O que é Rastreamento de Eventos? Conhecimento básico de Google Ads

bar, ipad, mockup
dmendes40 Avatar

1. O que é Rastreamento de Eventos?

O Google Analytics tem muitas funções para verificar detalhadamente as tendências dos usuários que acessaram o site e, fazendo bom uso dele, você pode atrair mais públicos-alvo. E você pode fazer um site que consiga repetidores.

No entanto, existem alguns padrões de acesso que não são medidos pelo Google Analytics. Embora esteja equipado com uma função que pode analisar informações, se houver muitos dados não medidos, haverá muitas incertezas. Se estiver incluído, haverá um problema que será difícil de adquirir.

O objetivo do Google Analytics é poder coletar e analisar informações sobre acessos feitos por transições de página. Isso é chamado de “evento”, mas alguns acessos não são acompanhados por esse evento. Por exemplo, quando você clica em um link para um site externo ou quando baixa materiais como PDFs publicados no site.

O rastreamento de eventos permite verificar ações não mensuráveis ​​que não estão incluídas nesses eventos.

2. Como configurar o acompanhamento de eventos

Alguns aspectos da configuração do rastreamento de eventos requerem algum conhecimento especializado, mas o básico não é tão difícil. Simplificando, adicione informações adicionais com um gerenciador de tags ao HTML do link da página que você deseja medir as informações de acesso.

O problema é que existem vários tipos de descrições para adicionar. “Categoria (sp)” e “Ação (tel)” são absolutamente necessários. O primeiro é o nome da categoria do destino do clique e o último é a ação em que o usuário clica. Há também um item chamado “rótulo (teste)” que indica o nome exclusivo do evento.

two person handshaking

Incluir fontes específicas ao preencher as informações ajuda você a acompanhar suas informações. Por exemplo, em “categoria”, você pode pré-atribuir e inserir o objeto para a ação do usuário. Os exemplos incluem “AD”, “Movie” e “Image”.

Por outro lado, em “Ação”, você pode definir que tipo de operação o usuário realiza para ser medida. Por exemplo, “Clique”, “Baixar”, etc.

link interno

Você pode até verificar cliques em links internos com rastreamento de eventos. É possível mensurar que tipo de ações os usuários estão realizando no site.

Será possível fazer uma análise mais detalhada das informações, medindo não apenas quais páginas são mais acessadas, mas também que tipo de rota a pessoa que acessou aquela página seguiu dentro do site.

Link externo

Um dos recursos do rastreamento de eventos é a capacidade de medir o número de transições para sites externos. No Google Analytics normal, é medido apenas dentro do mesmo domínio, mas permite verificar quantas pessoas estão se movendo para sites operados em domínios diferentes.

Nesse caso, você adicionará a fonte da descrição à fonte HTML do link externo.

PDF

E, como mencionado anteriormente, os downloads de PDF não são medidos pelo Google Analytics. Quantos PDFs contendo informações úteis são baixados e usados ​​está diretamente ligado à avaliação do site.

person using macbook pro on white table

Isso é especialmente importante ao comercializar com arquivos PDF que complementam as áreas que não podem ser cobertas apenas por gráficos. Ao usar o rastreamento de eventos, você pode medir e verificar o número de downloads de arquivos PDF.

Isso também é feito adicionando descrições à fonte HTML, mas o objetivo é adicionar “rótulos” além das “categorias” e “ações” mencionadas anteriormente. Você pode nomear cada nome livremente, portanto, fique atento aos nomes fáceis de entender.

Por exemplo, se você definir o download do arquivo PDF clicando no botão, adicione a descrição “onclick”.

Dessa forma, o rastreamento de eventos pode abranger as partes que não podem ser medidas pelo Google Analytics, mas o método específico será diferente dependendo de qual parte você deseja medir.

Em ambos os casos, descrições adicionais são adicionadas à fonte HTML, mas o conteúdo específico varia dependendo da situação do site, portanto, é necessário um certo nível de especialização.

Por esse motivo, é inevitável que seja para usuários avançados, mas ao fazer marketing na web com o Google Analytics, gostaria de adquirir conhecimentos e habilidades ao nível em que possa usá-los.

Você pode verificar se esse rastreamento de eventos está realmente funcionando acessando Comportamento → Eventos no Google Analytics. Aqui você pode verificar as informações de cada categoria, ação e rótulo, assim também é possível uma análise detalhada.

Tagged in :

dmendes40 Avatar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

FOTAWP

Check out our new font generator and level up your social bios. Need more? Head over to Glyphy for all the fancy fonts and cool symbols you could ever imagine.