loja. Você pode realizar algumas pesquisas com as pessoas em sua área local para descobrir:
- que tipo de mercadorias eles gostariam que você estocasse
- qual horário de funcionamento seria mais adequado para eles
- se houver uma demanda por um serviço de reparo
- se houver demanda para quaisquer outros serviços – por exemplo, manutenção e instalação
- o que eles pensam de suas propostas em geral
- o que, se houver, eles não gostam nas lojas de produtos elétricos existentes em sua área – por exemplo, falta de itens e conselhos especializados ou uma atmosfera intimidadora
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